Silvio Koiti Sato

Professor Silvio Koiti Sato

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP com doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa – Porto – Portugal (bolsista Capes); Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Possui especialização em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EAESP – FGV-SP) com ênfase em Marketing e Mídia pela Universidade do Texas – Austin e Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EAESP – FGV-SP), com intercâmbio internacional no MBA da HEC – Paris – França. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Leciona nos cursos de Graduação em Publicidade e Propaganda e Ciências Sociais da ESPM-SP, e nos cursos de especialização da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP): Cultura Material e Consumo – CMC e MBA de Moda. É pesquisador do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA-USP. Autor do livro Signos da Mobilidade: marcas e consumo na cultura digital pela Editora Appris (2017) e coorganizador do livro Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, pela Editora Estação das Letras e Cores (2015). Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais das áreas de Publicidade, Marca e Semiótica. Desenvolveu carreira profissional como executivo das áreas de Branding, Comunicação e Marketing, com passagens por agências e anunciantes. Atualmente, é pesquisador e sócio-fundador da Casa Semio, consultoria de pesquisa de mercado e comunicação que desenvolve projetos que envolvem Semiótica, Marca e Tendências de Consumo.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/4644536534898425

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.