Ricardo Fagundes Leães

Ricardo_Fagundes_Leães

Professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Analista da Assessoria de Cooperação Técnica Internacional do Estado do Rio Grande do Sul. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Relações Internacionais e Mestre em Ciência Política pela mesma instituição, onde foi bolsista voluntário do Prof. Dr. Paulo Vizentini, em um grupo de pesquisa sobre as relações entre a China e a África

Posteriormente, tornou-se bolsista do CNPq do Prof.Dr. André Reis, quando passou a estudar os Next Eleven. Desde então, sua principal párea geopolitica dos recursos naturais . Entre 2014 e 2018, trabalhou como Analista Pesquisador em Relações Internacionais  da Fundação de Economia e Estatistica (FEE).

Em 2017 foi professor Substituto de Realções Internacionais da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Lattes

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.