Pesquisa Qualitativa nas Redes Sociais: Aplicando a Netnografia

Online ao Vivo

Netnografia, como um conjunto de procedimentos e técnicas que permitem a análise qualitativa de diversos fenômenos comportamentais nas redes sociais, auxiliando projetos de pesquisa acadêmicos e gerenciais. Ao mesmo tempo que usamos cada vez mais as redes sociais, pesquisadores e profissionais tem dificuldades em analisar fenômenos, como brand lovers, memes e produção e conteúdo de uma forma qualitativa, para compreender comportamentos tanto de usuários quanto de marcas. Dessa forma, o presente curso busca endereçar esse desafio ao discutir e apresentar a netnografia, com suas premissas e técnicas que permitem uma análise diferenciada dos fenômenos que acontecem nas plataformas de redes sociais.

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

Inscrições até: 23/1/2025
Matrículas abertas no site até o dia 23/1/2025, ou enquanto houver vagas.

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

Apresentar as principais bases e procedimentos da netnografia; discutir os passos de elaboração, condução e aplicação de um projeto netnográfico; explorar o potencial de aplicação da netnografia tanto no ambiente acadêmico quanto no mercado.

Para quem se destina?

  • Profissionais do Mercado interessados nos temas propostos e alunos do Curso de Mestrado/Doutorado.

O que você vai aprender

Netnografia, como um conjunto de procedimentos e técnicas que permitem a análise qualitativa de diversos fenômenos comportamentais nas redes sociais, auxiliando projetos de pesquisa acadêmicos e gerenciais. Ao mesmo tempo que usamos cada vez mais as redes sociais, pesquisadores e profissionais tem dificuldades em analisar fenômenos, como brand lovers, memes e produção e conteúdo de uma forma qualitativa, para compreender comportamentos tanto de usuários quanto de marcas. Dessa forma, o presente curso busca endereçar esse desafio ao discutir e apresentar a netnografia, com suas premissas e técnicas que permitem uma análise diferenciada dos fenômenos que acontecem nas plataformas de redes sociais.

Programa

Quando acontece?

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Dias

Dias

Das 16h às 19h

Modalidade

Online ao Vivo

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Edson Crescitelli

Professora

Professora Thaysa Costa do Nascimento

Thaysa Costa do Nascimento

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

R$1.813,17

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.