O objetivo é a formação de profissionais capazes de impulsionar suas carreiras e transformar o Trade Marketing em suas organizações, impulsionando o crescimento dos negócios. Com foco em flexibilidade, clareza e resultados, nossos egressos dominarão as ferramentas e conhecimentos necessários para otimizar a gestão de marcas, canais, categorias, aumentar a participação de mercado e melhorar a experiência do shopper. Através de uma abordagem prática e alinhada com as últimas tendências do mercado, nossos estudantes desenvolverão as habilidades necessárias para liderar a transformação digital do Trade Marketing e tomar decisões estratégicas baseadas em dados, impulsionando o crescimento das marcas em mercados cada vez mais competitivos.
Esse curso tem um modelo diferenciado, onde cada disciplina tem seis aulas à noite no formato online ao vivo com professores e participantes da ESPM de São Paulo, e uma aula sábado presencial na ESPM Porto Alegre para estudos de caso e outras atividades experienciais.
Considerando que a era digital transformou radicalmente a forma como as empresas se relacionam com seus consumidores, neste novo cenário de mercado, o perfeito entendimento do Trade Marketing se tornou um dos principais motores de crescimento, impulsionando a experiência do shopper, otimizando as operações e aumentando os resultados. A crescente complexidade do mercado, a busca por experiências personalizadas e a importância cada vez maior da sustentabilidade, exigem profissionais de Trade Marketing cada vez mais qualificados.
A Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Trade Marketing da ESPM prepara você para os desafios e oportunidades do presente e do futuro, onde irá desenvolver habilidades essenciais para:
Com a Pós-graduação em Gestão Estratégica de Trade Marketing você irá ampliar seu foco no futuro, se preparando para os desafios e oportunidades do mercado. Alcançará habilidades específicas como análise e recomendações para a abordagem dos desafios atuais do mercado, como a complexidade dos canais de vendas, físicos e digitais, e a busca por experiências personalizadas. Isto para que os resultados seja a ênfase em construir uma carreira de sucesso e se tornar um profissional de alto impacto.
Nosso corpo docente é composto por profissionais com grande experiência executiva e empresarial, preparados para desenvolver o conteúdo e atividades em aulas hibridas, on-line e presenciais. Seja qual for a sua opção, você terá a grande oportunidade de construir a importante rede de contatos na área.
O curso de Pós-Graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Executivos em fase de crescimento profissional que desejam assumir cargos de gestão e direcionar sua carreira para a área de Trade Marketing, expandindo sua visão holística do negócio, adquirindo competências para desenvolvimento na própria área e em outras estratégicas, independente do mercado.
Proporcionar a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessário para a obtenção dos resultados esperados.
A disciplina visa a facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata também da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados, do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.
Em um cenário empresarial cada vez mais complexo e exigente, a área de Trade Marketing desempenha um papel fundamental na construção de marcas fortes e no aumento das vendas. A disciplina tem como objetivo proporcionar aos alunos um conhecimento profundo sobre a evolução histórica da área, permitindo-lhes analisar cenários diversos, refletir sobre seus papéis e responsabilidades, e compreender a interface com as demais áreas da empresa, especialmente o Marketing. Serão apresentados aos principais modelos de estruturação do Trade Marketing, aos pilares que sustentam essa área e às ferramentas e alavancas que impulsionam o desempenho de vendas. Serão discutidos os principais fatores e movimentos competitivos que pressionam e modificam os canais físicos e digitais, destacando a importância da adaptação às novas tecnologias e às mudanças no comportamento do consumidor.
Um dos focos da disciplina será a ativação de marcas nos pontos de venda, abordando temas como merchandising, visual merchandising, promoções, eventos e experiências de marca. Os estudantes aprenderão a avaliar ações eficazes que gerem maior visibilidade para os produtos, estimulem as vendas e fortaleçam o relacionamento com os clientes. A realização de eventos direcionados aos clientes PJ também será abordada, com destaque para a importância da personalização, da criação de experiências memoráveis e da construção de relacionamentos duradouros.
