Meeting ESPM de Trade Marketing – Novas Fronteiras, Mercados e Desafios

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NOVAS FRONTEIRAS, MERCADOS E DESAFIOS

Agenda:

8h – Welcome coffee

8h30 – Abertura

9h – Início das palestras

11h15 – Intervalo

11h50 – Retorno das palestras

15h20 – Encerramento

Na versão presencial, na ESPM Tech, o evento contará com uma programação de palestras, mesas-redondas e experiências para networking e imersão entre os participantes. Na versão online, o conteúdo das palestras e mesas-redondas será transmitido ao vivo no Zoom para os participantes.

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Inscrições presenciais encerradas

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Programação detalhada:

8h30 – Abertura
Professor Marcelo Ermini


Marcelo Ermini

Caio Bianchi


Caio Bianchi

ina barreto


Iná Barreto

Mestrado em Comportamento do Consumidor e MBA em Gestão Empresarial pela ESPM, São Paulo. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi e carreira executiva em grandes empresas nacionais e internacionais do mercado de consumo, nas áreas de Marketing, Vendas e Trade Marketing. É professor e Coordenador da Pós-graduação Lato Senso e do Hub de Trade Marketing da ESPM, e Diretor de Comunicação, Marketing e Pesquisa da ANAMBA – Associação Nacional dos MBA.

Caio Bianchi é doutor em inovação internacional (ESPM e Università degli Studi di Padova), mestre em gestão internacional (ESPM), especialista tecnologia aplicada à educação (Full Sail University), em negociação internacional (UAM) e bacharel em relações internacionais (UAM).

É diretor acadêmico de educação continuada e docente titular na ESPM, professor e orientador convidado de educação executiva na Università degli Studi de Padova (Itália), pesquisador e consultor nas áreas de gestão da criatividade e gestão de projetos de inovação, cultura organizacional inovadora, internacionalização de empresas, empreendedorismo, inovação urbana e inovação pedagógica.

Doutora em administração de Empresas pela FEA-USP (2015), mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP (2007). Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação (2003) e especialização em Marketing Direto pela ABEMD (2004).

 

Atualmente é docente na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) nas disciplinas de Fundamentos de Marketing, Pesquisa de Mercado, Comunicação de Marketing, Marketing Estratégico e Planejamento de Negócios. Atua também como coordenadora dos cursos de MBA em Marketing e Pós Graduação em Gestão Empresarial e Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing.

Wagner Cerqueira

Trade Marketing e a Verdadeira Inclusão

Wagner Cerqueira

Atuou por mais de 20 anos em companhias, como: IBM do Brasil, Redecard, Semp Toshiba, Natura, Dow e LongPing HighTech. Passando por áreas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), Marketing e Franquias. Hoje é Consultor de DE&I, empreendedor social co-fundador da Rede de Profissionais Negros, onde promove a diversidade e a representatividade no mercado de corporativo. Atua também como empreendedor no setor da moda com propósito, por meio da Identidade Negra, uma marca que busca aliar moda com identificação, representatividade e iniciativas sociais que transformam positivamente a sociedade. Graduado em Marketing na Universidade Anhembi Morumbi, Mestre em Administração pela ESPM, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Executive MBA na Fundação Dom Cabral. Professor orientador do MBA USP/Esalq e Professor Convidado da Fundação Dom Cabral.

Luis Pavão

Desafio da Expansão para Mercados Internacionais

Luis Pavão
Infracommerce

Co-fundador e membro do conselho, com participação ativa no IPO da maior empresa de Fullcommerce da América Latina. Possui mais de 20 anos de experiência no mercado digital e em operações de varejo.

Thomaz Machado

Inteligência Como Matriz do Crescimento

Thomaz Machado
Scanntech

Executivo com mais de 20 anos de expertise no mercado de bens de consumo, é atualmente CEO Brasil na Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo & indústria, com a maior cobertura a nível ticket no mundo.

