Pode consumir. Pode gostar. Dinâmicas Prescritivas de Consumo Cultural e Juízos Estéticos nas Mídias Sociais
MESTRADO E DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO
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A aula terá como tema algumas controvérsias em torno do consumo cultural que vêm resultando em posicionamentos nas redes sociais digitais de defesa de posições prescritivas sobre o que se pode ou se deve consumir e gostar. Serão relatados alguns casos recentes – nos campos do cinema, da música e da literatura – em que foi possível identificar tentativas de controle dos discursos críticos e também tentativas de interdição ao consumo das próprias obras, inviabilizando posições dissensuais e resultando em juízos prescritivos sobre o que se pode/deve consumir e como. Do filme da Barbie a polêmicas na MPB, essas intervenções parecem pressupor que o acesso a determinados produtos artísticos e culturais causa "danos" a um público imaginado, que deveria ser poupado ou alertado sobre o "perigo" desse consumo, demonstrando falta de crença na autonomia intelectual dos sujeitos em seus processos de escolha e juízos acerca do que consomem.
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PALESTRANTE(S)
Gabriela Almeida
Professora
Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS), com estágio na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (PÓSCOM-UFBA). Integra a diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), na gestão 2019-2021, e coordena o Grupo de Pesquisa Estéticas, Políticas do Corpo e Gêneros na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Faz parte também da Latin American Studies Association (LASA) e da rede de pesquisadores e artistas Radical Film Network (RFN). É autora do livro “O ensaio fílmico ou o cinema à deriva” (Ed. Alameda, 2018) e co-organizadora da coletânea “Comunicação, estética e política: epistemologias, problemas e pesquisas” (Ed. Appris, 2019). Atua na
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