Certificação Crescimento Verde e Sustentável aplicado a negócios:

Uma abordagem do mercado europeu (Módulo II)

A formação de curta duração em Crescimento Verde e Sustentável aplicado para Negócios está inserida no âmbito do Projeto “EU GREEN -Cátedra Jean Monnet da ESPM”, cofinanciado pela União Europeia e coordenado pelo professor Dr. Demetrius Cesário Pereira.

Objetivo

Ampliar conhecimento nas áreas de sustentabilidade, clima, energia e economia circular, inseridos na discussão sobre crescimento verde e sustentável. Compreender a agenda global e, sobretudo, europeia nestas áreas. Identificar melhores-práticas e potenciais oportunidades de negócios para o Brasil no mercado europeu.

Público-alvo

Estudantes dos cursos de pós-graduação da ESPM (lato sensu ou stricto sensu), regularmente matriculada/o.

Investimento

Gratuito para os estudantes (inciativa cofinanciada pela ESPM e União Europeia).

Obs.: Certificado de participação será oferecido para quem participar de 75% dos encontros e obter média mínima de 70% nas avaliações.

Inscrições:

Enviar, pelo e-mail da ESPM, carta de motivação e currículo para [email protected] com o assunto: Candidatura Modulo II.

 

Submissões até o dia 06 de janeiro e resultados até o dia 13 de janeiro.

Modulo II- Economia Circular e Sustentabilidade
(janeiro de 2025)

Data: de 20 a 30 de janeiro (segunda a quinta, das 19h às 23h, online).

Ementa:

Compreensão dos conceitos centrais da temática de economia circular e crescimento verde. Análise do contexto internacional da agenda, com ênfase em desafios e tendências na economia, política e, em especial, para o mundo dos negócios. Identificação e estudo das principais políticas europeias na área. Discussão de casos de melhores práticas adotadas pelo setor privado europeu e tendencias de consumo. Mapeamento de oportunidades de negócios para o Brasil no mercado europeu.


Unidades 
de Ensino:

Conceitos chaves

Panorama global – circularidade e sustentabilidade

Contexto europeu – políticas europeias

Estudos de caso

Oportunidades de negócios para o Brasil

 

Bibliografia Básica

BRIDGES, Trista.; EUBANK, Donald (2021). Leading Sustainably: The path to sustainable business and how the SDGs changed everything. London: Routledge.

WORLD ECONOMIC FORUM (2023). Innovating for the European Green Deal. White paper, January. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Innovating_for_the_European_Green_Deal_2023.pdf (Ultimo acesso: 26 de março de 2023).

YERGIN, Daniel. (2023). O Novo Mapa: Energia, Clima e o conflito entre nações. Porto Alegre: Bookman.

 

Bibliografia Complementar

ABDENUR, Adriana et al. Clima e estratégia internacional: Novos rumos para o Brasil. Rio de Janeiro: Plataforma Cipó, 2022.

CHOMSKY, Noam.; POLLIN, Robert. (2020). Climate Crisis and the Global Green New Deal: The Political Economy of Saving the Planet. London: Verso.FETTING, C. (2020). The European Green Deal. ESDN Report, December 2020, ESDN Office, Vienna.

GATES, Bill (2022). How to avoid a climate disaster. New York: Vintage books.

WEETMAN, (2019). Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa

Sobre o coordenador

demetrius cesario pereira

Dr. Demetrius Cesário Pereira

Demetrius Cesário Pereira possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001), graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2001), MBA em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes (2002), especialização em Direitos Humanos pela USP (2004), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Ciência Política pela USP (2013). Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Escola Superior de Propaganda e Marketing, onde coordena o Núcleo de Estudos e Negócios Europeus e atua como titular da Cátedra Jean Monnet (2024-2025) da União Europeia, com o projeto EUGREEN. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, além de pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRI) na Universidade Federal do Paraná. Em 2016, atuou como pesquisador visitante na Universidade do Minho, em Portugal, e na Universidade Livre de Bruxelas (VUB), na Bélgica. Tem experiência na área de Direito, Relações Internacionais e Ciência Política e atualmente pesquisa as relações entre Brasil e União Europeia.

Sobre a Cátedra Jean Monnet ESPM

logo Eugreen

A Cátedra Jean Monnet é a mais importante distinção internacional acadêmica atribuída na área de Estudos Europeus, atribuída pela União Europeia. Conduzido por uma equipe acadêmica multidisciplinar e internacional, o projeto EU GREEN (2022-2025) visa estabelecer a ESPM como um ponto focal para o avanço de estudos, pesquisas e práticas colaborativas sobre crescimento verde sustentável, clima e energia. Concebida para gerar impacto de longo prazo, a Cátedra Jean Monnet é um catalisador para a multiplicação de outras iniciativas dessa agenda, fortalecendo a cooperação União Europeia-Brasil/América Latina.

 

Maiores informações: www.eugreen.espm.edu.br

Apoio:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.