Em seu histórico, atuou na AB Inbev em Nova York por 8 anos, liderando estratégias globais de trade marketing e operações digitais como VP. Destacando-se como co-fundador do BEES, plataforma B2B presente em 22 países, impulsionando transações anuais de 30 bilhões.

Anteriormente, desempenhou papéis-chave na AmBev ao longo de 12 anos, nas áreas de marketing, vendas, novos negócios e tecnologia.

Tania Zahar Miné tem mais de 30 anos de experiência em grandes empresas como Unilever, Johnson & Johnson, Flora, Santher e Kimberley-Clark atuando em posições executivas nas áreas de Marketing, Trade Marketing e Vendas. Mestre em Comunicação e Consumo do PPGCOM da ESPM, cursou Publicidade e Propaganda a ECA-USP, CEAG com ênfase em finanças na FGV e MBA na Fundação Dom Cabral. Atualmente é diretora da Trade Design e professora de Pós-Graduação na ESPM

Professor Marcelo Ermini

Marcelo Ermini

Coordenador da Pós-Gradução ESPM-SP

Mestrado em Comportamento do Consumidor e MBA em Gestão Empresarial pela ESPM, São Paulo. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi e carreira executiva em grandes empresas nacionais e internacionais do mercado de consumo, nas áreas de Marketing, Vendas e Trade Marketing. É professor e Coordenador da Pós-graduação Lato Senso e do Hub de Trade Marketing da ESPM, e Diretor de Comunicação, Marketing e Pesquisa da ANAMBA – Associação Nacional dos MBA.

Tania Zahar Miné tem mais de 30 anos de experiência em grandes empresas como Unilever, Johnson & Johnson, Flora, Santher e Kimberley-Clark atuando em posições executivas nas áreas de Marketing, Trade Marketing e Vendas. Mestre em Comunicação e Consumo do PPGCOM da ESPM, cursou Publicidade e Propaganda a ECA-USP, CEAG com ênfase em finanças na FGV e MBA na Fundação Dom Cabral. Atualmente é diretora da Trade Design e professora de Pós-Graduação na ESPM

Eduardo Jaime Martins

Trade no Canal Varejo e as Oportunidades no Retail Mídia

Eduardo Jaime Martins
SA+Trade

Mais de 15 anos de experiência com trabalhos focados no Varejo, é Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Marketing. É CEO da SA+ Trade, Empresário e Conselheiro da Associação dos Amigos do HC. Já atuou nas empresas MegaMidia Group, SoftCine Produções, Pensatta Propaganda, Guerra Propaganda, foi Diretor de Marketing do Coritiba Foot Ball Club, além de Superintendente da Itaipu Binacional. Dentro do associativismo foi diretor de relações públicas do Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná (Sinapro/PR), Vice-Presidente e membro do Conselho Político da Associação Comercial do Paraná. Na ADVB-PR (Associação dos Dirigentes e Vendas e Marketing do Brasil – seção Paraná), além de diretor, coordenou a premiação Top de Marketing no ano de 2015 e assumiu a Presidência Executiva da instituição de 2016 a 2019 e a Presidência do Conselho Deliberativo até março de 2022.

