O pai do marketing, na casa do marketing:
Masterclass espm com philip kotler

HÍBRIDO

Vivencie a ESPM

A ESPM, autoridade máxima em marketing na América Latina, agora tem o prazer de contar com Philip Kotler, o pai do marketing moderno, como parte de seu corpo docente. Para marcar esse momento histórico, realizaremos um evento especial de abertura para o lançamento do curso exclusivo Marketing Estratégico H2H, voltado para gestores.

O destaque da noite será uma masterclass conduzida por Kotler, onde ele compartilhará visões inovadoras sobre o futuro do marketing. Presença virtual e ao vivo.

A programação também incluirá a abertura com Marcos Bedendo, professor da ESPM e coautor da edição brasileira do livro Marketing H2H, e de Fernando Cesário, CMO da ESPM. Ao final, terá mesa-redonda com CMOs de destaque: Renata Gomide, Vice-Presidente de Consumer do Grupo Boticário, Cesar Augusto Centrone Nicolau, Diretor de Marketing da Ipê e Daniela Cachich, Presidente Beyond Co | Ambev South America.

Não perca a oportunidade de fazer parte deste momento marcante na história do marketing!

Programação

18h30 – Credenciamento e Welcome Coffee

19h30 – Abertura com Fernando Cesário, CMO da ESPM, Caio Bianchi, Diretor Acadêmico de Graduação, Ecossistemas e Educação Continuada, e Marcos Bedendo, consultor de branding e coautor com Philip Kotler no livro Marketing H2H

20h – Masterclass com Philip Kotler

20h50 – Mesa-redonda com C-Levels

21h50 – Encerramento

Philip Kotler

Crédito foto: Sanjeev Verma/Hindustan Times/Getty Images. Fonte: A convite da EXAME, CMOs brasileiros entrevistam Philip Kotler | Exame.

Philip Kotler (presença virtual e ao vivo)

Coautor do Livro Marketing H2H – A Jornada do Marketing Human to Human. Philip Kotler é considerado o “pai do marketing moderno” e é um dos acadêmicos mais influentes e respeitados na área de marketing. Ele é autor de mais de 60 livros, incluindo o famoso Administração de Marketing, que é amplamente utilizado como referência em cursos de marketing ao redor do mundo. Kotler é professor emérito de Marketing Internacional na Kellogg School of Management, da Northwestern University, onde contribuiu significativamente para a formação e evolução das estratégias de marketing. Ao longo de sua carreira, Kotler recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos por suas contribuições ao campo do marketing, incluindo o título de Líder do Pensamento em Marketing pela American Marketing Association. Seu trabalho abrange diversos tópicos, como marketing estratégico, comportamento do consumidor e marketing social, e ele é amplamente reconhecido por seu papel em transformar o marketing em uma disciplina científica e estratégica.

Marcos Bedendo

Marcos Bedendo

Publicitário pela ESPM-SP, Mestre pela EAESP-FGV e Doutor pela FEA-USP, sempre estudando branding e marketing.

Foi executivo por mais de 10 anos em empresas como Unilever, Whirlpool (Brastemp e Consul), Bauducco e Parmalat, é professor de pós-graduação da ESPM-SP, entre outras instituições.

É consultor de branding, marketing e pesquisa de mercado para empresas de diversos segmentos, de startups a grandes empresas. Algumas delas são o Santander, ItaúBBA, Merck Sharp & Dome, ABS Global, Delta Air Lines, Bacardi, Construtora Lindenberg, Corteva Agriscience,  MaxMilhas, IFF – Danisco, Somos Educação, Grupo Ultra, Grupo Nitro (Agro) e BNDES.

 

É autor do livro Branding: como fazer na prática, que está lançando sua segunda edição neste ano de 2024, e coautor com Philip Kotler, Waldemar Pfoertsch e Uwe Sponholz no livro Marketing H2H: a jornada para o marketing Human to Human. Também é colunista da revista Exame e do portal Meio e Mensagem.

