Mauricio Vidal Silva de Andrade

Mauricio Vidal

Formado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de animação da ESPM/RJ, iniciou sua carreira em computação gráfica no segmento de maquete eletrônica e posteriormente na TV Globo em projetos cenográficos para telejornais e minisséries, durante 1997 e 1998. Na mesma época, participou do concurso para professor substituto da UFRJ, ficando em 1º lugar, iniciando assim suas atividades no campo acadêmico do ensino superior, prática que mantém até o momento. Atuou na execução de vinhetas em computação gráfica no mercado carioca e ministrou cursos de maquete eletrônica para cenógrafos e diretores de fotografia da TV Globo no ano de 1997. Em 1999, fundou o Estúdio Consequência de Animação com mais dois artistas 3D, onde desde então atua como diretor e animador de filmes autorais, comerciais e institucionais. No mesmo ano, Maurício iniciou sua participação como realizador de filmes autorais no Festival Anima Mundi. Os filmes de animação autorais que dirigiu na Conseqüência foram premiados em festivais nacionais e internacionais como Festival Anima Mundi, Festival de Cinema de Havana, VMB/MTv, Prêmio Multishow, tendo uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Videoclipe de Animação. Maurício faz parte do júri profissional do Festival Anima Mundi desde 2005 e é um dos fundadores da ABCA, Associação Brasileira de Cinema de Animação. Atualmente, Maurício segue na direção do Estúdio Conseqüência, leciona na graduação em Design de Animação da ESPM, é professor R.T.I., coordena o Núcleo de Animação do curso e orienta projetos de graduação em design. Recentemente concluiu o Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Economia Criativa como aluno na mesma instituição.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/1824697558484483

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.