Introdução

As nossas boas-vindas para você que agora é ESPMer!

 

Esperamos que você inicie conosco um ciclo virtuoso de aprendizagem e crescimento.
Estamos nos preparando para que a sua experiência acadêmica seja a melhor possível. Fique por dentro das principais orientações para o seu início de semestre letivo.

 

3/2/2025

Integração ESPM: Janeiro 2025

É hora de marcar na sua agenda o nosso próximo encontro antes do início das nossas aulas: a Integração ESPM.

São Paulo


Dias 28, 29, 30 e 31/01/2025
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana - SP

Rio de Janeiro


Dias 29, 30 e 31/01/2025
Ladeira da Glória, 26 – Glória - RJ

Recepção dos calouros

Campus AA


Nos dias 30 e 31/7 e 1/8, preparamos uma recepção especial na quadra, e a sua entrada será realizada pela Portaria 3, na Rua Major Maragliano, altura do n° 483.

No dia 2/8, a entrada será pela catraca principal, e nossa equipe estará no PCA, que é o nosso espaço de convivência, localizado à esquerda das catracas.

Horário de atendimento matutino: das 6h30 às 14h (5, 6 e 7/2) e das 9h às 14h (8/2)
Horário de atendimento noturno: das 17h às 20h (5, 6 e 7/2).

Campus JT


Nos dias 30 e 31/7 e 1/8, teremos uma equipe preparada para dar todo o suporte no térreo do campus JT, localizado na Rua Joaquim Távora, 1.240 – Vila Mariana.

Acesse o Portal ESPM para consultar a sua grade horária e a sala.

https://portaldoaluno.espm.br/  >> Meus Cursos >> Selecione o curso >> Minha grade

SERVIÇOS

Infraestrutura

Nosso campus foi pensado para você ter a melhor experiência em todo o seu período de estudo. Aqui, você tem a melhor infraestrutura, e nós podemos provar. Listamos os locais mais frequentados para que você fique por dentro desde já:

Horário de Aula

Matutino: das 7h30 às 13h

Vespertino: das 14h às 17h30

 

SP E POA

Noturno: das 19h30 às 23h

 

RIO

Noturno: das 18h30 às 22h50

Portal ESPM

É a plataforma que concentra todas as informações e sistemas que você precisará durante o seu curso.
O seu acesso estará disponível a partir de 1/1/2025.

PRIMEIRO ACESSO AO PORTAL ESPM

O seu primeiro acesso ao Portal ESPM deverá ser feito pelo caminho: site da ESPM (www.espm.br) > Sou aluno.

Login: informe o seu e-mail acadêmico (esse dado foi enviado para o seu e-mail pessoal)

Senha: informe o seu CEP (é o CEP que você informou durante a inscrição no processo seletivo. Coloque apenas os números).

APLICATIVOS

Busque por Portal ESPM na loja de aplicativos do seu celular ou clique no link correspondente abaixo:

Confira alguns dos serviços disponíveis:

2ª VIA DE BOLETO

No Portal ESPM, fica disponibilizada uma área referente aos assuntos do Financeiro, onde o estudante conseguirá emitir faturas e 2ª via de boleto, 2ª via de Nota Fiscal de Serviços, alterar vencimento, débito automático, Informe de Pagamentos e negociação de débitos.

 

Caminho: Portal ESPM > Home > Acesso Rápido > Financeiro

A alteração cadastral pode ser realizada no Portal ESPM, em Home > na parte superior direita da tela > Clicar na seta ao lado do seu nome > e clicar em “MINHA CONTA”. Nesta tela, o estudante poderá realizar a alteração do endereço, telefone e e-mail pessoal.

Para mudança de nome civil, social ou e-mail acadêmico, a solicitação deve ser realizada via Portal ESPM, em Home > Requerimentos > Abrir uma solicitação > Categoria: Acadêmico > Alteração de dados pessoais e comprovar via documento a alteração solicitada (em caso de nome civil).

Acesse o Portal ESPM pelo caminho: Home > Requerimentos > Abrir uma solicitação > Selecione o curso > Acadêmico > Escolha a opção Bilhete EMTU ou Bilhete Único.

No Portal ESPM, também fica disponível semestralmente o Calendário Acadêmico da ESPM.

