Pós-graduação ESPM

Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo

AULA INAUGURAL: 28/04/2025

Sobre o curso

A economia comportamental explora a diferença entre o que os consumidores dizem e como realmente se comportam – uma questão fundamental que esse curso se propõe a resolver. Com uma base sólida em insights comportamentais, você se tornará apto a promover mudanças que impactam positivamente o comportamento dos consumidores.

 

O programa oferece uma compreensão profunda dos vieses cognitivos e dos atalhos mentais, capacitando empresas a ajustarem suas estratégias com precisão e a melhorarem suas ações para promover o crescimento sustentável.

 

Ao final, você terá as ferramentas e o conhecimento necessários para influenciar decisões de maneira ética e eficaz, ampliando o engajamento e a retenção de clientes.

Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga Horária: 420h

Duração: 3 Semestres

Inscrições até: 28/04/2025

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Transforme a compreensão do consumidor com insights da economia comportamental para decisões mais precisas e resultados estratégicos.

Aprofunde-se na economia comportamental e entenda o que realmente influencia as escolhas de consumo – desde decisões simples até as mais complexas. Este curso revela os mecanismos por trás dos vieses e atalhos mentais que impactam o comportamento dos consumidores e oferece ferramentas para interpretar suas motivações e preferências.

 

No cenário atual, os consumidores buscam simplificar escolhas e frequentemente seguem padrões de decisão que confirmam suas crenças, mesmo que inconscientemente. Neste programa, você aprenderá a identificar e usar essas dinâmicas para criar estratégias mais eficazes, testando e aprimorando soluções que geram valor real para consumidores e organizações.

1º Pós-Graduação em Economia Comportamental do Brasil

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:

Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

2 Master Economia Comportamental
Áreas temáticas

O curso de Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Este curso é ideal para profissionais que desejam especializar-se em economia comportamental para entender melhor o comportamento de consumo. É especialmente relevante para analistas, coordenadores e líderes de marketing, publicidade e pesquisa de mercado que buscam fortalecer suas estratégias com insights de comportamento do consumidor. Analistas de dados, estrategistas, empresários e gestores também encontrarão valor no curso ao aplicarem princípios da economia comportamental para melhorar a tomada de decisão, prever tendências e otimizar estratégias de mercado. Além disso, consultores, profissionais autônomos e líderes de diversos setores interessados em expandir suas competências para posições de maior responsabilidade também serão beneficiados.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Inglês instrumental (leitura) é necessário devido à bibliografia do curso.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso de Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo as seguintes qualificações:

  • Desenvolver uma sólida compreensão dos vieses cognitivos e atalhos mentais que impactam o comportamento dos consumidores.
  • Criar insights comportamentais que possam orientar a formulação de estratégias mais eficazes nas empresas e organizações.
  • Liderar e Desenvolver projetos que apliquem as principais ferramentas da economia comportamental e ciências comportamentais.
  • Examinar de maneira crítica as abordagens e metodologias da economia comportamental e determinar quando e como aplicá-las em situações específicas.
  • Comparar abordagens comportamentais e entender como cada uma delas pode contribuir para a formulação de estratégias mais eficazes em empresas e organizações.
  • Desenvolver a capacidade de conceber, conduzir, mensurar e analisar experimentos, aderindo a padrões éticos e rigor científico.

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.   

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.   

Consumo, Comunicação e Nudges

O tema central desse eixo gira em torno do consumidor, abrangendo áreas da comunicação, marketing e o estudo do comportamento do consumidor. Nele, exploramos modelos psicológicos e processos biológicos que proporcionam uma compreensão mais aprofundada e capacidade de antecipação das decisões. As disciplinas integrantes se aprofundam na psicologia subjacente às escolhas e na influência do contexto sobre elas. Assim, investigamos técnicas de arquitetura de escolhas que capacitam os participantes a desenvolver nudges, moldando estrategicamente as decisões individuais de maneira eficaz.

