Choice-Based Conjoint Analysis: Experimento e Modelagem de Escolha do Consumidor

Online ao Vivo

Ao final da disciplina, alunos e alunas serão capazes de:

  • Compreender os fundamentos e as aplicações do Choice-Based Conjoint (CBC) Analysis, dominando conceitos básicos de métodos de preferência declarada.
  • Planejar e estruturar experimentos de escolha, incluindo a definição de alternativas, atributos, e níveis, e aplicar estratégias para reduzir vieses hipotéticos em pesquisas.
  • Implementar modelos de escolha utilizando o Modelo Multinomial Logit (MNL) e interpretar os outputs comportamentais como elasticidades, valoração de atributos (ex., WTP) e probabilidades de escolha.
  • Compreender modelos avançados de escolha, para capturar preferências heterogêneas ou fatores psicológicos envolvidos nos comportamentos de escolha.
  • Aplicar o CBC em pesquisas acadêmicas e projetos práticos, desenvolvendo competências analíticas e metodológicas para a elaboração de estudos robustos e bem estruturados.

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

Inscrições até: 23/1/2025
Matrículas abertas no site até o dia 23/1/2025, ou enquanto houver vagas.

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

Os principais objetivos do curso são:
  • Fundamentos do Choice-Based Conjoint (CBC).
  • Teoria da utilidade multiatributo.
  • Motivação para CBC: comparação entre escolha declarada e revelada.
  • Planejamento e design de experimentos de escolha.
  • Estruturação de alternativas, atributos e níveis.
  • Melhores práticas para planejamento e coleta de dados.
  • Especificação e estimação de modelos de escolha.
  • Outputs comportamentais (ex., elasticidades, valuation de atributos/ WTP).
  • Estudo de caso: mensuração de Customer-Based Brand Equity (CBBE).
  • Workshop prático para desenvolvimento de pesquisas acadêmicas ou aplicadas.

Para quem se destina?

  • Profissionais do Mercado interessados nos temas propostos e alunos do Curso de Mestrado/Doutorado.
    • Pré-requisito: Graduação completa.

O que você vai aprender

Ao final da disciplina, alunos e alunas serão capazes de:

  • Compreender os fundamentos e as aplicações do Choice-Based Conjoint (CBC) Analysis, dominando conceitos básicos de métodos de preferência declarada.
  • Planejar e estruturar experimentos de escolha, incluindo a definição de alternativas, atributos, e níveis, e aplicar estratégias para reduzir vieses hipotéticos em pesquisas.
  • Implementar modelos de escolha utilizando o Modelo Multinomial Logit (MNL) e interpretar os outputs comportamentais como elasticidades, valoração de atributos (ex., WTP) e probabilidades de escolha.
  • Compreender modelos avançados de escolha, para capturar preferências heterogêneas ou fatores psicológicos envolvidos nos comportamentos de escolha.
  • Aplicar o CBC em pesquisas acadêmicas e projetos práticos, desenvolvendo competências analíticas e metodológicas para a elaboração de estudos robustos e bem estruturados.

Programa

Aulas presenciais + Avaliação

Quando acontece?

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Dias

Dias

Das 19h30 às 22h30

Modalidade

Online ao Vivo

Curadora

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Luciana Florêncio de Almeida

Professor

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

R$1.813,17

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.