Marcelo Zorovich

Professor Marcelo Zorovich

Faz pós-doutorado no Swiss Institute of Management and Innovation (Suiça, 2023), onde também é professor no curso de mestrado. É Doutor em Relações Internacionais (USP), com mestrados nas áreas de Administração (ESPM), Economia Política Internacional (University of Miami) e Relações Internacionais (Université Laval, Québec, Canada). Tem MBA pela FEA-USP e graduação pela ESPM no curso de Comunicação Social e Marketing. Foi Coordenador Acadêmico dos cursos de graduação em Relações Internacionais (R.I.) e Administração entre 2017 e 2022, na ESPM/SP., assim como da área de Carreira e Mercado (Cintegra) entre os anos de 2017 e 2019. É professor nos cursos de Relações Internacionais, Comunicação e MBA na mesma instituição. Foi professor em programas internacionais, além do MBA na Fundação Dom Cabral e Fecap. É membro do Conselho da Fundação Visconde de Porto Seguro. Contribui com projetos de disciplinas eletivas internacionais em escolas de SP. Além da área acadêmica, trabalhou durante quase 20 anos, como executivo, em empresas multinacionais nas áreas de pesquisa de mercado (Nielsen e Kantarworldpanel) e gestão de negócios internacionais, com atuação principalmente em países na América Latina, no Canadá e nos EUA, além de outras experiências internacionais com e em países como Inglaterra, Israel , Índia e China. É membro do Grupo de Estudos e Negócios Brasil-Croácia e faz parte do grupo de docentes do EU Green – Cátedra Jean Monet ESPM.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/7587470870368464

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.