Esta disciplina se concentra em explorar o comportamento de consumidores e shoppers, com um foco dedicado à investigação dos principais vieses e acionadores que desempenham um papel significativo no momento das decisões. Além disso, ela adota uma abordagem crítica e profunda para analisar o impacto dos hábitos, das crenças e da cultura no processo de tomada de decisão, tanto do consumidor quanto do shopper. Dessa forma, ela capacita os estudantes a desenvolverem a habilidade de gerar insights comportamentais relevantes relacionados a esses aspectos.

Os avanços da neurociência têm aberto possibilidade de compreensão sobre as bases biológicas da tomada de decisão e como estímulos de marketing podem influenciar o comportamento de consumo e compra. Nesta disciplina, os estudantes serão expostos a conhecimentos, dinâmicas e exercícios sobre as bases da neurobiologia do comportamento de consumo, compra e escolha. A disciplina trará conhecimento de como o cérebro processa estímulos sensoriais e desenvolve a percepção, quais fatores são mais importantes para produção de respostas emocionais que conduzirão a um maior processamento de memórias e o funcionamento das bases neurobiológicas da atenção. Também serão abordados temas envolvendo a influência social e cognitiva na tomada de decisão e como as técnicas de neurociência estão sendo utilizadas para entendimento do consumidor.

Nesta disciplina, você aprenderá como insights podem ser aplicados de maneira eficaz para influenciar o comportamento de shoppers e consumidores. Você explorará as aplicações práticas dessa disciplina nas estratégias de marketing de persuasão e nas interações nos pontos de venda (PDV). Ao final do curso, você terá as habilidades e o conhecimento necessários para projetar e implementar experimentos de campo destinados a testar estratégias para produtos e serviços. Serão estudados casos práticos e passo a passo sobre como aplicar os conceitos e ferramentas da Economia Comportamental e criar estratégias de mudança de comportamento.

O conceito de nudge e arquitetura de escolha tem ganhado destaque globalmente e se estabelecido como uma das principais ferramentas na Economia Comportamental. Este módulo tem como objetivo capacitar profissionais a habilmente conceber, testar e implementar nudges em uma variedade de setores. Um nudge é qualquer elemento na arquitetura de escolha que, de forma previsível, influencia o comportamento das pessoas sem impor restrições às opções disponíveis ou modificar substancialmente seus incentivos econômicos.

O design comportamental é uma estrutura para mudar intencional e sistematicamente o comportamento humano por meio de modificações persuasivas do mundo físico e digital. Essa categoria concentra-se na maneira como o design pode moldar ou ser utilizado para influenciar o comportamento humano e as decisões comportamentais. Essas abordagens baseiam-se amplamente em teorias de mudança comportamental, que desdobram fatores pessoais, comportamentais e ambientais como impulsionadores da alteração do comportamento.

Como as pessoas fazem escolhas sobre o uso de seu dinheiro ao longo do tempo? Este módulo investigará o intricado processo de consumo individual, explorando os mecanismos conscientes e subconscientes que moldam as decisões relacionadas a gastar, economizar e contrair dívidas. Além disso, abordará alternativas aos modelos convencionais de escolha intertemporal, examinando conceitos como o viés do presente, o autocontrole, a impaciência no consumo e a valoração relativa que as pessoas atribuem a retornos em diferentes momentos no futuro.

Vieses, Comportamento de Manada e Cenários Mercadológicos

O objetivo central deste eixo temático é aprofundar a compreensão das escolhas em ambientes complexos e incertos. Ele se concentra na análise minuciosa das influências sutis que moldam as decisões coletivas das pessoas. Nele, exploramos como os vieses e mecanismos cognitivos, afetam as decisões em cenários mercadológicos dinâmicos, gerando padrões de comportamento que podem tanto impulsionar quanto prejudicar o desempenho das organizações.

