Pós-graduação ESPM

Master em Gestão de Negócios Digitais, BI e Inteligência Artificial

AULA INAUGURAL: 28/04/2025

Sobre o curso

Ao concluir o Master em Gestão de Negócios Digitais, Business Intelligence e Inteligência Artificial, você estará preparado para criar estratégias focadas em resultados no ambiente digital, tomar decisões baseadas em análises de dados que promovam a competitividade, liderar equipes de alta performance e gerenciar demandas complexas com assertividade e eficiência. Este curso forma líderes inovadores, prontos para atuar de forma estratégica e transformadora nas organizações.

Master em Gestão de Negócios Digitais, BI e Inteligência Artificial

Início das aulas: 28/04/2025

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 405h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 723,16

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 28/04/2025

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Domine as estratégias digitais e transforme a competitividade das organizações.

Prepare-se para navegar em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e competitivo. Este programa utiliza uma metodologia inovadora e prática que desafia você a desenvolver e implementar ações estratégicas digitais alinhadas à realidade de organizações diversas – de multinacionais a startups, ONGs e empresas familiares. Em um ambiente colaborativo e criativo, você desenvolverá um projeto prático que integra todas as habilidades adquiridas, aplicando-as diretamente em cenários reais.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:

Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.

MASTER EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS, BI E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EAD
Áreas temáticas

O curso de Master em Gestão de Negócios Digitais, BI e Inteligência Artificial está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Este curso é ideal para analistas seniores, coordenadores e líderes que desejam assumir cargos gerenciais, consultores e profissionais autônomos que buscam se especializar para atender empresas de médio e grande porte, bem como empresas e agências de comunicação que querem capacitar suas lideranças. Ele é indicado para coordenadores e gerentes de diversas áreas de negócios, além de profissionais de comunicação social em publicidade, relações públicas, jornalismo, marketing, produção audiovisual e design gráfico.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Experiência como analista ou coordenador na área digital, em empresas de qualquer porte, ou atuação como consultor em negócios digitais ou em setores tradicionais.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso Master em Gestão de Mídias Digitais, Business Intelligence e Inteligência Artificial as seguintes qualificações:

  • Elaborar ações estratégicas com foco em gestão de resultados no ambiente digital.
  • Tomar decisões por meio de métodos analíticos que promovam a competitividade das empresas.
  • Formar, desenvolver e liderar equipes de alta performance.
  • Saber gerir demandas conflitantes.

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.


O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

Desenvolver habilidades de liderança adequadas ao contexto do mundo digital e das organizações contemporâneas, alinhando a gestão de pessoas à estratégia de negócios para alcançar resultados excepcionais. Focar em competências essenciais como comunicação eficaz, negociação, gestão de conflitos e liderança de equipes de alto desempenho em ambientes organizacionais dinâmicos e competitivos.

Capacitar profissionais a tomar decisões financeiras informadas no contexto de negócios digitais, entendendo a relação entre performance financeira e estratégias de marketing. Abordar a análise e interpretação de demonstrativos financeiros, enfatizando a importância dos custos na tomada de decisões e os fundamentos do planejamento financeiro em ambientes digitais.

Capacitar os alunos a integrar canais físicos e digitais para melhorar a experiência do cliente, explorando modelos de negócio, plataformas de e-commerce, estratégias de marketing digital e operações logísticas, como gestão de estoques e entrega. A disciplina também discute os desafios de implementação da omnicanalidade e como superar barreiras operacionais para otimizar a jornada do cliente, com base em casos de sucesso do mercado.

Explorar profundamente o ambiente de negócios e a análise competitiva, desenvolvendo estratégias empresariais inovadoras. Fornecer uma visão integrada do planejamento estratégico com foco no papel crucial do marketing na era digital. Analisar como a transformação digital influencia a formulação e implementação de estratégias organizacionais de sucesso.

Capacitar os participantes a equilibrar a estrutura de negócios com produtos inovadores e necessidades dos clientes no contexto digital. Explorar abordagens modernas como Design Thinking, Lean Startup e Business Model Canvas. Promover a vivência prática dessas metodologias para criar negócios, produtos e serviços disruptivos que superem as expectativas dos clientes em um mercado em constante evolução.

Introduzir conceitos-chave de Data Science e sua aplicação estratégica nos negócios. Explorar ferramentas e tecnologias de ponta para captura, armazenamento (Engenharia de Dados) e análise de grandes volumes de dados. Demonstrar como a inteligência baseada em dados pode solucionar desafios empresariais e impulsionar decisões informadas em marketing e outras áreas.

Compreender o conceito de tendências/trends e a abordagem de pesquisa e inovação em Consumer Insights. Saber utilizar as ferramentas de identificação e análise de tendências. Compreender os consumidores como seres humanos complexos, plurais e diversos. Saber aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights tendo como base os estudos comportamentais. Planejar projetos de Consumer Insights com o objetivo de gerar inspiração e inovação.

Oferecer uma compreensão abrangente de Digital Analytics e suas aplicações práticas. Ensinar o processo de definição e monitoramento de KPIs para projetos digitais. Explorar técnicas avançadas e ferramentas essenciais para otimizar resultados em projetos digitais e campanhas de mídia, promovendo decisões baseadas em dados.

Apresentar os conceitos-chave de IA, incluindo resolução de problemas, reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural, visão computacional, Machine Learning e Deep Learning. Analisar casos reais onde a IA impactou significativamente empresas de diversos setores e portes. Estimular os participantes a abordar desafios empresariais sob a perspectiva da IA, promovendo inovação e vantagem competitiva.

