Pós-graduação ESPM

Master em Comportamento e Ciências do Consumo

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 17/03/2025

Sobre o curso

Desenvolver uma compreensão aprofundada das novas práticas ao longo da jornada de compra, desde a descoberta até o consumo e descarte de produtos e serviços. O egresso do Master em Comportamento e Ciências do Consumo estará apto a antecipar tendências de mercado e mudanças nos estilos de vida e comportamento de compra, especialmente na era omnichannel.

 

Os profissionais formados serão capazes de:

  • Explorar o impacto da micro-segmentação em estratégias de marketing e comunicação;
  • Aplicar técnicas e métodos de pesquisa centradas na experiência do usuário;
  • Analisar fatores político-econômicos, socioeconômicos, psicobiológicos, culturais e tecnológicos que influenciam o comportamento do consumidor.

 

Com esse conhecimento, o egresso poderá criar propostas de valor inovadoras e focadas no usuário, construir e reposicionar marcas, e tomar decisões estratégicas em comunicação e marketing, mapeando cenários futuros no comportamento e consumo em diversos segmentos de negócios.

Master em Comportamento e Ciências do Consumo

Início das aulas: 20/03/2025

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 22h30

Carga horária: 420h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 1.797,08

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 19/03/2025

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Modalidade

Presencial

Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo. Desconecte-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de Happenings. *Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sobre o curso

Entenda o novo consumidor com estratégias centradas no cliente:

O curso Master em Comportamento e Ciências do Consumo da ESPM capacita profissionais para analisar o comportamento de compra e consumo dos novos consumidores, focando em dados de mercado, dinâmicas culturais e fatores que influenciam as decisões de compra.

Com uma abordagem customer-centric, você desenvolverá habilidades para criar propostas de valor alinhadas às necessidades atuais do consumidor – que são cada vez mais complexas e impulsionadas por aspectos neurobiológicos, psicológicos, culturais e de experiências.

Para formar especialistas prontos para o mercado atual, o curso une disciplinas inovadoras das ciências do comportamento humano: antropologia, psicologia comportamental, design sensorial, neurociências, economia comportamental e análises de tendências e insights.

Com isso, você aprende a explorar ferramentas como design thinking e UX research para aprofundar o entendimento dos consumidores, abordando temas como mindset digital, customer experience (CX) e customer analytics.

O curso é construído sobre dois pilares fundamentais:

Comportamento Humano: explora as ciências comportamentais aplicadas ao consumo, oferecendo uma visão completa do comportamento do consumidor e suas motivações.

Pesquisa e Inteligência Estratégica: aplica novas metodologias de investigação para criar estratégias de negócios que acompanhem as demandas de um mercado em constante transformação.

Seja um pioneiro no entendimento profundo do consumidor e nas práticas de consumo contemporâneas, pronto para aplicar seu conhecimento na criação de estratégias impactantes e inovadoras.

MASTER EM COMPORTAMENTO E CIENCIAS DO CONSUMO
Áreas temáticas

O curso de Master em Comportamento e Ciências do Consumo está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Este curso é ideal para profissionais com mais de três anos de experiência, formados em diversas áreas, que desejam expandir seu conhecimento e adquirir competências técnicas e gerenciais. Destina-se a quem busca ascensão e aceleração na carreira, com foco em inteligência de mercado, comportamento do consumidor e tendências que moldam a sociedade atual.

O que você vai aprender:

Todas as disciplinas do curso terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.

Nivelamento

  • Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.
  • Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.
  • Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

Ciências Comportamentais Aplicadas

Vivemos na era cognitiva, representada pela transformação contínua das referências sociais, tecnológicas e econômicas. Nesta nova era, para se construir estratégias de negócio vencedoras, é indispensável a rápida e contínua percepção desses movimentos de mercado, alcançada quando o olhar dos profissionais é educado com novos parâmetros e habilidades.

A neurociências do consumidor integrado com a inteligência cognitiva representa esse novo olhar, pois subverte as tradicionais doutrinas estabelecidas pelo marketing e a comunicação e traz fundamentos em:

– metodologias disruptivas para entendimento de estímulos não estruturados; experiência do consumidor como ser biológico e psíquico, em que variáveis fisiológicas e mentais influenciam e alicerçam seus comportamentos de compra e relacionamento com marcas;

– interações humanas, a cognição faz com que as percepções individuais em relação a um objeto físico ou abstrato (produtos ou marcas) se ampliem com o passar do tempo, exigindo que a inteligência organizacional seja estruturada como a inteligência humana.

