Curso de Extensão Jornalismo de Ciência e Saúde
Uma parceria SINDUSFARMA e ESPM
O jornalismo de saúde é, de longa data, tratado nos diversos meios de comunicação, inclusive, naqueles que não são especializados. Entretanto, após o surgimento da pandemia da Covid 19, ficou evidente a necessidade de preparar ainda mais jornalistas para cobrir esse tipo de ocorrência e suas consequências na sociedade.
Outra questão que reforça a necessidade de formação de quadros jornalísticos habilitados na área da saúde é a proliferação desenfreada de desinformações que circulam pelas redes sociais. Nesse sentido, a presença do jornalismo como prestador de serviços à sociedade é fundamental para mantê-la bem-informada e para combater essa infinidade de desinformações disseminadas por diversos meios diariamente.
O acesso à informação é um direito essencial para o exercício pleno da cidadania, conforme estabelecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (1948). Portanto, os jornalistas desempenham um papel relevante ao fornecer informações qualificadas à sociedade e contribuir para o desenvolvimento da ciência.
E foi dentro dessa perspectiva que o Sindusfarma e a ESPM promoveram o curso de extensão em Jornalismo de Ciência e Saúde.
- Público: Jornalistas formados a partir de 2021
- Curso gratuito
- Formato Online
- 50 vagas
- Inscrições: A partir do dia 18/11/2024, às 9h (horário de Brasília)
- Início do curso: 12/3/25
Objetivos:
O curso de extensão em Jornalismo de Ciência e Saúde tem como objetivos:
- Capacitar os estudantes do curso a comunicarem conceitos científicos complexos de maneira clara, concisa e compreensível para o público leigo, utilizando uma linguagem acessível;
- Capacitar os estudantes do curso com as habilidades essenciais de reportagem necessárias para cobrir temas de ciência e saúde de forma precisa e ética;
- Oferecer condições para que os estudantes do curso utilizem plataformas digitais e mídias sociais na cobertura jornalística de ciência e saúde, de maneira apropriada e buscando engajamento do público;
- Preparar os estudantes do curso para utilizarem a inteligência artificial no jornalismo de ciência e saúde.
Matriz curricular e docentes
Abertura: Diretoria ESPM / Fábio Moreira / Presidência Sindusfarma / Aula Magna: Nelson Mussolini (1h30) | Nelson Mussolini (ESPM) |
Ética e Responsabilidade na Cobertura de Saúde | Cláudia Collucci |
Legislação na Área da Saúde | Prof. Dr.Gonçalo Vecina / Leandro Fonseca |
Compreensão de Terminologias da Área da Saúde | Em breve, confirmação |
Comunicação de Riscos em Saúde | Profa. Dra. Patrícia Gil (ESPM) |
Cobertura de Políticas Públicas de Saúde | Jorge Felix |
Acesso a Informações em Bases de Dados e por meio da LAI | Profa. Ms. Bárbara Libório (ESPM) |
Cadeia Produtiva Farmacêutica e Seu Impacto no Sistema de Saúde Brasileiro | Jorge Raimundo / Patrice Zagame |
Cobertura de Epidemias e Pandemias | Michelle Loreto |
Jornalismo Digital e Mídias Sociais | Prof. Dr. Edson Capoano (ESPM) |
IA no Jornalismo de Ciência e Saúde | Prof. Dr. Carlos Rafael Gimenes das Neves (ESPM) |
Inovação na Saúde | Luís Fernando Joaquim |
Desenvolvimento do Trabalho Final | Profa. Dra. Maria Elisabete Antonioli (ESPM) |
Apresentações dos Trabalhos Finais | Profa. Dra. Maria Elisabete Antonioli (ESPM) |
Processo de Seleção:
Perfil dos candidatos
A turma deverá ser composta por jornalistas formados a partir de 2021.
Critérios de seleção
Graduação em Jornalismo (Bacharelado), concluída a partir de 2021;
Apresentação de RG, CPF e Diploma de Conclusão do Curso, nos formatos PDF, PNG, JPEG ou Word, durante o processo de inscrição;
As inscrições serão encerradas assim que forem preenchidas as 50 vagas.
Documentação necessária
No momento da inscrição, será necessário anexar os seguintes documentos: RG, CPF e Diploma da Graduação em Jornalismo. Os arquivos poderão ser anexados nos formatos PDF, PNG, JPEG ou Word, durante o processo de inscrição.
Período de inscrição
A partir do dia 18/11/2024, às 9h (horário de Brasília), as inscrições estarão abertas e serão encerradas assim que forem preenchidas as 50 vagas, de acordo com os critérios de seleção.
Prazo para análise do documento e retorno ao candidato
De 25/2/25 a 10/3/25, a equipe responsável verificará as informações e documentos enviados para selecionar os candidatos elegíveis.
Período do curso
Período: De 12/3/2025 até 11/6/2025
Horário: às quartas-feiras, das 19h às 23h.
Uma parceria:
Contato: [email protected]