Nosso objetivo é identificar e compreender os principais vieses cognitivos e falácias que frequentemente resultam em equívocos nos processos decisórios de negócios, especialmente no contexto do pensamento em grupo e no comportamento organizacional. Exploramos os elementos do ambiente que podem amplificar esses erros, proporcionando uma visão aprofundada das influências externas. A dinâmica do comportamento de manada e a sua interação com mecanismos cognitivos são analisadas, permitindo uma compreensão mais clara de como as decisões em massa são formadas e como afetam o mercado.

Nesta disciplina, exploraremos como as interações sociais moldam decisões estratégicas em diferentes contextos. A partir da Teoria dos Jogos, analisaremos como normas sociais e comportamentos como reciprocidade e prova social influenciam o engajamento e a colaboração em grupos. Investigaremos os principais modelos que explicam os motivadores do altruísmo, egoísmo e cooperação, fornecendo uma compreensão mais ampla das dinâmicas que impulsionam o comportamento coletivo. Além disso, abordaremos as estratégias que promovem um engajamento sustentável e eficaz, destacando a importância das interações sociais para alcançar objetivos comuns e engajar de forma consistente indivíduos.

Um dos maiores desafios do contexto atual é colher pistas e sinais sobre o futuro para tomar decisões em um cenário dinâmico e repleto de incerteza. Como buscar antecipar o futuro para prever e prover soluções? É importante investigar e entender o impacto das tendências, identificar desafios e riscos, mas também perceber novas janelas estratégicas de oportunidades. Esta disciplina tem como foco discutir as novas tendências e comportamentos, e quais as possíveis e prováveis trilhas e direções, empresas e usuários (consumidores) irão tomar. Como pesquisar, mapear, analisar e prever cenários próximos e futuros.

Em busca de compreender o bem-estar subjetivo e a felicidade com uma abordagem contemporânea, nosso objetivo principal é responder à pergunta: ‘O que a ciência realmente descobriu sobre o que nos torna felizes?’ Para atingir essa meta, adotamos uma abordagem analítica para explorar as condições que podem tanto promover quanto dificultar a percepção de felicidade e bem-estar. Ao compreender o que está relacionado com a insatisfação, somos capazes de identificar caminhos alternativos para aumentar a satisfação, não apenas em nível individual, mas também em cenários mais abrangentes. Por meio da criação de estratégias e experimentos voltados para testar intervenções que visam eficazmente elevar o bem-estar tanto individual quanto coletivo, essa abordagem se torna uma ferramenta poderosa para transformar ambientes de trabalho, comunidades e buscar formas de aprimorá-los.

Criar e avaliar evidência em Ciências Comportamentais

Este eixo engloba disciplinas de metodologias experimentais e quantitativas, com o objetivo de desenvolver competências para a criar e avaliar intervenções. A finalidade é fornecer as ferramentas práticas necessárias que possibilitem conceber e avaliar ações, estabelecendo evidências causais com rigor científico e ética.

Explora como a aplicação de insights da economia comportamental pode transformar estratégias de negócio, desenvolvendo soluções criativas que impulsionem a inovação e a competitividade no mercado. Com uma abordagem prática, serão desenvolvidas intervenções inovadoras e eficazes que influenciam o comportamento, promovendo o crescimento sustentável nas organizações.

Esta disciplina tem como objetivo apresentar como e por que os experimentos são utilizados na Economia Comportamental, abordando conceitos e diversas ferramentas voltadas para a observação do comportamento e a compreensão das relações de causalidade, com foco na metodologia e no design experimental.

Através desses conhecimentos, espera-se que o aluno desenvolva habilidades para conceber, executar e analisar seus próprios experimentos, além de capacitar-se para avaliar criticamente outras intervenções comportamentais e seus resultados, através do estudo de casos.

Dessa forma, além de adquirir conhecimentos e habilidades em design experimental, o aluno estará apto a discutir a necessidade de uma mudança na cultura organizacional, que valoriza a ideia do uso de experimentos e testes controlados como ferramentas para embasar decisões estratégicas com base em evidências.

Exploração interdisciplinar que combina os princípios da Economia Comportamental com as capacidades da Inteligência Artificial (IA) e Análise de Dados. Esta disciplina visa capacitar os alunos a aplicar métodos de Data Science para entender e modelar o comportamento humano em ambientes econômicos e sociais.