Com o auxílio dessa ciência, as empresas conseguirão construir conexões profundas e duradouras com os seus públicos por meio do entendimento das suas tomadas de decisão, proporcionando insights assertivos para que as áreas de marketing e comercial viabilizem ações efetivas com seus clientes.

  • Explora temas voltados para melhor compreensão da sociedade de consumo do século XXI, bem como suas origens históricas;

  • O contraste entre a sociedade e a cultura do consumo;

  •  O consumo como distinção e como dádiva;

  • A dimensão simbólica do mercado.

    A disciplina pretende fornecer instrumentos teóricos e metodológicos que possibilitem aos estudantes o entendimento, a reflexão e a formação de pensamento crítico e bem fundamentado acerca dos conceitos de sociedade de consumo, consumo e as ideias a eles relacionadas.

    A base conceitual para o entendimento dos conceitos será dada pela antropologia cultural, ciência que entende o consumo como um processo social presente em toda sociedade humana.

A disciplina visa a oferecer ao aluno um breve panorama das diferentes abordagens da psicologia cognitiva e da psicologia e da economia comportamental, relacionadas à área do comportamento do consumidor.

O foco é capacitá-lo na compreensão de conceitos básicos e na aplicação de diferentes ferramentas e modelos de comportamento amplamente adotados pelo mercado na área de marketing, assim como metodologias científicas para identificar barreiras comportamentais, criar intervenções e testar seus efeitos a fim de obter evidências que possam apoiar a tomada de decisão, seja no desenho de arquitetura de escolhas e nudges, nas estratégias do varejo e pontos de venda, no lançamento de produtos, seja em campanhas de comunicação e marketing.

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de identificar os principais vieses comportamentais e sua influência no processo de tomada de decisão, assim como entender o papel de emoções, atitudes, crenças e valores como fatores de influência no comportamento do consumidor e utilizar na prática de suas atividades profissionais as diferentes ferramentas abordadas durante as aulas.

Você já parou para observar o varejo e seus produtos ou serviços por meio do olhar do shopper? O segredo do sucesso em loja é se tornar relevante para o shopper, por isso, essa disciplina enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do shopper no ambiente dos canais, seja ele varejo físico, seja digital, explorando o uso integrado das diferentes fontes de informação, e a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de trade marketing.

Colocando o shopper no centro das decisões, o aluno vai entender sua dinâmica nos canais de venda, contribuindo para um melhor relacionamento com a execução de planos que visam a atender suas expectativas e relações com seus parceiros comerciais.

  • Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital.

  • Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na web, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de comunicação, conteúdo e marketing.

  • Trata de temas como o impacto das novas tecnologias e mídias no comportamento do consumidor, a microssegmentação e a construção de personas dos públicos de interesse e as análises do mindset e das jornadas de compra e consumo dos novos shoppers e clientes omnichannel, o estudo dos perfis tecnográficos e dos comportamentos de consumo de mídia e conteúdo, as estratégias de marca para atrair e interagir melhor com esses usuários e consumidores nesse novo ambiente multiplataforma.

A disciplina tem como objetivo explorar a dinâmica bidirecional entre comportamento humano e sistemas algorítmicos.

Investigaremos como os algoritmos de IA moldam as ações individuais e coletivas, influenciam a tomada de decisões e impactam as estruturas sociais. Em contrapartida, examinaremos como o comportamento humano, os vieses e a dinâmica social orientam o design, a implantação e a evolução dos algoritmos.

O curso abordará conceitos fundamentais de inteligência artificial, incluindo aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional, ao mesmo tempo em que examina criticamente suas implicações comportamentais.

Serão explorados temas como: a interação humano-algoritmo e tecnologias persuasivas;

  • O impacto da IA nas redes sociais e difusão de informações;

  • Privacidade e vigilância; e

  • Considerações éticas no desenvolvimento e uso de algoritmos de IA.

    Ao final do curso, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender os princípios de design de algoritmos, avaliar os potenciais benefícios e riscos da IA ​​para indivíduos e sociedade, e desenvolver uma visão crítica das implicações sociais, éticas e políticas dos algoritmos de IA.

Pesquisa e Análise Estratégica Aplicada

  • Compreender e aprofundar os principais e novos conceitos, definições, ferramentas e técnicas de pesquisa de mercado existentes para o estudo do comportamento do consumidor são essenciais para que os alunos/profissionais consigam aplicar de forma mais assertiva estudos e possíveis perguntas de marketing relacionadas a esse tema.

