Erica Botolotte

Professora Erica Bortolotte

Líder em Customer Experience com experiência em gestão de equipes, design de jornadas e estratégias centradas no cliente. Atualmente, lidera na RD Station iniciativas de mapeamento de jornadas, educação de clientes e geração de insights estratégicos, colaborando com áreas como Produto, Marketing e Customer Success para impulsionar resultados e valor ao cliente.

Sua trajetória inclui passagens por empresas como Wellhub (antigo Gympass) e Ten Lifestyle Group, onde foi responsável pela implementação de estratégias de melhoria contínua, gestão de métricas como NPS e CSAT, alcançando melhorias em satisfação e eficiência operacional. Combinando metodologias ágeis e análise de dados para transformar desafios em oportunidades, liderou projetos que levaram a prêmios como Cliente SA e Customer Summit Awards.

Fora do ambiente corporativo, é mãe, apaixonada por rock, vôlei e Fórmula 1, sempre em busca daquele desafiador equilíbrio entre conquistas profissionais e realizações pessoais.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.