Adrian Kemmer Cernev

Adrian Kemmer Cernev

Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de São da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV).

Participa atualmente em projetos de pesquisa sobre inovação tecnológica, meios de pagamento, open banking, criptomoedas e blockchain; e TI para o Desenvolvimento (ICT4D). Foi visiting scholar na University of California at Berkeley entre 2015 e 2016, junto à School of Information (iSchool). Tem experiência docente na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fundação Getulio Vargas (FGV), Insper, Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Law Concept Academy – Educação e Centro Universitário da FEI. É Coordenador da divisão acadêmica de casos de ensino da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD). Desde 2013 é membro do grupo de especialistas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), subordinado ao NIC.br / CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), que apoia a realização das pesquisas TIC Domicílios e TIC Empresas no Brasil. Tem experiência profissional executiva e consultiva em empresas de tecnologia e conhecimento, atuando nas áreas de tecnologia de informação, telecomunicações, marketing e estratégia empresarial.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.