A disciplina é fundamental para profissionais de Trade Marketing que buscam alcançar resultados superiores e construir relações duradouras com os parceiros comerciais. Afinal, o sucesso no Trade Marketing depende não apenas de conhecimento técnico, mas também da capacidade de influenciar, motivar e engajar equipes, negociar com clientes e construir relacionamentos de confiança. Ao longo do curso, os participantes desenvolverão habilidades como comunicação eficaz, negociação, gestão de conflitos e desenvolvimento de equipes, essenciais para liderar projetos de Trade Marketing, influenciar a tomada de decisão e construir parcerias estratégicas. A capacidade de inspirar e motivar equipes será crucial para implementar novas iniciativas, superar desafios e alcançar os objetivos de negócio.
Além disso, a disciplina abordará temas como cultura organizacional e gestão de mudanças, que são particularmente relevantes para o contexto do Trade Marketing, onde as empresas precisam se adaptar rapidamente às novas demandas do mercado e às mudanças nas preferências dos consumidores. Ao desenvolver uma visão clara e inspiradora para a área de Trade Marketing, os líderes poderão mobilizar suas equipes em torno de um objetivo comum e alcançar resultados excepcionais.
A disciplina “Operações em Trade Marketing” tem como objetivo aprofundar o conhecimento do aluno sobre a interface entre as estratégias de marketing, os desafios da gestão comercial e as operações logísticas das empresas, preparando-o para atuar em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Ao longo do curso, o estudante desenvolverá uma visão holística da cadeia de valor, compreendendo como as decisões estratégicas impactam as operações e como a otimização dos processos logísticos pode gerar vantagens competitivas e melhorar a experiência do consumidor. A disciplina abordará temas como o entendimento da funcionalidade e operação das demais áreas, a atuação da concorrência e a cadeia de valor, bem como identificar as vantagens competitivas da empresa e a formular estratégias alinhadas aos objetivos do negócio. Além disso, serão explorados conceitos e ferramentas analíticas para a tomada de decisão, como análise de dados, simulação e otimização de processos. Um dos focos da disciplina será a integração entre as operações de Trade Marketing e os processos de Supply Chain. Adicionalmente, serão abordadas as novas tecnologias que estão transformando o setor, como a internet das coisas (IoT), a inteligência artificial e a robótica, e como essas tecnologias podem ser aplicadas para melhorar a eficiência e a agilidade das operações.
A disciplina apresenta os conceitos, processos e modelos de gestão da área de vendas, envolvendo temas relevantes como administração, cargos, papeis, responsabilidades, posição na estrutura organizacional e como ocorre o inter-relacionamento com a área de Trade Marketing em empresas de diferentes setores do mercado, indústria, varejo e serviço. O aluno irá desenvolver conhecimento sobre as estruturas de canais, políticas comerciais, estratégias e estrutura própria ou terceirizada para atendimento da base de clientes B2C, B2B, D2C, on-line, off-line e identificar perfis e modelo de gestão de Key Accounts. Neste processo tão essencial da gestão organizacional no competitivo mundo dos negócios irá desenvolver habilidades para estruturar e implementar planos para a área de Trade Marketing alinhados com os desafios da área de vendas e com as demandas dos Key Accounts, entender a importância deste perfil de clientes na estratégia corporativa, desenvolver conhecimento sobre os pilares de gestão de vendas compreender a relação com as demais áreas da empresa e conhecer as ferramentas de vendas para atingir os objetivos do negócio.
A disciplina tem por objetivo apresentar os principais conceitos e práticas para a gestão de vendas digitais, desenvolver habilidades para estruturar modelos de atendimento de clientes que atuem nos canais digitais, bem como seu constante desenvolvimento de tecnologias, ferramentas, novas plataformas digitais e atividades aplicadas a área de Trade Marketing. Irá discutir os processos de digitalização dos canais tradicionais de vendas nas indústrias, varejos e serviços, aprofundar o conhecimento sobre os pilares de gestão omnichannel, compreender as responsabilidades da área em relação aos demais canais de vendas da empresa e utilizar ferramentas tecnológicas para melhorar a experiência do cliente para alcançar os objetivos de negócios.
