Confira como funciona a mudança de universidade e o que levar em conta antes de solicitar a troca
Qualquer estudante universitário pode pedir transferência de faculdade, independentemente do motivo. Tanto que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional regulamenta a mudança e seu artigo 49 estabelece o seguinte: “As instituições de educação superior aceitarão a transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e mediante processo seletivo. Parágrafo único: as transferências ex officio dar-se-ão na forma da lei”.
Portanto, o interessado pode solicitar transferência para outra faculdade e se houver vaga ele é aceito. Há uma situação especial, que são os alunos ex officio – servidores públicos, militares e embaixadores – que podem requerer a troca a qualquer tempo e têm de ser aceitos pela instituição de ensino, já que se tratam de casos de mudança de cidade, estado ou país. Mas, em ambos os casos, antes de pedir transferência, vale avaliar alguns pontos importantes. Confira a seguir:
Quando pedir a transferência
A cada semestre, após o período de matrícula dos novos egressos e dos alunos regulares, se sobrarem vagas as universidades abrem inscrições para as transferências. As entidades publicam um edital com a relação dos cursos disponíveis e suas respectivas vagas. Basta o interessado consultar o site da universidade onde gostaria de ingressar e consultar o edital.
O que considerar antes de fazer uma transferência
É importante prestar atenção a alguns fatores:
1. Grade do curso da instituição destino
O aluno que já cursou alguns semestres deve comparar o que já aprendeu com o conteúdo programático da faculdade onde pretende estudar. Pode acontecer de a grade curricular na instituição de ensino desejada ser diferente e ele ter que voltar alguns semestres para estudar o que ainda não aprendeu. Por esse motivo, é importante avaliar se compensa fazer essa mudança, porque vai levar mais tempo para a pessoa se formar. Mas se a ideia é ir para uma faculdade de renome, vale a pena arcar com o ônus para receber o diploma mais tarde.
2. Bate papo com o coordenador
A melhor maneira de conhecer os detalhes do curso e tirar dúvidas quanto à formação é o aluno conversar com o coordenador da graduação. Nesse encontro, o candidato deve informar as disciplinas que estudou para o docente avaliar a sua formação e considerar a possibilidade de eliminar matérias que já tenham sido aprendidas pelo aluno.
3. Conclusão do semestre
De maneira geral, não vale a pena pedir transferência no meio de um semestre porque o estudante não vai ter todas as notas referentes a esse período, e para a futura faculdade é como se ele não tivesse cursado esse semestre. A única exceção é para alunos ex officio, pois a instituição de ensino tem que aceitar o estudante em qualquer época do ano letivo.
Como fazer a transferência
Cada faculdade tem seus critérios de seleção dos alunos que pedem transferência. Algumas submetem o interessado a um exame e outras o entrevistam. Independentemente disso, o estudante tem que provar que está matriculado e apresentar seu histórico completo (grade de aulas, notas e frequência de presença).
Quando mudar, cancele a matrícula anterior
Muitos alunos mudam de faculdade e não comunicam sua transferência para a instituição onde estudavam. Quando isso acontece, a entidade deixa de abrir vagas para as pessoas que gostariam de se transferir para aquela universidade.