GRUPOS DE PESQUISA DA ESPM
Grupo de pesquisa
O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:
- cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
- no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
- cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário);
- e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.
O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes.
Líder do grupo
O pesquisador líder de grupo é o personagem que detém a liderança acadêmica e intelectual no seu ambiente de pesquisa. Normalmente, tem a responsabilidade de coordenação e planejamento dos trabalhos de pesquisa do grupo. Sua função aglutina os esforços dos demais pesquisadores e aponta horizontes e novas áreas de atuação dos trabalhos. Um grupo pode admitir até dois líderes, denominados 1º Líder e 2º Líder.
– 1º Líder e 2º Líder de grupo
O 1º líder e o 2º líder têm exatamente o mesmo “valor” no DGP. Essa diferenciação só aparece no Formulário Grupo, e serve para identificar o responsável pelo preenchimento das informações, que é o 1º líder (até porque, grande parte dos grupos tem apenas um líder). O sistema não permite que ambos os líderes acessem o mesmo formulário para evitar problemas com o acesso simultâneo e contradições de informações.
Certificação pela ESPM
É o grupo de pesquisa, enviado pelo líder, que foi certificado pelo Dirigente Institucional de Pesquisa – Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da ESPM, que o abriga. A respectiva Diretoria acompanha o funcionamento e a produção técnico- científica dos GPs e garante a continuidade institucional dos GPs produtivos.
A certificação de um grupo pode ser retirada pelo Dirigente e, neste caso, a situação de Grupo altera-se para Certificação negada pela instituição.
Se permanecer mais 12 (doze) meses sem sofrer nenhuma atualização, a situação do grupo altera-se automaticamente para “Não-atualizado”.
Quando atualizado e reenviado pelo líder, o grupo retorna para a situação de Certificado, exceto quando houver troca do 1º líder; neste caso, a situação do grupo altera-se para “Aguardando certificação”.
Apenas os grupos certificados e atualizados participam dos Censos do Diretório.
Grupos de pesquisa certificados pela ESPM
Nome do Grupo | Líder(es) | Área Predominante | Site |
---|---|---|---|
Agrifood & Franchising
|
Luciana Florêncio de Almeida/Thelma Valeria Rocha Rodrigues | Administração | www.linkedin.com/in/agrifood-franchising |
ATORES E AGENDAS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
|
Eveline Vieira Brigido | Ciência Política | |
Cadeia Global de Valor
|
Ilan Avrichir | Administração | http://cadeiaglobaldevalor.wordpress.com |
Centro de Estudos e Pesquisas em Diplomacia Corporativa
|
Alexandre Ratsuo Uehara/Marcelo Rocha e Silva Zorovich | Ciência Política | http://ri.espm.br/centro-de-estudos-e-pesquisas-em-diplomacia-corporativa/ |
Cidadania e Educação: produção, consumo e recepção de narrativas/linguagens de mídia (TIC e TDIC)
|
Marcus Tadeu de Souza Tavares | Comunicação | |
Comportamento do Consumidor
|
Ricardo Zagallo Camargo | Administração | https://gpcomportamentodoconsumidor.weebly.com/ |
Comunicação, consumo e arte
|
João Luís Anzanello Carrascoza | Comunicação | |
COMUNICAÇÃO, CONSUMO e IDENTIDADES SÓCIO-CULTURAIS - CICO
|
Marcia Perencin Tondato/Simone Antoniaci Tuzzo | Comunicação | http://memorialdoconsumo.espm.br/grupos-de-pesquisa/cico/ |
Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo
|
Tania Marcia Cezar Hoff | Comunicação | |
Comunicação, Literacia Digital e Consumo
|
Egle Müller Spinelli | Comunicação | |
Conex.lab - Comunicação, Consumo, Subjetividade, Sociabilidade
|
Gisela Grangeiro da Silva Castro | Comunicação | https://gruscco.wordpress.com/ |
Consumo e Marcas em Ambiente Internacional e Regional
|
Vivian Iara Strehlau/Flavio Santino Bizarrias | Administração | https://www.espm.br/pesquisa-espm/administracao/ |
Consumo e Sociabilidades
|
Sílvia Borges Corrêa/Veranise Jacubowski Correia Dubeux | Antropologia | |
Consumo e Transformação Digital
|
Evandro Luiz Lopes/Giuliana Isabella | Administração | https://ctd-espm.webnode.page/ |
Design e Estratégia aplicados a Estudos sobre Inovação, Interação e Informação
|
Marco Aurelio de Souza Rodrigues | Desenho Industrial | www.lab3i.espm.edu.br |
DESIGN VISUAL: CULTURA, PROJETO E GESTÃO
|
Guilherme Mirage Umeda | Desenho Industrial | |
Deslocar - Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo
|
Denise Maria Cogo | Comunicação | https://deslocar3ci.wordpress.com/ |
Economia criativa, desenvolvimento e território
|
Luciana Lima Guilherme/Sílvia Borges Corrêa | Economia | https://labeconomiacriativa.espm.br/ |
Eu e o outro na cidade
|
Pedro Luiz Ribeiro de Santi/Clarissa Sanfelice Rahmeier | Psicologia | http://www.eueooutronacidade.weebly.com |
Gestão, Clima Organizacional e Desenvolvimento Humano
|
Mariana Malvezzi/Cléber da Costa Figueiredo | Psicologia | |