Romano Pansera

Como Trade Potencializa a Participação em Feiras de Negócios

Romano Pansera

Carlos Romano Goelzer Pansera é titular da Cadeira 35 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos/RS, possui MBA em Estratégia e Gestão de Supermercados pela EAESP/FGV, além de cursos de extensão na Cornell University e University of Florida. Possui especialização em Marketing pela FAAP e Madia Marketing School. Foi certificado pelo Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da Fundação Dom Cabral e pelo Startse Board Program da Startse Univesity. É referência internacional em consultoria de varejo, trade marketing, feiras e eventos. Membro do Conselho do POPAI BRASIL, ADVB e SBVC. Fundou a RPWORKS, RETAIL EXPERIENCE, PEQMED COWORKING DE VENDAS, EVENTORIA.COM.VC e a PROMOVISÃO. Planejou, promoveu, comercializou, produziu e organizou várias feiras e eventos, como ABAD, ABAV, ABRAS, BRASIL CYCLE FAIR, ENA, ENIC, CONGRESSO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, CONGRESSO ECR BRASIL, ECOS, EXPONOR, SUPERMINAS, SUPERRIO, SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE RFID, entre outros. Promove e organiza Viagens Técnicas Internacionais com a marca RETAIL EXPERIENCE. Por décadas, desenvolveu campanhas de marketing para os maiores shoppings de São Paulo e projetos de trade para grandes empresas como AMBEV, BRINK’S, CARREFOUR, COTY, GPA, HYPERMARCAS, KRAFT, M. DIAS BRANCO, NESTLÉ, NÍVEA P&G, PHILIPS, VULT, WALMART etc. Participa constantemente de grandes feiras internacionais, como ANUGA, ANTAD, CES, CONSUMER ELECTRONICS SHOW HONG KONG, EUROSHOP, FMI, FRUIT ATTRACTION, FRUIT LOGISTICA, GLOBALSHOP, GULFOOD, NRF BIGSHOW, PMA, SIGN CHINA EXPO, MILÃO EXPO, SIAL, entre outras, trazendo novidades para seus clientes e para as entidades nas quais participa como associado ou como conselheiro. Por 35 anos foi responsável pelo planejamento, promoção, comercialização, produção e organização da maior feira de supermercados do mundo, a APAS SHOW.

Fernando Suzuki

A Implantação de Trade Marketing em Mercados Especializados

Fernando Suzuki
Premier Pet

Executivo da área de Marketing, médico Veterinário (USP), com carreira profissional com foco nas áreas de Trade Marketing e Marketing de Produtos. + 20 anos de experiência na área de Marketing, construídos em empresas Nacionais e Multinacionais como Procter & Gamble, Novartis e Premier Pet.

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Apresentação da Startup Destaque do Meeting ESPM de Trade Marketing

Tania Miné
Professora da Pós-Graduação ESPM

Tania Zahar Miné tem mais de 30 anos de experiência em grandes empresas como Unilever, Johnson & Johnson, Flora, Santher e Kimberley-Clark atuando em posições executivas nas áreas de Marketing, Trade Marketing e Vendas. Mestre em Comunicação e Consumo do PPGCOM da ESPM, cursou Publicidade e Propaganda a ECA-USP, CEAG com ênfase em finanças na FGV e MBA na Fundação Dom Cabral. Atualmente é diretora da Trade Design e professora de Pós-Graduação na ESPM

Marcelo Pimenta nova


Professor Marcelo Pimenta

Alexandre Marquesi


Alexandre Marquesi

Sócio Fundador da Art&Company Propaganda e Merchandising, em 1984, uma das agências pioneiras do marketing promocional do Brasil, atendendo grandes clientes: Alpargatas, Nestlé, Marisol – (cocriador da marca e personagens Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre), Souza Cruz, Lacta, Johnnie Walker, Marlboro, Alcantara Machado Feiras e Eventos, Lloyds Bank, Basf, Grupo Talent, McCann, entre outros. Sua agência foi adquirida em 2001 pelo Grupo Talent – que recentemente também foi adquirida pela Publicis Groupe, uma das três maiores empresas de exploração de publicidade no mundo.

Ministrou mais de 200 palestras proferidas em Associações, Entidades de Classe, Universidades etc. 

Especialista e generalista nas áreas de Comunicação e Marketing com foco no marketing in store, nas experiências de compra, no trade, no B2B, no incentivo as vendas administrando cases com mais 20.000 representantes comerciais autônomos, 65.000 varejos, 200 atacados etc.

Conquistando por suas Agências mais de 200 prêmios nacionais e internacionais nas áreas de Comunicação, Marketing Promocional, Trade, entre outras.