Explorar métodos avançados de Machine Learning e IA Generativa focados em marketing digital e negócios. Demonstrar como essas tecnologias impulsionam a personalização de conteúdo e anúncios, aumentando o engajamento do cliente. Capacitar os participantes a utilizar ferramentas para inovar em estratégias de marketing e criar experiências mais envolventes para os clientes.

Fornecer uma visão integrada das estratégias de busca orgânica (SEO) e paga (SEM). Compreender técnicas avançadas para otimizar resultados orgânicos através de melhorias técnicas, conteúdo relevante e estratégias de link building. Dominar as metricas e estratégias do Google Ads, incluindo a estruturação, segmentação e implementação eficaz de campanhas. Capacitar os participantes a aplicar estratégias de otimização para maximizar o retorno sobre investimento em marketing de busca.

Explorar profundamente o ecossistema de Martech e os modelos modernos de compra de mídia programática, destacando diferenças e vantagens em relação aos métodos tradicionais. Desenvolver conhecimento estratégico sobre Ad Servers, Ad Networks, Ad Exchanges, DSPs, Data Providers, DMPs e redes de afiliados. Dominar processos de segmentação de público-alvo, otimização criativa, remarketing e mensuração eficaz de campanhas para maximizar resultados.

Desenvolver competências para planejar, executar e analisar estratégias eficazes em mídias sociais. Explorar as principais plataformas e conhecer as características gerais das ferramentas para ações táticas, incluindo criação de personas de marca e colaboração com influenciadores. Capacitar os participantes na elaboração de estratégias de compra de mídia social e monitoramento da concorrência para otimizar a presença digital e o engajamento do público.

Explorar como criar e gerenciar experiências autênticas que reflitam a essência da marca, estabelecendo conexões sustentáveis de longo prazo com clientes e stakeholders. Discutir abordagens e técnicas de Service Design para planejar, entregar e otimizar serviços que elevem a percepção de qualidade e excelência em todos os pontos de contato com o cliente.

A disciplina abrange o impacto das revoluções industriais 4.0 e 5.0 nas estratégias de negócios, explorando o conceito de Tecnologias Emergentes e seus impactos na sociedade. Será discutida a transformação dos produtos e serviços digitais, a interoperabilidade de dispositivos na internet das coisas, e os desafios e oportunidades da digitalização nos ecossistemas de marcas, bem como a virtualização das relações sociais e de consumo por meio da realidade estendida.

Desenvolver um projeto prático e integrador que aplique os conhecimentos adquiridos em gestão de negócios digitais, Data Science e IA para solucionar um desafio real de negócios. Sob a orientação de um mentor, os participantes conceberão, planejarão e implementarão soluções inovadoras, culminando na apresentação para uma banca avaliadora. O projeto exige dedicação além das horas de aula para pesquisa, desenvolvimento e preparação.

  • O estudante deve estar aprovado em todas as disciplinas até a apresentação do Projeto de Conclusão Aplicado.
  • A apresentação do Trabalho de Conclusão do curso (TCC) é presencial em uma das unidades da ESPM – São Paulo ou Rio de Janeiro.
  • Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online, com base na comprovação da residência no exterior.
  • Outras situações de exceção serão analisadas individualmente e envolverão o professor orientador do TCC, o coordenador do curso e a direção acadêmica do lato senso EAD.

Dê o próximo passo na sua carreira

405h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

“Neste Master, você descobrirá as melhores práticas para o planejamento e gestão de ações em meio digital, além de técnicas utilizadas para a implementação de Business Intelligence, Inteligência Artificial e Machine Learning, que ajudarão na otimização dos resultados e na tomada de decisão. Isso será possível porque você terá contato com profissionais atuantes no mercado, que apresentarão em detalhes os cases mais atuais e que vão lhe ajudar a levar a sua carreira a um novo patamar em um ambiente de alta competitividade profissional."

Depoimentos de quem já passou por aqui

Por que escolher o Live EAD ESPM?

Saiba como podemos ajudar você a investir no desenvolvimento da sua carreira sem colocar em risco a sua segurança e sem comprometer sua saúde financeira, mantendo a excelência de ensino que faz da ESPM referência em todo o país.

Assista quantas vezes precisar

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.

Horários personalizados

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Interação com os professores

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Avaliações diretamente com professores

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

Aulas ao vivo

Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.

Professores com vivência de mercado

Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.

Interessados com graduação no exterior – que não tenham o diploma validado por uma universidade pública nacional – poderão matricular-se nos cursos de pós-graduação EAD, mas o certificado do curso não será considerado como lato sensu no território brasileiro.
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 698,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 349,00

Válido até o dia: 31/03/2025

1x R$ 698,00

matrícula

1x R$ 22.052,00

1x R$ 698,00

matrícula

11x R$ 1.939,12

+

1x R$ 1.948,41

1x R$ 698,00

matrícula

17x R$ 1.330,13

+

1x R$ 1.354,10

1x R$ 698,00

matrícula

23x R$ 1.026,14

+

1x R$ 1.065,65

1x R$ 698,00

matrícula

29x R$ 845,17

+

1x R$ 870,47

1x R$ 698,00

matrícula

35x R$ 723,16

+

1x R$ 796,24

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023.

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Conheça toda a Experiência da Pós ESPM:

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo ou Rio de Janeiro.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Master em Gestão de Negócios Digitais, BI e Inteligência Artificial

Início das aulas: 28/04/2025

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.