Eduardo Vitale

Professor Eduardo Vitale

Agente de Paz, pós-graduado em transformação de conflitos e estudos de paz pela Chair for Peace Studies da UNESCO, bacharel em comunicação social: publicidade e propaganda, com especialização em gestão de pesquisa pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós-graduado em docência em administração na Link School of Business. Eduardo assessora pessoas e organizações com o propósito de promover estratégias executivas em sustentabilidade e atua há 15 anos na gestão de projetos, atuando na elaboração, mobilização, implementação e avaliação de iniciativas de impacto social. Possui experiência em desenhar processos colaborativos e coordenar equipes transdisciplinares em iniciativas sociais complexas, usando metodologias e tecnologias sociais internacionalmente reconhecidas para realizar diagnósticos, planejamentos, pesquisas, prototipações, tomadas de decisões, validações técnicas, conferências estaduais-nacionais,  audiências públicas e cúpulas internacionais. 

Assessor na implementação de procedimentos e processos para construção de alianças e parcerias entre atores governamentais, empresas e organizações da sociedade civil, resultando em melhoria nas políticas de transparência e maior comprometimento intersetorial a partir de projetos estratégicos de organizações, tais como IIEB, Fundação Itaú Social, Prefeitura de Monteiro Lobato, Ministério da Integração Nacional, World Resources Institute (WRI), PNUD, Instituto de Pesquisa e Planejamento e a Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas e Industriais (CPTI).  Nos últimos anos, atuou como gestor de projetos de fortalecimento de negócios inclusivos, cooperativas, inovação aberta e desenvolvimento na Ilha do Marajó/PA com IEB/5Elementos via Programa Refloresta do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, foi responsável pela coordenação técnica da pesquisa da  bioeconomia da Amazônia para o BASA/BID, além de ter sido o idealizador de iniciativas de reflorestamento e educação em sustentabilidade. Ele é membro do núcleo gestor do Instituto 5 Elementos, do Comitê  de Bacia Hidrográfica da Serra da Mantiqueira e de conselhos consultivos de Áreas de Proteção Ambiental.

Lattes

Faço parte do HUB de ESG

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.