Pedro Casemiro

Professor Pedro Casemiro

Bacharel em Engenharia Elétrica, com especializações em Engenharia do Meio Ambiente pela UFRJ, Engenharia de Segurança do Trabalho – UCAM/UnB, Marketing e também Comunicação Organizacional Integrada, pela ESPM Rio.
+30 anos de experiência, sendo 26 anos em multinacionais (Shell Brasil e TotalEnergies EP Brasil) e setor público no BNDES. Grande experiência no desenvolvimento e implementação de estratégias de articulação e advocacy em fóruns da indústria e do setor privado, destacando-se a área de Sustentabilidade / ESG com práticas em gestão de resíduos, clima, direitos humanos( diversidade e inclusão, trabalho análogo à escravidão), relações sindicais e ética corporativa. Atuou também em compliance e gestão e comunicação para Crises. É especialista em “Issues Management” /prevenção de riscos reputacionais.
Nos últimos anos, tem se dedicado à consultoria em gestão da comunicação estratégica, relacionamento institucional e Diagnóstico & estratégia para o tema ESG

Faço parte do HUB de ESG

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.