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Uso criativo da Inteligência Artificial para Creators, Influencers, Nichos e Comunidades

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições: Encerradas

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O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

A Inteligência Artificial está mudando rapidamente o mercado dos criadores e influenciadores, além de transformar a maneira como as comunidades e nichos se envolvem. Por isso, é importante se atualizar, se reinventar, reconhecer as ameaças e identificar as oportunidades trazidas por essa tecnologia. Neste curso inédito, você aprenderá a pensar fora da caixa e aproveitar a IA como uma aliada para construir o futuro deste mercado.

Para quem se destina?

Este curso é especialmente relevante para criadores, iinfluenciadores, nichos e comunidades, pois aborda como a Inteligência Artificial está transformando rapidamente o mercado digital. Proporciona insights valiosos sobre como esses indivíduos e grupos podem aproveitar as oportunidades oferecidas pela IA para aumentar seu alcance, engajamento e eficácia em suas atividades de criação, influência e construção de comunidades online. Ao entender e aplicar os conceitos apresentados neste curso, os creators, influencers, gestores de nichos e comunidades podem se posicionar de forma mais estratégica e inovadora, garantindo sua relevância e sucesso em um cenário digital em constante evolução. Além deles, o curso traz insights poderosos para:
  • Profissionais de comunicação, marketing, digital, publicidade, vendas e jornalismo que querem atualizar suas práticas em parcerias com creators, influencers e gestores de comunidades;
  • Empreendedores, gestores e profissionais de agências de publicidade e marketing digital interessados em melhorar o engajamento com seu público;
  • Empresários em busca de entender e identificar novas oportunidades e maneiras criativas de vender mais e melhor se relacionar com os clientes através da produção de conteúdo direcionado à sua audiência;
  • Estudantes de todas as áreas, em especial nas áreas de marketing, publicidade, jornalismo, comunicação, design e administração;
  • Infoprodutores em busca de novos canais e formatos de conteúdo;
  • Curiosos e interessados em expandir sua mente e seu potencial criativo.

Programa

O que você vai aprender

  • Compreender o impacto da Inteligência Artificial no mercado de criadores e influenciadores.
  • Identificar as mudanças e transformações que a IA está provocando na forma de engajar comunidades e nichos.
  • Reconhecer as ameaças e desafios que surgem com a ascensão da IA neste contexto.
  • Identificar e aproveitar as oportunidades proporcionadas pela IA para os criadores e influenciadores.
  • Desenvolver habilidades e estratégias para se adaptar e se reinventar diante das mudanças impulsionadas pela IA.
  • Criar um plano de ação detalhado para incorporar a IA nos negócios, destacando como ela pode potencializar as atividades de criação e influência.
  • Aprender a utilizar a IA como uma aliada na construção de um futuro sustentável e próspero para o mercado de criadores e influenciadores.
  • Aplicar o conhecimento adquirido para maximizar o potencial e a eficácia das atividades de criação e influência no ambiente digital.
  • Promover a reflexão sobre as implicações éticas e sociais da utilização da IA neste contexto e desenvolver práticas responsáveis e éticas.
  • Estimular a colaboração e o compartilhamento de experiências entre os participantes do curso.
  • Capacitar os participantes a se tornarem líderes e agentes de mudança no mercado de criadores e influenciadores, utilizando a IA de forma estratégica e inovadora.
Aula 1 – O impacto da IA no mercado e no mundo dos negócios Professor – Marcelo Pimenta
  • Panorama do mercado de inteligência artificial
  • O poder da criatividade num mundo cada vez mais automatizado e robotizado
  • Principais ferramentas da AI para geração de conteúdo e engajamento
Aula 2 – AI para publishers & creators e novos modelos de monetização Professor – Armindo Ferreira
  • Como usar AI para planejamento de conteúdo
  • Ideias de prompts que podem ser usados para criadores de conteúdo
  • Nova arquitetura da busca do Google e como ele impacta projetos de conteúdo textual
  • Projetos de conteúdo em tempos de AI – um novo valor para o “human generated content” e a comoditização dos conteúdos.
  • Modelo de monetização para projetos de conteúdo.
  • Conteúdo baseado em comunidade com paywall: transformando seguidores em assinantes que geram retorno financeiro
  • Gestão da audiência e o término do Third-party data
Aula 3 – AI para influenciadores, nichos e comunidades Professora – Bianca “Thaiga” Lula
  • Estudo de cases e referências de usos criativos da Inteligência Artificial por influenciadores, criadores e gestores de nichos e comunidades
  • Oportunidades e ameaças para influenciadores: entendendo quais tendências são as mais importantes e quais podem transformar radicalmente o mercado, trazendo novos competidores para o mercado
  • Como usar IA na gestão de comunidades
  • O uso de Persona para entender o público desejado
  • IA para acelerar processos e melhorar o resultado
  • Ética do criador x Cancelamento
Aula 4  – Plano de transformação baseado em IA Professores – Armindo Ferreira, Bianca “Thaiga” Lula e Marcelo Pimenta
  • Criação de um plano de planejamento criativo para cada participante, incluindo:
  • Construção de cenários
  • Identificação de tendências relevantes
  • Priorização de canais
  • Modelos de monetização
  • Plano de ação

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Bianca “Thaiga” Lula

Armindo Ferreira

Marcelo Pimenta

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.