A disciplina de RGM Aplicado ao Trade Marketing tem como objetivo capacitar profissionais a implementarem estratégias que maximizem a rentabilidade das ações de trade marketing. Com foco em práticas como precificação estratégica, gestão de promoções e otimização do mix de produtos, o curso fornece as ferramentas necessárias para tomar decisões mais assertivas e impulsionar o crescimento sustentável dos negócios. Ao longo do curso, os participantes explorarão os principais pilares do RGM, como análise de dados, indicadores de performance e ferramentas digitais, para otimizar investimentos e avaliar o retorno das ações. Ao dominar essas práticas, os alunos serão capazes de alinhar a execução no ponto de venda com os objetivos financeiros da empresa, destacando-se no mercado.
A disciplina tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos participantes sobre a jornada do consumidor, desde o momento em que ele entra em contato com a marca até a finalização da compra. Através de estudos das expectativas e comportamentos dos consumidores, os alunos desenvolverão habilidades para criar experiências de compra memoráveis e personalizadas, que gerem fidelidade e impulsionem os resultados de negócios. Ao longo do curso, explorarão conceitos como jornada do consumidor, mapa da empatia, design de serviços, neuro marketing e métricas de CX. A disciplina também abordará as principais tendências do mercado, como a personalização em massa, a omnicanalidade e a importância da experiência emocional na decisão de compra. Através de estudos de caso, debates, visita ao campo, workshops e projetos práticos, os participantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais, desenvolvendo soluções inovadoras para melhorar a experiência do cliente. A disciplina “CX e o Shopper Marketing” é fundamental para profissionais que desejam se destacar no mercado e construir marcas mais fortes e relevantes. Ao investir em uma excelente experiência do cliente, as empresas podem aumentar a fidelização, gerar maior valor percebido e conquistar novos clientes.
Esta disciplina tem como objetivo capacitar os participantes a navegarem pelo complexo universo da transformação digital e a aplicar as mais recentes tecnologias para otimizar as estratégias de Trade Marketing. Ao longo do curso, os alunos desenvolverão habilidades para o entendimento da importância da era digital, como análise de dados, gestão de plataformas digitais, automação de processos e criação de experiências personalizadas para o consumidor. A disciplina abrangerá temas como big data, inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual, e-commerce e marketing de influência, proporcionando uma visão abrangente das ferramentas e tendências que estão moldando o futuro do varejo. Através de estudos de caso, projetos práticos e visita a campo, os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais de mercado, desenvolvendo soluções criativas e eficientes para os desafios do Trade Marketing. Ao final do curso, os profissionais estarão preparados para identificar oportunidades, tomar decisões estratégicas baseadas em dados, implementar estratégias digitais eficazes e criar experiências personalizadas para o consumidor, impulsionando o crescimento dos negócios e a competitividade das empresas.
Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, o planejamento estratégico de Trade Marketing se torna fundamental para o sucesso das empresas. Essa disciplina, tem como objetivo fornecer uma visão abrangente do mercado e equipar os estudantes com as ferramentas e conhecimentos necessários para desenvolver estratégias eficazes e sustentáveis. Ao longo do curso, mergulharão no universo da visão estratégica, explorando os principais conceitos e ferramentas que impulsionam o crescimento dos negócios, como a análise SWOT de modo aprofundado, permitindo uma avaliação completa do ambiente interno e externo da empresa, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Além disso, os participantes aprenderão a desenvolver planos de negócios conjuntos (JBPs), construindo parcerias estratégicas com os principais canais de distribuição e otimizando a performance de cada um. O planejamento tático também será foco desta disciplina, com a apresentação de modelos e ferramentas para definir objetivos claros, alocar recursos de forma eficiente e monitorar os resultados. Os estudantes terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em diferentes setores do mercado, analisando as especificidades de cada um e desenvolvendo estratégias personalizadas para diferentes canais de vendas, físico e digital.
