Rose de Melo Rocha

sao-mestrado-prof-rose-melo-rocha
Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP com pós-doutorado em Ciências Sociais/Antropologia na PUCSP. É professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM/SP, onde também atuou como Coordenadora (janeiro de 2011 a fevereiro de 2015). Tem experiência no estudo e no ensino da relação entre imagens e imaginários, da história da interface comunicação e consumo,dos processos de celebrização e de comunicação urbanos, das teorias da comunicação e da mídia. Dedica-se à investigação das culturas juvenis e urbanas brasileiras, atualmente sob dois enfoques prioritários: 1) relação entre ativismos, politicidades, audiovisibilidade e entretenimento, com ênfase em questões raciais, geracionais e de gênero; 2) relação entre expressões estéticas, comunicação e consumo, com ênfase em experiências e formas dissensuais e desviantes . Recebeu o Prêmio Intercom/1999, conferido à melhor tese de doutorado brasileira em comunicação defendida em 1998. Foi coordenadora do GP “Comunicação e Culturas Urbanas” da INTERCOM (2009-2013). É Coordenadora do GT Comunicação, consumo e novos fluxos políticos: ativismos, cosmopolitismos, práticas contra-hegemônicas, do COMUNICON. Foi vice-coordenadora do GT Imagem e imaginários midiáticos, da COMPÓS. Participa desde 2009 da rede de investigação do Grupo de Trabalho CLACSO Juventudes y infancias, do qual foi uma das fundadoras . Foi editora da E-Compós de março de 2008 a março de 2011 (Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação). Tem livros publicados em co-autoria e diversos artigos em revistas acadêmicas, do Brasil e da América Latina, sobre os seguintes temas: estudos sobre juventude; estudos sobre comunicação e gênero, ativismos, politicidades e expressões estéticas, teorias da imagem; da comunicação e do consumo. Atua como consultora ad hoc de agências de fomento.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/2514554478091432

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.