Relacionamento com imprensa ainda funciona?

CURSO: MASTER EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL TRANSMÍDIA

Online

Vivencie a ESPM

Muitos acham que um assessor de imprensa abre todas as portas nos veículos de comunicação. Será mesmo? O dia a dia de um jornalista ou de um profissional que tenha a responsabilidade por relacionar-se com jornalistas não é simples. Normalmente, trata-se de um profissional repleto de muitas informações e muita ansiedade. Afinal, relacionar-se com a imprensa é estar entre a cruz e a caldeirinha, ou seja, entre o desejo por ter produtos e serviços divulgados pela empresa assessorada, de um lado, e, por outro, a pauta cheia de pegadinhas que vem de jornalistas quase sempre não amigáveis. Como então conciliar estas duas necessidades? Mais ainda: como criar as condições para ocupar espaços editorais num ambiente onde o jornalismo tradicional é cada vez mais restrito? Nessa conversa, vamos fazer um overview do cenário dos veículos de imprensa versus as áreas de comunicação e como as redes sociais mudaram completamente a forma de trabalho.

Inscreva-se!

Palestrante:

Marcio Riscala

Marcio Riscala

Jornalista especializado em comunicação empresarial com 37 anos de experiência em cargos de direção em comunicação corporativa. Atuou na Sabesp, Telefônica e Vivo e tem larga experiência em gerenciamento de crises, inclusive, como porta-voz. Foi repórter na rádio Jovem Pan de São Paulo e professor de graduação e pós-graduação na ESPM. Foi responsável por elaborar estratégias de comunicação e planos de ação com formadores de opinião e jornalistas especializados. Atuou em comitês de crise. Atualmente, é sócio-diretor da Contactus e consultor especialista em comunicação corporativa.

Karin Müller

Karin Müller

Coordenadora do curso

Graduada em Comunicação Mercadológica (Metodista/FAPESP), Mestre e Doutora em Comunicação Social (Metodista/CNPq). Atuou em projetos de comunicação nos grupos midiáticos Rede Bandeirantes e Grupo Globo. Tem experiência na área de marketing e na área de treinamento de equipes. É líder do Global Business Program no Brasil, um projeto na área de marketing e business em parceria com universidades estrangeiras (EUA, China, Bélgica e Holanda). Docente em cursos de graduação e pós-graduação em instituições como ESPM, Metodista e FESPSP. Docente estrangeira na Wuhan University of Science and Technology e na PXL University of Applied Sciences and Arts. E atualmente é coordenadora dos cursos de pós-graduação Comunicação Empresarial Transmídia e Mediação e Resolução de Conflitos, na ESPM.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.