Comunicação de Dados para Líderes de Marketing

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 06/4/2025

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O curso Comunicação de Dados para Líderes de Marketing foi criado para capacitar o participante a potencializar o poder das narrativas discursivas e traduzir informações complexas em mensagens claras, concisas e impactantes. Em um mercado cada vez mais orientado por dados, aprender a construir narrativas a partir de informações de mercado é a chave para liderar com confiança, inspirar equipes e apoiar na tomada de decisões estratégicas.

Para quem se destina?

Curso para profissionais responsáveis por planejar e executar estratégias de marketing que dependem de dados para tomada de decisão e comunicação com diferentes stakeholders: Analistas e gestores de Marketing, Dados, Comunicação e Branding, Consultores, Executivos de Negócios, Empreendedores e Líderes de Pequenas e Médias Empresas, Estrategistas de Mercado. Executivos que buscam transformar dados em decisões estratégicas e narrativas que gerem impacto em suas organizações e no mercado.

Programa

O que você vai aprender

Para se destacar e tomar decisões estratégicas no mercado, um líder precisa traduzir dados em narrativas claras e impactantes. A capacidade de transformar dados em narrativas de alto impacto pode representar a diferença para decisões estratégias que realmente potencializam o crescimento do negócio. Neste curso, conduziremos você por uma jornada que combina fundamentos técnicos da comunicação de dados com exercícios práticos, abordando desde o processo de investigação do problema até a análise exploratória e apresentação visual de insights acionáveis. Serão apresentados modelos teóricos, ferramentas de storytelling e estratégias de design para desenvolver habilidades essenciais à comunicação de dados no contexto de marketing e tomada de decisão. Ao final deste programa, os participantes serão capazes de:
  • Compreender como o discurso e as narrativas impactam decisões organizacionais e de consumo, aplicando conceitos de retórica e análise de discurso.
  • Aplicar técnicas de coleta secundária e análise de dados, incluindo abordagens analíticas exploratórias e explanatórias, para a extração de insights acionáveis alinhados aos objetivos organizacionais.
  • Desenvolver apresentações visuais impactantes, aplicando princípios de design e storytelling visual que facilitem a cognição, compreensão e engajamento.
  • Criar narrativas baseadas em dados para liderar projetos de inovação e estratégias de mercado fundamentadas em insights comportamentais e analíticos.
  • Avaliar processos atuais de comunicação, identificando oportunidades para melhorar a interação entre equipes e stakeholders, visando atender às necessidades estratégicas da organização.
  • Planejar e executar projetos integrando os aprendizados do curso para abordar desafios reais de comunicação de dados em marketing.
  • Ideal para líderes que buscam evoluir de uma abordagem operacional para uma visão estratégica, aprimorando sua habilidade de comunicação de dados para se desenvolver como agentes que transformam dados em histórias que conectam, engajam e impulsionam o crescimento organizacional.
Módulo 1: Discurso & Análise do Discurso nas Ciências da Comunicação
Objetivo: Explorar fundamentos teóricos sobre discurso, retórica e narrativas para interpretar e criar mensagens impactantes em contextos de marketing e inovação. Introdução ao Discurso
  • Conceitos fundamentais da retórica de Aristóteles: ethos (credibilidade), logos (lógica) e pathos (emoção).
  • Discurso como Fenômeno Multidimensional, Contextual e Histórico.
  • Michel Foucault e a análise do poder e estrutura dos discursos.
  • Jean Baudrillard: símbolos, simulacros e a hiper-realidade.
  • Dominique Maingueneau: cenografia e ethos discursivo.
  • Estudo de Universos Imaginários e Narrativas Estratégicas
  • Construção de imaginários e storytelling no branding.
  • O impacto da narrativa nas decisões gerenciais e de consumo.
Laboratório Prático:
  • Aplicações práticas na construção de mensagens que transformam.
  • Análise de campanhas publicitárias e discursos institucionais sob as lentes teóricas apresentadas.
  • Criação de narrativas com base em ethos, logos e pathos.
Módulo 2: Comunicação de Dados para Tomada de Decisão – Exploratória
Objetivo: Equipar os participantes com ferramentas para transformar dados em narrativas acionáveis, alinhadas aos objetivos organizacionais. Sessão sobre coleta e análise exploratória de dados
  • O processo da Comunicação de Dados
  • Definindo o problema
  • Levantamento de dados
  • Análise exploratória de dados
  • Análise explanatória de dados
  • Narrativa
  • Apresentação de dados
  • Fundamentos de Levantamento & Exploração de Dados
  • Análise de fontes
  • Levantamento de dados de mercado
  • Métricas de mercado
Laboratório Prático:
  • Case com Briefing, Coleta e Análise Exploratória de Dados
Módulo 3: Comunicação de Dados para Tomada de Decisão – Fase Explanatória
Objetivo: Equipar os participantes com ferramentas para transformar dados em narrativas acionáveis, alinhadas aos objetivos organizacionais. Sessão sobre análise explanatória e apresentação de dados
  • Estratégias de Comunicação Baseada em Dados
  • Como traduzir insights de big data para decisões estratégicas.
  • Narrativas baseadas em dados: do Excel ao storytelling visual.
  • Data Storytelling Game
  • Princípios de design e percepção cognitiva.
  • A “arte da simplicidade” na apresentação de dados.
Laboratório Prático:
  • Case com Análise Explanatória e Apresentação de dados
Módulo 4: Comunicação de Dados para Tomada de Decisão
Objetivo: Apresentação do projeto final e futuros possíveis. Avaliar as possíveis decisões em Marketing e como criar estratégias de dados para suportar objetivos de mercado.

Quando acontece?

Este curso faz parte do HUB de Luxo

Professora

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Giovanna Fischer

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

Ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito.

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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