GPIG - Grupo de Pesquisa em Indicações Geográficas
|
Ilan Avrichir/Francisco José Mitidieri | Administração | |
Grupo de Estudos sobre Marketing, Sociedade e Sustentabilidade (GEMS2)
|
Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel | Administração | |
Grupo de Pesquisa Estudos sobre Estratégia em Gestão Internacional
|
Sílvio Luís de Vasconcellos | Administração | https://estrategiaemgestaointernacional.wordpress.com/category/prof-ilan-avrichir/ |
Grupo Entrever Futuros do Consumo
|
Roberta Dias Campos/Karin Ligia Brondino-Pompeo | Administração | |
Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial Aplicada
|
Flavio Marques Azevedo | Ciência da Computação | |
HISTÓRIA, COMUNICAÇÃO E CONSUMO
|
Eliza Bachega Casadei | Comunicação | http://memorialdoconsumo.espm.br/grupos-de-pesquisa/ |
JUVENÁLIA: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo
|
Rosamaria Luiza de Melo Rocha | Comunicação | |
LEMBRAR - ESTUDOS DE MEMÓRIA BRASILEIRA E REPRESENTAÇÃO
|
Mirella De Menezes Migliari/Andre Luis Ferreira Beltrao | História | https://lembrar.espm.br/grupo-de-pesquisa-lembrar/ |
Marketing de Luxo e Moda
|
Suzane Strehlau | Administração | |
Memória, Comunicação e Consumo - MNEMON
|
Mônica Rebecca Ferrari Nunes | Comunicação | http://memorialdoconsumo.espm.br/grupos-de-pesquisa/mnemon/ |
Modos de Ver - Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas
|
Talitha Gomes Ferraz/Pedro Peixoto Curi | Comunicação | |
Múltiplos olhares sobre a universidade: pessoas, territórios e projetos
|
Manolita Correia Lima/Solange Rodrigues Bonomo Assumpção | Administração | |
Práticas de Criatividade e Colaboração em Projetos
|
Paulo de Oliveira Reis Filho/Luciano Tardin Pinheiro | Desenho Industrial | http://www.lab3i.espm.br/criatividadeecolaboracao.wordpress.com |
Sense - Comunicação, consumo, imagem e experiência
|
Gabriela Machado Ramos de Almeida | Comunicação | |
Tecnologias, processos e narrativas midiáticas
|
Maria Elisabete Antonioli | Comunicação |
Grupos de pesquisa certificados pela ESPM
Inscrições
20/8 a 5/12/2024
Bolsa
Meritocrática e socioeconômica
Processo para Ingresso
Vestibular
Ensino médio em escola pública ou particular, com bolsa de 100% nos 3 anos
Renda per capita mensal do grupo familiar:
Até 1,5 salários mínimos
2 bolsas por curso e unidade
Não necessita de fiador
Aprovação na 1ª chamada no curso e unidade
Há entrevista motivacional
Inscrições
20/8 a 5/12/2024
Bolsa
Meritocrática e socioeconômica
Processo para Ingresso
Vestibular
Ensino médio em escola da rede pública ou particular (com ou sem bolsa)
Renda per capita mensal do grupo familiar:
mais de 1,5 até 3 salários mínimos
2 bolsas por curso e unidade
Não necessita de fiador
Até o 50º lugar, para cada curso e unidade
Há entrevista motivacional
ENEM I e II 100%
Inscrições
Processo I: de 20/8 a 2/10/24
Processo II: de 8/10 a 21/11/24
Bolsa
Meritocrática e socioeconômica
Processo para Ingresso
ENEM I e/ou II
Ensino médio em escola pública ou particular, com bolsa de 100% nos 3 anos
Renda per capita mensal do grupo familiar:
Até 1,5 salários mínimos
Processo I:
1 bolsa 100% por curso e unidade
Processo II:
1 bolsa 100% por curso e unidade
Não necessita de fiador
Aprovação na 1ª chamada no curso e unidade
Há entrevista motivacional
Inscrições
a partir de 20/8/24
Tipo de bolsa
Financiamento
ENEM, Vestibular, 2ª Graduação e Transferência
Ensino médio em escola da rede pública ou particular (com ou sem bolsa)
Renda per capita mensal do grupo familiar:
Entre 2 e 5 salários mínimos
A critério da ESPM e disponibilidade financeira por semestre, quantidade de solicitações e percentuais por unidade e curso.
Necessita de fiador
Não se aplica
Não há entrevista motivacional
Inscrições
a partir de 20/8/24
Tipo de bolsa
Financiamento
ENEM, Vestibular, 2ª Graduação e Transferência
Ensino médio em escola da rede pública ou particular (com ou sem bolsa)
Renda per capita mensal do grupo familiar:
Entre 2 e 5 salários mínimos
A critério da ESPM e disponibilidade financeira por semestre, quantidade de solicitações e percentuais por unidade e curso.
Necessita de fiador
Não se aplica
Não há entrevista motivacional
Formação de grupo de pesquisa
Para solicitação de formação de um grupo de pesquisa, o pesquisador líder deverá enviar o anexo I preenchido para análise da Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu no e-mail [email protected].
Após aprovação da formação, o EPAP acompanhará as etapas seguintes junto com o líder pesquisador para certificação do grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa – DGP/CNPq.
CNPq – Diretório dos Grupos de Pesquisa
O site permite buscar informações sobre os grupos de pesquisa e os dirigentes, líderes, pesquisadores, estudantes e técnicos, por meio do CPF e senha do Lattes, possam realizar inclusão ou atualização dos dados.
Notícias
em breve
Contatos
- [email protected]
- (11) 5085-4791
- R. Joaquim Távora, 1240 – 5º andar