Tecnologia & ESG

CURSO: MASTER ESG NA PRÁTICA

Online

Vivencie a ESPM

Diante das transformações no mundo dos negócios, impulsionados pela Agenda ESG, a tecnologia pode ser uma importante aliada.
Venha conhecer tendências de como a tecnologia pode contribuir para a Gestão ESG nas organizações.

Inscreva-se!

Palestrantes:

Professor Paulo Borba

Paulo Henrique Borba

Doutorando em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Mestre em Engenharia pela PUC-Rio. Especialista em Ciência da Computação pela COPPE-UFRJ. Bacharel em Matemática e Ciência da Computação pela UFRJ. Fundador da EjCM, 1a Empresa Júnior de Informática (TI) da América Latina na UFRJ. A EjCM foi também a 1a Empresa Júnior da UFRJ e a 1a Empresa Júnior do Estado do Rio de Janeiro. Sócio-Fundador do 1o Cyber Café profissional de São Paulo, em parceria com a Sun Microsystems e o restaurante Bar des Arts. Sócio-Fundador da NetCompany, um provedor de serviços internet (ISP), presente no mercado desde 1996. Em 2002, entra na carreira docente (presencial e EAD) em cursos de graduação em Ciência da Computação. Em 2009, amplia a docência nos MBAs Executivos do Ibmec como professor de Empreendedorismo. Professor EAD na FGV – Fundação Getúlio Vargas. Entra em 2019 na ESPM no Master em Big Data aplicado ao Marketing como professor de Estatística, Decisões Empresariais e Empreendedorismo (TCC) e no Master em Economia Comportamental como professor de Ética e Sustentabilidade.

Daniel Mayo

Daniel Mayo

Daniel Mayo é sócio da Mangue Tech, startup de tecnologia que simplifica e automatiza a gestão ESG e jornada de descarbonização de organizações de todos os portes e setores. Responsável pela estratégia de growth da startup e parcerias. Engenheiro pela USP e com MBA pela FGV, acumula mais de 25 anos de experiência como executivo no setor de tecnologia. Liderou as estratégias de crescimento na Linx para grandes contas no Brasil e na América Latina.

Professor Pedro Rivas

Mediação: Pedro Rivas

Coordenador do curso

Pedro Rivas é Doutor (Rennes School of Business, França), Mestre em Administração (FGV), Pós-graduado em Comunicação Empresarial (ESPM) Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela UCSal. Coordenador e professor no curso de pós-graduação Master ESG na Prática: Princípio, Cultura e Estratégia (ESPM), professor da disciplina Environmental, Social and Governance (ESG), no MBA de Marketing (ESPM), e da Disciplina Multicultural Business no Master em Business Transformation (ESPM).
É Curador do Hub ESG Change da ESPM, contribuindo para a curadoria e organização da temática na escala, na extensão, pós, entre outros projetos. É Professor de Governança no Instituto Europeo di Design (IED), e professor convidado de Ética para Consultoria de Negócios no MBA do SEBRAE.
Em 2023 foi selecionado para ministrar Workshop sobre Modelos de Negócio ESG, na Global Responsibility Week 2023 em Nottingham (Inglaterra).
É Multiplicador B, foi certificado por 15 anos como Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI), certificado pelo GRI (Global Reporting Initiative) para Relatório de Sustentabilidade (Normas 2021), e pelo IFRS em Relato Integrado (2023).
Atuou no setor de energia por aproximadamente 20 anos, nos campos da responsabilidade social, comunicação integrada, cultura organizacional e experiência de marca e branding.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.