Esse documento engloba todas as atividades acadêmicas e todos os prazos que os estudantes precisam saber.

Caminho: Portal ESPM > Home > Apoio ao Aluno > Suporte Acadêmico > Graduação > Identificar a unidade em que está matriculado > Horários e Calendário > Calendário Acadêmico.

Em Apoio ao aluno > Suporte Acadêmico > Graduação > São Paulo, você terá acesso ao Regulamento de Faltas, Regulamento de ACOM (Atividades Complementares), Calendário Escolar, entre outros.

Em Home > Acesso Rápido > Emitir Documentos. Estarão disponíveis: Declaração de Escolaridade, Histórico Escolar, Informe de Pagamentos, entre outros.

Está disponível de forma gratuita no Portal ESPM > acesso rápido > Emitir documento > clicar em emitir ao lado do nome do curso em que está matriculado > selecionar o documento que deseja emitir. 


Caso a autenticação digital não seja suficiente, você pode solicitar uma via do documento assinada por meio do Portal ESPM > acesso rápido > Requerimentos > Abrir uma solicitação > Selecionar o curso > Selecionar a categoria do document > Acadêmico > Solicitação de Documentos > Detalhes do requerimento > Selecione um motivo, onde será indicado qual documento que precisa solicitar. Na solicitação, aparecerá a descrição do documento solicitado, assim como, o valor e o prazo estimado.

Em Home > Acesso Rápido > Financeiro, estarão disponíveis a segunda via de boleto, débito automático, informe de pagamento, entre outros.

Em Home > Acesso Rápido > Histórico Acadêmico, você acompanhará as notas e frequências das disciplinas em curso e já cursadas.

Seu horário de aula estará disponível a partir de 31/7 em Meus Cursos > selecione seu curso > Minha grade.

No Portal ESPM, fica disponibilizada uma área referente aos assuntos acadêmicos, onde o estudante poderá consultar suas notas e faltas, horários de aula, calendário de aula e avaliações, etc). E em Apoio ao Aluno > documentos (manuais e regulamentos) que auxiliam.

São Paulo

O curso de Relações Internacionais possui em sua matriz curricular as disciplinas Inglês e Espanhol como parte obrigatória da formação do curso. Na primeira semana de aulas, o estudante ingressante realiza teste de nível de ambas as disciplinas, de modo a melhor acomodá-lo nas turmas disponíveis.

 

Há também a opção de dispensa da realização das disciplinas de idiomas através da entrega de certificado de proficiência. Caso o estudante possua documentação, com validade de no máximo 2 (dois) anos, das seguintes instituições: Berlitz, CEF, IELTS, TOEFL IBT, TOEIC, CAMBRIDGE, MICHIGAN ECCE or ECPE e MET (MICHIGAN), pode protocolar o documento via requerimento (www.espm.br > Acesso exclusivo para Estudantes e Professores > Login com e-mail acadêmico e senha > Acesso rápido > Requerimentos > Abrir uma solicitação > Categoria: Acadêmico > Assunto: Revisão do nível de idioma), solicitando análise de dispensa.

Rio de Janeiro

Fundamentos de Marketing – para os cursos de Administração (1º período), Cinema (1º período), Comunicação Social (1º período), Design (2º período) e Jornalismo (3º período);

Marketing Estratégico – para o curso de Comunicação Social (2º período), Design (3º período) e Jornalismo (4º período).

 

Os estudantes serão matriculados automaticamente na disciplina em português. Caso deseje cursar a aula em inglês, deverá solicitar por requerimento no portal do aluno no seguinte caminho: Home > Acesso Rápido > Requerimentos > Abrir uma Solicitação > Selecione o Curso > Categoria: Acadêmico > Inclusão de Disciplina > selecione um motivo > clique no quadrado ao lado do nome da disciplina para selecionar e incluir no anexo uma das comprovações de proficiência da língua inglesa listadas a seguir:

1) Certificado TOEFL com nota superior a NN;

2) Comprovação de que está cursando, ou cursou, até o nível avançado de um curso de inglês;

3) Ter cursado uma escola bilíngue (inglês e português) por pelo menos três anos consecutivos;

4) Ter morado em país de língua inglesa por pelo menos 2 anos.