Principais Atuações no mercado como:

– Vice-Presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional 1995~1997 e 1997~1999

– Membro Fundador do POPAI Brasil – The Global Association for Marketing at-Retail 1998

– Vice-Presidente de Marketing do POPAI Brasil 1998~2000

– Presidente do POPAI Brasil 2000~2002

– Presidente do Conselho do POPAI Brasil 2002~2004

– Ex-Membro do POPAI Global Leadership Council Meeting – The Global Association for Marketing at-Retail.

– Membro da Comunidade IA Generativa no Varejo 2024

– Coordenador da Comunidade de IA Gen.do Varejo e Visual Merchandising 2024

– Sócio da Retail2Engage desde 2022

Conhecido como o descomplicador criativo. Professor, palestrante e empresário é apaixonado por empreendedorismo, criatividade e inovação nos negócios. Jornalista, especialista em marketing, mestre em planejamento estratégico, consultor credenciado ao Sebrae Nacional, único representante brasileiro no Conselho Acadêmico NetExplo, junto a Unesco, em Paris, entre 2014 e 2023.

Professor de criatividade e inovação nos principais cursos de pós-graduação do país incluindo a ESPM/SP, Esalq/USP entre outros centros de ensino. Foi o criador do Laboratório de Startups da ESPM e do 1o curso brasileiro sobre Inteligência Artificial aplicada ao Design Thinking. Tem 30 anos de experiência em gestão de projetos e produção de conteúdo para as mais diferentes plataformas. É autor do recém-lançado livro “Economia da Paixão – Como viver mais e melhor fazendo o que ama”.

– Doutor em Comunicação com o Mercado com foco em comportamento digital em redes sociais, pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo Metodista, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – Pontifícia Universidade Católica, Pós graduado em Estratégia de Internet e CRM pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo. 
Atualmente professor da pós-graduação da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mais de 24 anos de experiência em Internet, com ênfase em Comunicação nos meios digitais. 

 

– 30 anos de experiência profissional trabalhando com gestão de CRM, Omnichannel, BI, Dados e Analytics, hoje HEAD DE DATA INTELLIGENCE DA DRIVEN.CX e atuante em grandes empresas brasileiras e multinacionais, algumas das quais incluem GROUP ACCOR – TICKET, STANDARD OGILVY & MATTER INTERACTIVE, ITAÚ/UNIBANCO S.A., ABN AMRO BANK , IBM BRASIL, VIVO/TELESP SP (Telecomunicações) e IPT/USP (Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade de São Paulo).

– Desenvolvimento de plano estratégico de lançamento de produtos, desenvolvendo campanhas publicitárias e ações de marketing incluindo business-to-business, publicidade, promoções de franquias.

– Desenvolvimento de planos de ação para atividades de Marketing Direto, Merchandising e Promocionais para clientes atacadistas e consumidores finais.

– Suporte às atividades de marketing no pré e pós-venda para clientes e varejistas.

– Planejamento e desenvolvimento de estratégias de marketing para campanhas de incentivo às equipes de vendas.

– Gestão e negociações com fornecedores de marketing e publicidade

 

Especialidade: RESULTADOS

– Desenvolvimento e Consultoria de E_COMMERCE;

– Desenvolvimento de Consultoria de Data Science e Big Data

– Desenvolvimento de planos de comunicação, CRM e business intelligence.;

– Criação e implantação de segmentação de cluster na internet;

– Desenvolvimento de programas de relacionamento na internet;

– Desenvolvimento de ações de Cross e Up Selling;

– Criação de todo tipo de campanhas na internet;

– Segmentação de clientes (Firamid de Pareto – 80/20);

– Identificação de clientes por marca e produto;

– CRM Analítico – Criação e implementação;

Uma parceria ESPM e:

logo francal
logo infracommerce
logo scanntech
logo premierpet
logo SA+ Trade

Rua Joaquim Távora, 1.240

Vila Mariana - São Paulo

0800 607 3777

De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h

Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 7h às 23h
Aos sábados, das 7h às 17h

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.