O uso da “Inteligência em Trade Marketing” se torna fundamental para profissionais que buscam otimizar suas estratégias e tomar decisões mais assertivas. Esta disciplina irá capacitar os estudantes a compreenderem a importância dos dados no processo de tomada de decisão em Trade Marketing, explorando conceitos, ferramentas e técnicas que permitem extrair insights valiosos para impulsionar o crescimento dos negócios. Os estudantes serão conduzidos aos conceitos de inteligência de mercado, análise de dados e business intelligence, e como essas ferramentas podem ser aplicadas para entender o comportamento do consumidor, identificar tendências de mercado, analisar a performance dos produtos e otimizar as ações de Trade Marketing. Serão abordadas as principais fontes de dados disponíveis para o profissional de Trade Marketing, como dados internos da empresa (vendas, estoque, margens, políticas de preços), dados de mercado (pesquisas e relatórios de mercado), dados de clientes (oficiais e informais, feedback, redes sociais) e dados de concorrentes. Os alunos aprenderão a importância da coleta, de desenvolver fontes confiáveis, organizar e analisar esses dados utilizando ferramentas e softwares especializados, análise preditiva e machine learning. A disciplina também abordará a importância da integração dos dados de diferentes fontes para gerar insights mais completos e acionáveis. Serão discutidos os principais KPIs (Key Performance Indicators) utilizados em Trade Marketing, como share of shelf, distribuição, sell-out, sell-in, rentabilidade por produto e categoria. Os alunos aprenderão a definir os KPIs mais relevantes para cada negócio e a utilizar esses indicadores para acompanhar o desempenho das ações e ajustar as estratégias quando necessário. A aplicação da disciplina será explorada tanto em canais diretos quanto indiretos, tanto no físico quanto no digital.
GTM e Novos Mercados tem como objetivo capacitar os participantes a desenvolverem e implementarem estratégias eficazes de expansão de negócios, seja em mercados já existentes ou em novos territórios. Ao longo do curso, os estudantes aprenderão a estruturar e revisar modelos de atendimento, compreendendo a importância do Go-to-Market na atuação da área de Trade Marketing e seu papel fundamental na conquista dos objetivos da empresa. A disciplina aborda conceitos e ferramentas essenciais para identificar e aproveitar oportunidades de mercado, como a definição precisa do público-alvo, a análise da categoria de produtos, a otimização de processos de vendas e a utilização de modelos de diagnóstico e planejamento estratégico, combinando os objetivos da marca com as necessidades dos clientes e consumidores, desenvolvendo estratégias personalizadas e eficazes.
Nesta disciplina, os alunos embarcarão em uma jornada prática, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso em um projeto real de Trade Marketing. Simulando um ambiente profissional dinâmico e desafiador, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver um plano de ação completo e inovador, desde a análise de mercado até a implementação e acompanhamento dos resultados. O objetivo central é capacitar os alunos a transformar a teoria em prática, desenvolvendo habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como a capacidade de analisar dados de mercado, identificar oportunidades e desafios, propor soluções criativas e inovadoras, trabalhar em equipe, comunicar de forma eficaz e gerenciar projetos. Ao longo do curso, os alunos serão acompanhados por professores e profissionais experientes, que os guiarão na elaboração dos passos iniciais dos projetos e somaram diversas iniciativas, como a análise de cases reais de sucesso e fracasso no mercado, o desenvolvimento de projetos inovadores utilizando as ferramentas e metodologias aprendidas em sala de aula, a apresentação dos projetos para a turma, formada por profissionais do mercado, e o recebimento de feedback construtivo para aprimorar os resultados. O objetivo do PIM será abranger uma ampla gama de temas, desde a revisão dos conhecimentos teóricos apreendidos ao longo do curso, passando pela análise de mercado, dos objetivos de Marketing e do Comercial, desenvolvimento de estratégias, ações promocionais e de visibilidade, ajustes nos atuais e criação de novos canais de vendas, análise de dados e as métricas de performance.
As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
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*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Inscrição on-line.
Entraremos em contato para agendar a sua entrevista orientativa com o coordenador do curso.
A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento você poderá sanar todas as suas dúvidas com o coordenador do curso.
Matrícula online ou presencial.*
*Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Pesquisa do Egresso 2023.
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.
O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.
Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Central de Relacionamento
De segunda a sexta-feira, das das 8h às 20h
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
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A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.