ESPM > Blog >

Networking na faculdade: construa conexões na pós-graduação

Professor da ESPM dá dicas para pós-graduandos construírem uma rede de contatos profissionais na universidade ao longo do curso e como mantê-la por anos

 

Durante a pós-graduação, colegas e professores são, muitas vezes, profissionais experientes, ocupando cargos em empresas e instituições de variados perfis ou donos de seus próprios negócios. Essas conexões podem ser especialmente valiosas, trazendo diferenciais para o networking na faculdade, como troca de conhecimentos, orientações, acesso a informações exclusivas, oportunidades de trabalho e colaborações, entre outros.

 

“Um dos erros mais comuns em relação ao networking é fazer contato com suas conexões apenas quando se precisa de ajuda. A construção de uma rede sólida deve ser um processo contínuo, onde a pessoa oferece valor e constrói uma reputação positiva antes mesmo de precisar de apoio”, explica Giancarlo Alcalai, professor do MBA Executivo em Marketing da ESPM e sócio da Boyden, consultoria de busca por executivos.

 

Confira as dicas do especialista para fazer networking durante a pós-graduação e criar conexões genuínas e duradouras.

 

1 – Interaja com colegas e professores

Não importa se sua pós-graduação é presencial ou EAD (Ensino à Distância), simplesmente interaja com seus colegas e professores. São eles que formam a base inicial do seu networking acadêmico. Além disso, vocês podem vir a ser colegas de trabalho, parceiros em futuros projetos ou facilitadores de novas conexões, entre outros benefícios.

 

2 – Faça contato com alunos de outros cursos

Além de fazer novas conexões, aproximar-se de alunos de outros cursos é importante, pois essa troca pode abrir perspectivas sobre como funcionam outros segmentos do mercado. Algo valioso para quem deseja ou já está em transição de carreira.

 

3 – Participe de projetos acadêmicos e colaborativos

Ao trabalhar em projetos com colegas, professores ou até profissionais convidados, você tem a chance de demonstrar suas habilidades, seu profissionalismo e comprometimento, além de trocar experiências. Isso pode reforçar sua reputação como alguém interessado em crescer e compartilhar conhecimentos.

 

4 – Aproveite cada oportunidade de conexão

Participe dos eventos e encontros da pós-graduação, sejam eles formais ou informais. Cada interação é uma chance de ampliar sua rede e fortalecer os laços com as conexões. Além disso, mantenha-se acessível a elas.

 

5 – Construa uma rede de contatos genuína

Compreenda que networking é uma via de mão dupla, portanto, evite abordagens interesseiras. Fazer contatos e acessar sua rede apenas para um benefício imediato pode criar uma impressão negativa. É importante também oferecer algo de valor, por exemplo, compartilhar informações úteis.

 

6 – Cultive sua rede com constância e disciplina

Mesmo após a conclusão do curso, mantenha o contato regular com sua rede. Pode ser uma mensagem rápida, o envio de um artigo relevante ou algo que seja interessante para a outra pessoa, entre outras ações que demonstrem sua atenção genuína.

 

7 – Respeite a rede que você construiu

Seja cuidadoso e respeitoso com o tempo e a disponibilidade dos seus contatos. O networking funciona melhor quando há respeito pelo espaço do outro, sem sufocar ou abusar da boa vontade.

 

8 – Cuide da sua reputação online

Construir uma reputação online e cuidar bem dela também é importante. Perfis em plataformas online, como o LinkedIn, funcionam como “cartões de visita digitais”. Mantenha o perfil atualizado, compartilhe o que está realizando e interaja em postagens relevantes para fortalecer sua presença.

 

Saiba mais sobre o MBA Executivo em Marketing da ESPM

 

 

 

Picture of Carla Nogueira
Carla Nogueira
Repórter do Núcleo de Conteúdo da ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.