    Por isso, através de base teórica combinada com aplicações de cases, o objetivo desta disciplina é oferecer uma abordagem mais avançada, explanando os principais conceitos e definições fundamentais para a realização desses tipos de estudo, abordando deste as definições gerais mais utilizadas em pesquisa, bem como aprofundando as principais metodologias e ferramentas qualitativas e quantitativas utilizadas dentro das empresas, hoje, para estudos de comportamento do consumidor, comunicação e marca.

    A disciplina visa a entender a importância da área de CMI dentro das empresas e a relevância da informação e dos insights para a tomada de decisão estratégica e tática.

    O objetivo não é apenas estudar e atualizar o aluno na parte conceitual e metodológica da pesquisa de mercado e CMI, mas aplicar e analisar de forma mais profunda e estratégica as informações e insights
  • Contempla o estudo de temas como: subculturas, estudos geracionais e identidade social; classe social: medida, estratificação e componentes; influência da classe social nas decisões de compra; diversidade, origem e pertença étnica e identidade racial; estilos de vida, life projects, comunidades (digitais) e marcas; semelhanças e diferenças de segmentos de consumidores, com base em características biológicas, psicológicas, econômicas e sociais; raízes da psicografia e dos critérios e variáveis de segmentação comportamental.

  • Identifica os drivers de mudança e os ciclos de adoção e apropriação de tendências e novos estilos de vida; as ferramentas e técnicas de investigação, acompanhamento, diagnóstico e forecasting comportamental.

Muito se fala hoje da relevância da inteligência analítica, fundamentada pela inteligência artificial (análise computacional) aplicada a bases de dados, como ferramental para processos de decisão. Mas como o futuro realmente acontece e qual é a importância estratégica das análises preditivas? Como mapear e trazer propostas de valor que atendam as expectativas emergentes de valor?


Esta disciplina visa a gerar este pensamento preditivo, debater e capacitar os alunos a compreenderem a tríade que define as transformações da sociedade: motivação, contexto e resultados.

Considerando o homo sapiens 1.0 como nossa constante, conheceremos os processos arquetípicos de decisão e discutiremos conceitos e alguns framings e modelos mais utilizados para construção de cenários futuros. Utilizando um desses modelos, desenvolveremos um “case” de aplicação como inspiração para inovação estratégica (modelo Acumen | Future Castles’ Stones).

Finalizaremos com a preparação do Canvas de modelos de negócio para as inovações concebidas pelos grupos.

A disciplina tem como propósito expor ao aluno conceitos, abordagens e técnicas de design thinking, bem como inovação em customer centric para o entendimento de problemas e geração de soluções que consideram a centralidade do cliente. Soluções estas que poderão ser aplicadas em produtos, serviços ou negócios. 

Serão abordados temas, tais como: processo de design thinking; inovação centrada no cliente; entendimento do público-alvo e suas necessidades, dores e valores; mapeamento e gestão de jornadas do cliente; resolução de problemas; estratégias de gestão do consumidor; métodos de pesquisa e cocriação com clientes; e desdobramentos de comportamento e consumo.

Além de aulas expositivas, os alunos serão provocados a consolidar o conhecimento teórico e atividades práticas, com enfoque na conceituação de uma solução para um problema real.

  • Entender o momento atual da gestão do relacionamento, sua evolução e a importância na construção de relacionamentos duradouros com os clientes. Discutindo os conceitos de customer centricity e customer experience; a evolução do CRM em um cenário de big data, mobile, AR, assistentes de voz e internet of things; introdução ao framework de CRM.

  • Compreender estrategicamente os benefícios da fidelização de clientes e os fatores que influenciam diretamente o seu resultado (framework de CRM): lealdade X fidelidade; a qualidade e o desenvolvimento de competências pré e pós-venda; a satisfação, confiança e comprometimento (advocacia).

  • Capacitar o aluno a diferenciar estratégias, elementos e como desenvolver programas de relacionamento e fidelidade em sua empresa como estratégia de vendas e retenção de clientes; modelos de desenvolvimento de programas de relacionamento; régua de relacionamento; ciclo de vida do cliente e lifetime value.

  • Distinguir as principais ferramentas de CRM existentes e suas aplicações: ferramentas de data mining e machine learning, sales force automation e services; campaign management; social CRM e engines de personalização.

A área de social listening & customer intelligence compreende um campo de atuação impulsionado pela oferta ampliada de dados sociais, demográficos e comportamentais resultante de fenômenos e tecnologias como internet, mídias sociais e big data.

Por meio da coleta, processamento, análise e visualização de traços e rastros textuais, visuais e métricos em plataformas digitais, os negócios foram transformados pelo estudo real-time de desejos, características e reações do público. No contexto do mercado da comunicação, as técnicas de social intelligence tornam-se essenciais para o profissional contemporâneo.

