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Desenvolvimento e Gestão de Produtos de Beleza

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O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O programa oferece uma imersão em todas as etapas do ciclo de vida do produto, desde a pesquisa e desenvolvimento até a comercialização, preparando os participantes para prosperar nesse mercado tão dinâmico

Para quem se destina?

Empreendedores e profissionais da indústria cosmética – especialistas, analistas, assistentes, gerentes – e estudantes que procuram adquirir conhecimentos em negócios de beleza

Programa

O que você vai aprender

O Brasil ostenta o título de quarto maior mercado consumidor de cosméticos do mundo, com um valor de US$ 26,9 bilhões. Esse gigante da beleza destaca-se também como o segundo maior mercado em fragrâncias, produtos masculinos e desodorantes. Atualmente possui 3.547 empresas e ocupa o segundo lugar no ranking global de lançamentos de produtos, atrás apenas dos EUA. Esses dados refletem a robustez e a expansão contínua do setor, evidenciando inúmeras oportunidades. O curso oferecerá uma compreensão abrangente das etapas do ciclo de vida do produto, desde a concepção até a comercialização. Essa abordagem holística é essencial para fundamentar as habilidades estratégicas, cada vez mais necessárias em um mercado em constante transformação, repleto de oportunidades e desafios. Ao final deste programa, os participantes serão capazes de:
  • Compreender o processo de desenvolvimento de produtos na etapa de geração e seleção de ideias.
  • Explorar as estratégias que embasam a gestão de produtos de beleza.
  • Entender a gestão de produtos da concepção à comercialização.
  • Aprofundar o conhecimento sobre as particularidades do mercado brasileiro, suas tendências e as demandas do público-alvo local.
Aula 1: Panorama do mercado global e brasileiro de cosméticos (Profª Patrícia)
  • O setor de cosméticos: a evolução da indústria
  • Dados do setor
  • O novo contexto de marketing – Tecnologia, Globalização, ESG
  • Comportamento do consumidor
  • Pesquisa e Inteligência de marketing
Aula 2: Identificação de segmentos de mercado e posicionamento de marca (Profª Patrícia)
  • Seleção de segmentos
  • Definição do Público-alvo
  • Análise da concorrência
  • Fundamentos de branding e Posicionamento de marca
  • Brandy Equity e Customer Equity
  • A construção de valor para o cliente
  • Produtos de luxo
Aula 3 – Estratégias competitivas e expansão de mercado (Profª Daniela)
  • Estratégias de crescimento
  • Estratégias competitivas
  • Expansão da demanda do mercado total
  • Defesa da participação de mercado
  • Expansão da participação de mercado
  • Estratégias de marketing para o ciclo de vida do produto
Aula 4: Definição da estratégia de produto (Profª Daniela)
  • Características e classificação dos produtos
  • Níveis de produto: a hierarquia de valor para o cliente
  • Classificação de produtos
  • Diferenciação de bens
  • Diferenciação de serviços
  • Abordagens para o design
Aula 5 – Desenvolvimento de novos produtos (Profª Daniela)
  • Inovação
  • Geração e seleção de ideias
  • Teste do conceito
  • Desenvolvimento do produto
  • Aspectos legais e regulatórios
  • Cadeia de Produção (própria ou terceirizada)
  • Teste de mercado
  • Comercialização
  • O processo de adoção pelo consumidor
PALESTRA: Gestão de produto em beleza
Aula 6 – Gestão de produto e estratégias de determinação de preços (Profª Daniela)
  • Mix de produtos
  • Curva ABC
  • Matriz BCG
  • Mudanças no ambiente de determinação de preços
  • Como as empresas determinam preços
  • A psicologia do consumidor e a determinação de preço
Aula 7 – Merchandising e Plano Promocional (Profª Patrícia)
  • Jornada do cliente
  • Canais de venda
  • Calendário promocional
  • Merchandising
  • Experiencia do cliente
Aula 8 – Mix de Comunicação Integrada (Profª Patrícia)
  • Canais de marketing
  • Estratégia de canais
  • Influenciadores
  • O papel do digital no Mercado de Beleza
  • Inovação e tecnologia
PALESTRA – Estratégia de Comunicação em Beleza

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Daniela Ferreira

Patricia Diniz

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.