Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Comunicação e Práticas dE Consumo

PPGCOM

Comissões

O PPGCOM tem instâncias e comissões responsáveis por processos acadêmicos específicos

Colegiado de Professores: constituído pelos integrantes do corpo docente, é a instância de discussão e deliberação das estratégias e políticas do PPGCOM que se pauta pelas diretrizes do Documento da área de Comunicação e Informação da CAPES e do Planejamento Institucional Estratégico da ESPM.

 

Comissão Acadêmico-Pedagógica: de caráter consultivo e deliberativo, é composta por 4 professores do corpo permanente (presidente: coordenador do Programa; vice-presidente: vice-coordenador do Programa; 1 representante de cada uma das linhas de pesquisa) e 1 representante discente de cada uma das turmas do Mestrado e do Doutorado, escolhidos pelo próprio corpo discente, mediante votação, com data previamente marcada, mandato estipulado em um ano e renovável por mais um ano. Podem ser indicados os mestrandos e doutorandos regularmente matriculados no Programa.

 

Comissão de Bolsas: composta por 5 integrantes, sendo 1 presidente, o coordenador do Programa e  2 representantes docentes eleitos pelo Colegiado e 2 representando discentes eleitos, sendo 1 escolhido pelos mestrandos e outro pelos doutorandos.

 

Comissão Permanente do Processo Seletivo Discente: composta por todos os membros do Colegiado, sendo presidida pelo coordenador do Programa.

 

Comissão de Processo Seletivo Docente: composta por 4 membros titulares, sendo 1 o coordenador do Programa (presidente) e 2 representantes de cada uma das linhas de pesquisa, ademais, de um avaliador externo; e deverão ser nomeados 4 suplentes para esta Comissão.

 

Comissão de Internacionalização: tem 3 membros, sendo 2 representantes do corpo docente e 1 representante discente. Compete a ela o acompanhamento do plano de internacionalização do PPGCOM e dos convênios e acordos de cooperação acadêmica.

 

Comissão de Aproveitamento de Créditos: composta por 2 membros indicados pelo Colegiado e tem por finalidade a avaliação dos pedidos de aproveitamento, reaproveitamento e convalidação de créditos.

 

Comissão de Recredenciamento: composta pelo pró-reitor nacional de pesquisa stricto sensu, pelo coordenador do PPGCOM e por 1 avaliador externo.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.