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Publicidade e propaganda: o que faz quem se forma na área

Além dos cargos nas agências, a digitalização vem criando outras oportunidades para quem atua no segmento 

 

Quem se gradua em Comunicação e Publicidade tem muitas oportunidades de trabalho, especialmente porque a digitalização abriu espaço para novas atuações. “Surgiram várias profissões dentro da comunicação, exigindo mais interpretações, cuidados e capacitação e conhecimentos técnicos muito mais intensos. Muitas ainda nem têm nome definido, tamanha é a rapidez com que as necessidades vêm se apresentando dentro das agências”, afirma Eduardo França, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM no Rio de Janeiro. Entre os novos cargos, o professor listou 9 profissões. Para entender o que faz quem se forma em Publicidade, confira a seguir: 

 

1. DIGITAL INFLUENCER

Produz conteúdos e atrai seguidores de maneira orgânica. Por meio de um plano de comunicação eficiente, com definição clara de objetivos e propostas para estimular o engajamento, movimenta os negócios atuando como porta-voz da economia criativa.  

 

 2. SOCIAL MEDIA

Trabalha em diferentes segmentos das mídias sociais, de acordo com a estratégia e o negócio em si. Cuida do branding, faz planejamento, produz conteúdo, monitora e faz o acompanhamento do engajamento.  

 

3. VÍDEO MERCHANDISER

Com campanhas e abordagens visuais, pensadas para despertar emoções em todas as fases da experiência do consumidor ou usuário, constrói a percepção de marca.  

 

4. PRODUTOR DE BRANDED CONTENT

Realiza a produção e a administração dos materiais de identidade corporativa em diversas plataformas e redes, tendo familiaridade com a jornada e as vivências do cliente nas estratégias omnichannel. 

 

5. STORYTELLER

Este profissional trabalha para aumentar o engajamento ao despertar experiências emoções e memórias por meio do storytelling.  

 

6. GERENCIADOR DE CRISES

Trabalha no gerenciamento de conflitos, especialmente nas redes sociais, e cuida para que os conteúdos e comunicações da marca, negócio, produto ou serviço impactem positivamente.  

 

7. PRODUTOR DE PODCASTS/VIDEOCASTS

Produz conteúdos diversos, do jornalismo ao humor, que geram engajamento por conta de sua importância ou grau de divertimento.  

 

8. ANALISTA (E DEMAIS NÍVEIS GERENCIAIS)

Por meio de diversas áreas do conhecimento, como psicologia, sociologia, antropologia e neurociência, busca estabelecer conexões comportamentais no desenvolvimento de valor agregado para uma marca, criação de estímulos e compreensão dos processos e jornada de consumo e compra, seja em ambientes físicos, online ou off-line.  

 

9. PESQUISADOR/ANALISTA DE DADOS

Decifra e compreende o comportamento dos clientes em diversas plataformas, detecta possibilidades e auxilia na definição do planejamento de iniciativas cujo objetivo é aproximar os consumidores das marcas.  

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.