A entrega do comprovante é obrigatória. O estudante que não entregar até a data limite de 10 de fevereiro de 2023 permanecerá matriculado na disciplina ministrada em língua portuguesa.

Informações sobre processos acadêmicos, eventos, parcerias, entre outros.

Em Apoio ao aluno > Suporte Acadêmico > Geral, você terá acesso às regras acadêmicas da ESPM, Políticas e Código de Ética.

Para solicitar ou verificar o status do requerimento solicitado, basta acessar o Portal ESPM em Home > Requerimentos > Solicitação ou Acompanhamento.


Solicitações como: movimentações acadêmicas (trancamento/cancelamento de curso, transferência de turno), movimentações de disciplinas (trancamento, disciplina extracurricular) revisão de notas devem ser realizadas por requerimento.


O prazo de retorno será informado no próprio requerimento, no momento da solicitação.

Em Home > Acesso Rápido > Requerimentos, você poderá fazer solicitações de serviços e acompanhar o andamento.

COMUNICAÇÃO

E-mail Acadêmico

Você receberá em seu e-mail pessoal as informações de acesso para seu e-mail acadêmico.

 

Este é o principal canal de comunicação da ESPM com o estudante. Todos os comunicados, convites e informações da Escola serão enviados somente para a sua nova conta de e-mail acadêmico ESPM. Como redirecionar o seu e-mail acadêmico para um e-mail pessoal:

Ele reúne as mensagens enviadas pelos professores, áreas de atendimento ao aluno e comunicações da ESPM. Acesse sempre!

AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Canvas

O Canvas é o ambiente virtual de aprendizagem da ESPM que você utilizará para acessar o material didático das disciplinas, postar trabalhos, acompanhar notas e muito mais. Para acessar o Canvas, siga os passos abaixo:

Transfer

Para você que vem de metrô, oferecemos um serviço gratuito de transfer entre a estação e a ESPM!

Campus Álvaro Alvim


O transfer é oferecido de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 23h30, e aos sábados, das 6h30 às 17h30.

Das 6h30 às 9h40 e das 18h às 20h, o ponto de embarque e desembarque é próximo à estação Vila Mariana, na Avenida Domingos de Moraes, 1.560 (em frente ao mercadinho).

Nos demais horários, o ponto de embarque e desembarque é em frente à estação Vila Mariana.

O tempo aproximado entre as vans é de 15 minutos, podendo ocorrer variações de acordo com o trânsito local.

Campus Tech


O transfer é oferecido de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 23h30, e aos sábados, das 6h30 às 17h30.

O ponto de embarque e desembarque fica próximo à estação Ana Rosa, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 65 (em frente à Caixa Econômica Federal).

O tempo aproximado entre as vans é de 15 minutos, podendo ocorrer variações de acordo com o trânsito local.

Campus Rio


O transfer é oferecido de segunda a sexta-feira, das 21h às 23h15, e aos sábados, das 15h às 17h15.

O embarque é na entrada da Villa Aymoré, com desembarque na Praça XV – Barcas.

O tempo aproximado entre as vans é de 20/25 minutos, podendo ocorrer variações de acordo com o trânsito local.

Canais de Atendimento ao Estudante

Serviços ao Estudante

Presencial: para ser atendido presencialmente em sua unidade, basta agendar conosco pelo link: https://conteudo.espm.br/agendamentos ou e-mail: [email protected]

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h.

Instagram Se Liga​

O @SeLigaNaESPM é um perfil do Instagram exclusivo para alunos ESPM. Aqui, você encontra informações importantes sobre Secretaria, seu curso, eventos, atividades e muito mais.

Conecte-se e fique por dentro do que rola na ESPM.

Importante!

Pronto, em pouco tempo, nossa equipe checará suas informações, e você poderá se atualizar com os assuntos mais importantes para sua vida acadêmica. Lembrando que o perfil divulga informações para todas as unidades (SP, RIO e POA).

Redes Sociais oficiais da ESPM

Siga os perfis oficiais da ESPM para você acompanhar as últimas novidades e conquistas da nossa comunidade, além de fotos e vídeos exclusivos dos nossos eventos e bastidores:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.