Planejamento de Marketing e Vendas para o Varejo – Do branding à experiência do consumidor

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 09/2/2025

Selecione a opção do curso para continuar

Matrículas abertas no site até o dia 09/2/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1739059200, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Domine marketing e vendas no varejo! Com o nosso curso, você aprenderá a criar estratégias de branding e a otimizar a experiência do consumidor, conectando-se com o público-alvo e impulsionando resultados positivos em um mercado em constante transformação.

Para quem se destina?

Público-alvo: Executivos, gestores, vendedores e profissionais das áreas de Comercial, Trade Marketing, Marketing e Digital que atuem ou queiram atuar com varejo, e-commerce e bens de consumo.

Programa

O que você vai aprender

Desenvolver uma visão estratégica e operacional do marketing e vendas no varejo, capacitando os participantes a implementar planos eficazes de branding, experiência do consumidor e vendas, alinhados às tendências emergentes e à transformação digital.
Aula 1: Construção de Marca, Storytelling e Segmentação de Mercado
  • Desenvolvimento de propósito de marca e narrativa.
  • Técnicas de segmentação de mercado e definição de público-alvo.
  • Projeto Rápido: Criação de narrativa de marca.
  • Avaliação: Plano de segmentação e feedback em grupo.
Aula 2: Jornada do Cliente, Experiência Omnichannel e Psicologia do Consumidor
  • Mapeamento da jornada do cliente nos ambientes online e offline.
  • Drivers de compra e comportamentos do consumidor.
  • Projeto Rápido: Desenho de jornada do cliente.
  • Avaliação: Análise de casos de sucesso em experiência omnichannel.
Aula 3: Inovação em Processos de Venda e Retail Midia
  • Aplicação de metodologias ágeis em vendas.
  • Automação e uso de ferramentas digitais em marketing.
  • Projeto Rápido: Projeto de Retail Midia para Marca de Produto de Consumo p/ o Varejo de Autosserviço.
  • Avaliação: Demonstração prática de ferramenta digital.
Aula 4: Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Marketing
  • Como utilizar IA para gerar insights em tempo real, recomendação de produtos e automação de campanhas de marketing e vendas.
  • Ferramentas Disponíveis no Mercado: Apresentação de ferramentas de IA relevantes, com demonstração de seu uso em situações reais.
  • Prompts e Atividade Prática: Desenvolvimento de prompts eficazes para ChatGPT e outras IA s, aplicando-os em campanhas para ganho de eficiência e otimização de resultados.
Aula 5: Medição de Resultados, KPIs de Marketing e Transformação Digital
  • Definição de KPIs e acompanhamento de resultados.
  • Perspectivas de transformação digital no varejo.
  • Projeto Final: Projeto integrador onde os alunos devem aplicar todos os conhecimentos adquiridos para propor uma estratégia de transformação digital para uma empresa fictícia ou real.

Quando acontece?

Cursos de trade marketing

Este curso faz parte
do HUB de Trade Marketing

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Felipe Wasserman

Claudia Abreu

Ricardo Pastore

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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10% de desconto para matrículas antecipadas até 30/12

Digite o cupom FERIAS#2025 no checkout para aplicação do desconto.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.