AULA ABERTA

Marcas e economia da experiência em tempos de IA

Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing

Online

Vivencie a ESPM

Nesta aula aberta, as Professoras Priscila Sastre e Carolina Cavalcante discutirão a convergência entre a busca de relevância pelas marcas, a demanda por experiências memoráveis pelos consumidores e as mudanças tecnológicas que exercem impacto sobre essa dinâmica.


Diante do exposto, as marcas buscam permanecer competitivas e relevantes, e, para isso, entendem que precisam manter seus clientes engajados e construir relacionamentos duradouros, como forma de manutenção de suas posições competitivas.


Nesse contexto, a economia da experiência, conceito cunhado por Pine e Gilmore ainda no final da década de 1990, ganha relevância e novos contornos, a fim de adequar as demandas do consumidor contemporâneo, que demonstra expectativas de relacionamento mais experiencial e personalizado com as marcas, ao mesmo tempo que cobra valores de práticas éticas e sustentáveis.


Além disso, a jornada do cliente ganhou um ingrediente a mais de complexidade, adicionado pelas mudanças na tecnologia, que refletem a necessidade urgente das marcas de navegar nas novas realidades da interação digital, incluindo os distintos usos das IAs e ambientes virtuais, em busca de performance positiva e, consequentemente, manutenção da vantagem competitiva.


Se você se interessa pelas oportunidades e desafios da gestão de marcas que se apresentam ao profissional de marketing contemporâneo, não deixe de participar desse bate-papo!

Palestrante:

Carol Cavalcante

Carolina Cavalcante

Doutoranda em Administração pela FEA (USP), na linha de pesquisa em Marketing. Possui Mestrado e Graduação em Gestão do Turismo (UFRN).

Possui experiência no desenvolvimento de análises de mercado, estratégias e insights inovadores para o crescimento de negócios. Atuou nos setores de varejo, serviços e tecnologia, em empresas B2B e B2C, onde realizou projetos de pesquisas qualitativas e quantitativas em todas as etapas do seu processo.

Atualmente, trabalha como Analista de Pesquisa de Mercado (Ipsos) com foco em estudos de saúde de marca e é professora na ESPM, FIA e no MBA USP ESALQ.

Coordenadora do curso:

Professora Priscila De Nadai Sastre

Priscila Sastre

Doutora em Administração pela FEA-USP, mestre em Administração pela PUC-SP e bacharel em Turismo pela UVV. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando nos seguintes temas: comportamento do consumidor, planejamento de marketing e marketing internacional.

Possui experiência em consultoria na área de marketing internacional, com passagem na APEX-Brasil.

Atualmente, é coordenadora e professora de cursos na área de Marketing e empreendedora no setor da moda.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.