Caio Bianchi

Caio Bianchi

Diretor Acadêmico de Graduação, Ecossistemas e Educação Continuada ESPM

 

Caio Bianchi é doutor em inovação internacional (ESPM e Università degli Studi di Padova), mestre em gestão internacional (ESPM), especialista tecnologia aplicada à educação (Full Sail University), em negociação internacional (UAM) e bacharel em relações internacionais (UAM).
É diretor acadêmico de educação continuada e docente titular na ESPM, professor e orientador convidado de educação executiva na Università degli Studi de Padova (Itália), pesquisador e consultor nas áreas de gestão da criatividade e gestão de projetos de inovação, cultura organizacional inovadora, internacionalização de empresas, empreendedorismo, inovação urbana e inovação pedagógica.

Renata Gomide

Renata Gomide

Vice-Presidente de Consumer do Grupo Boticário, Renata Gomide é formada em Administração pela FAAP, em Marketing pela ESPM e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Desde 2015 no Grupo Boticário, Renata já esteve à frente da construção da marca Eudora, liderou a unidade de negócios de Quem Disse, Berenice? e ocupou a posição de Diretora Executiva de Branding e Comunicação de todas as marcas de consumo do Grupo. Em 2022, a Vice-Presidente assumiu a nova posição com a missão de continuar contribuindo na construção do melhor e maior ecossistema de beleza para o mundo. Renata foi eleita Profissional de Marketing do Ano 2022, pelo jornal Propmark e uma das homenageadas no Woman To Watch 2023.

Fernando Cesário

Fernando Cesário

Fernando Cesário é formado em Administração de Empresas, com Pós-graduação em Liderança e Desenvolvimento de Competências pelo IBMEC, Economia da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-Graduado e Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e Mestrando em Comportamento do Consumidor na ESPM. Com 25 anos de experiência profissional em grandes empresas nacionais e multinacionais, nos setores de bens de consumo, educação, saúde e mercado segurador, Cesário atuou em posições de liderança em empresas como Kimberly Clark, Hospital Israelita Albert Einstein, Grupo Fleury, SulAmérica, Unicesumar, Pearson Education e atualmente ocupa a posição de CMO na ESPM.

César Nicolau

César Nicolau

César Nicolau é formado em Administração de Empresas pela USP-SP e pós-graduado em Comunicação e Mercados pela FIA-USP.

Com mais de 20 anos de experiência profissional em Marketing e Inovação, ocupou posições de destaque em empresas como Coca-Cola Company, Whirlpool e Monsanto. Atualmente ocupa a posição de CMO na Ypê.

Em 2024 foi eleito um dos Top 10 CMOs brasileiros pela Forbes, e ao longo da carreira acumulou prêmios como ‘Profissionais do Ano da Globo’ em 2022, ‘Melhor Profissional de Mkt’ em 2023 pela Kantar, e teve diversas campanhas premiadas em Cannes, Effie entre outros.

Daniela Cachich

Daniela Cachich

Presidente Beyond Co | Ambev South America

 

Presidente de Beyond Co na Ambev América do Sul, onde comanda o Portfólio de Bebidas Alcoólicas além da cerveja (Beats, Mike’s, Vinhos) e Não-Alcoólicos (Guaraná, Pepsi, Tônica Antárctica, H2O, Gatorade e Fusion).

Daniela possui mais de 20 anos liderando negócios em empresas de bens de consumo como Unilever, Heineken e Pepsico e acumula experiências na construção de marcas e desenvolvimento de categorias, com propostas que desafiaram o status quo e impactaram positivamente a sociedade. Ocupou posições em Inovação e Marketing, em operações da América Latina e Brasil.

Membro do Conselho Consultivo do Grupo Boticário e Instituto FreeFree, uma organização social que atua em ciclos de liberdade para meninas e mulheres que sofreram violência, através de capacitações profissionais e resgate da autoestima. Daniela também atua como Membro do Conselho de Marketing do Insper.

Daniela está entre os 100 líderes com maior reputação no Brasil em pelo Ranking Merco, ocupando a 30ª posição. Está na Lista Forbes das 20 Mulheres mais influentes do Brasil e Lista dos Melhores CMOs do Brasil. Foi reconhecida como a Profissional de Marketing mais influente do Brasil pelo Prêmio M-List, Melhor Profissional de Marketing do Brasil pelo Caboré e Women to Watch pela AdAge.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.