Verônica Althaus

Professora Verônica Althaus

Verônica Althaus é sócia e Diretora Geral da Scalzilli Althaus. Especialista em Direito Empresarial e Recuperação de Empresas com mais de 18 anos de atuação, está à frente da gestão do escritório. Formada em Direito pela PUCRS e pós-graduada em Direito Empresarial, começou a carreira no jurídico de uma grande seguradora, onde liderou o processo de liquidação da empresa, iniciando sua jornada de especialização na área de gestão de crise e recuperação judicial. Atuou durante 12 anos em mais de 400 processos de Reestruturação, Recuperações Judiciais e Falências. Foi responsável pelo contundente processo de expansão do escritório para o mercado nacional nos últimos anos e pela consolidação da oferta multidisciplinar da Scalzilli Althaus. Permanece atuante na operação como estrategista na construção das melhores soluções para os clientes, em especial em demandas envolvendo processos societários, de reestruturação e fusões e aquisições. Atua como membro dos conselhos de gestão de crise nos clientes atendidos pelo escritório. Escritório ranqueado na área de Bankruptcy and restructuring The Legal 500. É Vice-Presidente da AEJE – Associação dos Escritórios Jurídicos Empresarias. Membro do Turnaround Management Association do Brasil – TMA Brasil.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.