João Gomes

Professor João Gomes

João Carlos Carvalho Gomes, conhecido por João Gomes, é um profissional que atua há 34 anos no mercado. Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Ruy Barbosa, é pós graduado em Marketing pela Unifacs e em Empreendedorismo de Negócios pela ESPM. Por cerca de 10 anos trabalhou no segmento de telecomunicações onde foi Gestor de Marketing e Assessor de Planejamento da Diretoria; teve carreira consolidada no segmento de comunicação e mídia como Executivo. Por cerca de 22 anos trabalhou na Rede Bahia (maior grupo de comunicação do N/NE) onde foi Diretor Executivo; foi Diretor Global de Marketing da Braskem em São Paulo; foi Superintendente do Grupo Aratu/SBT na Bahia. Atualmente é Diretor de Novos Negócios da Zum Brazil Eventos; é Sócio Diretor da Bem Querer Consultoria e Vice-presidente da ABMP (Associação Baiana do Mercado Publicitário – entidade que também já presidiu). Tem capacitações em PNL; Reengenharia de Processos e Qualidade Total. Atua voluntariamente como Conselheiro no Instituto de Cegos da Bahia; no Museu Carlos e Margarida Costa Pinto; no Centro Cultural da Igreja da Graça e é benemérito na Organização do Auxílio Fraterno

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.