Isabella Perrotta

Isabella-Perrotta

Designer e Historiadora, atua em Projeto, Pesquisa, Curadoria e Ensino. Doutora em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getulio Vargas RJ (2011); mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004); especialista em Ergonomia pela Fundação Getulio Vargas RJ (1984); Designer pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), com habilitações em Design Gráfico e de Produto. Exerce o magistério superior desde 1987, atuando em cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu e extensão. Atualmente é Professora Adjunta II na ESPM-Rio, onde é coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa/MPGEC e professora do mesmo mestrado e dos cursos de Design, e de Publicidade e Propaganda. Ainda na ESPM desenvolve o projeto Memórias do Design que consiste numa plataforma de conteúdo e banco de depoimentos orais, disponível em: https://memoriasdodesign.espm.br/. É integrante dos grupos de pesquisa: HisTur, vinculado à UFF, LEMBRAR, vinculado ao MPGEC/ESPM-Rio, ambos registrados no CNPq, e Rede Iberoamericana de Economia Criativa. Tem textos de referência sobre a representação do Rio de Janeiro e a história do turismo na mesma cidade, e é autora dos livros: O perfil do Rio: grafismo de representação de uma cidade naturalmente gráfica, Sextante, 1998; Tipos e Grafias, Senac Rio e Viana & Mosley, 2005; Victor Burton, Viana & Mosley, 2006; O perfil do Rio continua lindo: novas reflexões à luz de mudanças recentes, Hybris Design, 2013; Promenades do Rio: a turistificação da cidade pelos guias de viagem de 1873 a 1939, 2015; além de ser organizadora de livros e autora de capítulos em diversas publicações.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/0405484529521542

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.