Integração

ETAPA 1 – Pesquisa Comportamental: experimentos e análise

Nesta etapa, a teoria se transforma em ação e a pesquisa ganha vida. O aprendizado prático é o elemento central, gerando evidências concretas para identificar as verdadeiras causas do comportamento. O foco está em desenhar, implementar e analisar os dados obtidos por meio de experimentos, permitindo que você se torne um cientista experimental do comportamento.

 

ETAPA 2 – Deve-se escolher uma das modalidades de Projeto de Conclusão Aplicado, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e a personalização da experiência de aprendizado:

a) Experimento Online:

O propósito do trabalho é realizar uma das propostas apresentadas com uma metodologia experimental consolidada em um ambiente online, com a possibilidade de adaptação a outro objeto de estudo e sujeito experimental, contextualizando o experimento no cenário atual.  Espera-se que o pesquisador realize uma análise crítica, construa evidências e integre as contribuições de outros autores no mesmo domínio de estudo.

b) Experimento Original:

Este projeto de experimento pode abranger tanto experimentos realizados online quanto experimentos de campo, estando sujeito à aprovação dos professores. Durante o desenvolvimento do projeto, um orientador irá acompanhar e facilitar o processo. Ao término, espera-se a realização de uma pesquisa aplicada no campo das ciências comportamentais.

 

Ao término, o Projeto de Conclusão Aplicado, deve ser submetido pelos integrantes do grupo, presencialmente, à uma banca de avaliação.

Na carga horária da disciplina está contemplado o tempo mínimo necessário ao trabalho e as orientações pelos respectivos professores.

  • O estudante deve estar aprovado em todas as disciplinas até a apresentação do Projeto de Conclusão Aplicado.
  • A apresentação do Trabalho de Conclusão do curso (TCC) é presencial na unidade da ESPM Tech – São Paulo.
  • Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Dê o próximo passo na sua carreira

420h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

"Desenvolver uma compreensão profunda dos vieses cognitivos e atalhos mentais que moldam o comportamento real dos consumidores é um passo fundamental para avançar em sua carreira e se destacar no mercado. Através deste programa, você adquirirá a habilidade de obter insights comportamentais mais perspicazes, criar estratégias eficazes e, ao mesmo tempo, dominar a concepção e implementação de experimentos e intervenções. Essas ações não apenas abrem portas para oportunidades significativas de aprimoramento, mas também impulsionam o alcance do sucesso e a capacidade de agregar valor às organizações."

Depoimentos de quem já passou por aqui

Por que escolher o Live EAD ESPM?

Saiba como podemos ajudar você a investir no desenvolvimento da sua carreira sem colocar em risco a sua segurança e sem comprometer sua saúde financeira, mantendo a excelência de ensino que faz da ESPM referência em todo o país.

Assista quantas vezes precisar

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.

Horários personalizados

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Interação com os professores

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Avaliações diretamente com professores

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

Aulas ao vivo

Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.

Professores com vivência de mercado

Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.

Interessados com graduação no exterior – que não tenham o diploma validado por uma universidade pública nacional – poderão matricular-se nos cursos de pós-graduação EAD, mas o certificado do curso não será considerado como lato sensu no território brasileiro.
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

1x R$ 698,00

matrícula

1x R$ 20.102,25

1x R$ 698,00

matrícula

11x R$ 1.767,67

+

1x R$ 1.776,15

1x R$ 698,00

matrícula

17x R$ 1.212,53

+

1x R$ 1.234,29

1x R$ 698,00

matrícula

23x R$ 935,41

+

1x R$ 971,50

1x R$ 698,00

matrícula

29x R$ 770,44

+

1x R$ 793,60

1x R$ 698,00

matrícula

35x R$ 659,22

+

1x R$ 725,88

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023.

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Conheça toda a Experiência da Pós ESPM:

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo

Início das aulas: 28/04/2025

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.