A disciplina busca apresentar aos alunos histórico, conceitos, ferramentas, técnicas e detalhes sobre o mercado criado em torno da área de social intelligence com ênfase nas interfaces com o consumo.

Integração

Consiste na elaboração supervisionada de proposta de projeto mercadológico viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso.

Trata-se de uma recomendação aos moldes de uma proposta de consultoria para uma empresa, amparada em tendência já anunciada que mereça ser investigada, com aspecto mercadológico sobre o qual se tem a necessidade de obter  informações relacionadas ao consumo, manifestação de comportamento que implique em uma situação de consumo ou um serviço a ser oferecido.

O trabalho terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

A disciplina consiste na elaboração supervisionada de projeto de investigação e recomendação mercadológica viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no Master.

A partir dos conteúdos desenvolvidos no curso, sugere-se a realização de um projeto de investigação cujo resultado final seja uma recomendação aos moldes de uma consultoria, amparada em pesquisa qualitativa e quantitativa e em procedimentos de análise estudados durante o curso.


Os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos no Master para criar propostas especializadas em comportamento e tendências comportamentais e culturais, relacionando aspectos mercadológicos e público consumidor.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

420h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“Este Master tem como objetivo, numa era em que falamos tanto de centralidade das pessoas e consumidores, buscar nas ciências humanas, biológicas e de dados diferentes olhares, abordagens e técnicas para termos uma maior compreensão das novas dinâmicas e tendências de consumo e de como pensar estratégias e padrões de ação mais assertivos e consistentes para as marcas e diferentes públicos e segmentos de consumidores.”

Concorra a bolsas de 50% no valor total dos cursos de MBA Executivo ou Masters na ESPM!

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Inscrição

Inscreva-se em um dos cursos elegíveis ao desafio ESPM na Prática*
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Participe

Participe do evento via webconferência e assista a uma aula com um Professor da ESPM
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Criatividade

Use sua criatividade para criar soluções novadoras para um desafio de negócios
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Concorra

As duas melhores equipes terão seus integrantes premiados com bolsas de estudo de 50% no valor total do curso em que estiverem inscritos

*Somente poderá participar do evento e concorrer à bolsa o candidato com inscrição e pagamento da taxa já efetuados e confirmados pela ESPM nos cursos de MBA Executivo em Marketing, Master Head of Digital Marketing, Master em Gestão para Inovação, Master em Comportamento e Ciências do Consumo da ESPM.

Depoimentos de quem já passou por aqui:

Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 1.300,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 650,00

Válido até o dia: 20/02/2025

1x R$ 1.300,00

matrícula

1x R$ 54.800,00

1x R$ 1.300,00

matrícula

11x R$ 4.818,78

+

1x R$ 4.841,90

1x R$ 1.300,00

matrícula

17x R$ 3.305,42

+

1x R$ 3.364,98

1x R$ 1.300,00

matrícula

23x R$ 2.550,00

+

1x R$ 2.648,05

1x R$ 1.300,00

matrícula

29x R$ 2.100,27

+

1x R$ 2.163,36

1x R$ 1.300,00

matrícula

35x R$ 1.797,08

+

1x R$ 1.978,63

Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023.

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Dexter

Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Happenings

Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo ou Rio de Janeiro.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Happenings são encontros de networking e discussão, oferecidos a todos os alunos de cursos presenciais, híbridos ou hyflex. Nos happenings, o aluno poderá discutir temáticas relevantes para sua carreira e tomar um café conosco, além de interagir com estudantes e professores de outros cursos ESPM. Os happenings ocorrem sempre em horários alternativos, distintos dos horários das aulas.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

Dexter, ou Designer de Experiência Transformadora, é um profissional que acompanha alguns dos cursos de pós-graduação lato sensu ESPM. Nos cursos acompanhados por um Dexter, esse profissional vai acompanhar os estudantes desde a formação da turma até a conclusão do curso. O Dexter tem o propósito de acolher os estudantes durante a sua jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado e mediando questões sociais, acadêmicas ou técnicas com eficiência, empatia e diálogo.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Onde o curso acontecerá?

De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM

saída do Metrô Ana Rosa

(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)


Horários:

06h30 às 13h30

14h30 às 17h

18h às 23h30 

 
Serviço gratuito e exclusivo aos alunos da ESPM, apresente a carteirinha de aluno no momento do embarque.

Campus ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

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Master em Comportamento e Ciências do Consumo

Início das aulas: 20/03/2025

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.