Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Comportamento do Consumidor

MPCC

Financiamentos e Bolsas

Destaques

Prof. Evandro Luiz Lopes

• Projeto “Identificação dos motivos da não adesão aos programas de vacinação”, CNPQ (Processo CNPq 304921/2023-8) modalidade Bolsa PQ, 2024 a 2028; 

 

• Projeto “Superando os efeitos do isolamento social: um estudo experimental com estímulos de Marketing”, CNPQ (Processo CNPq 402523/2021-0) Edital Universal, Público, 2021 a 2025; 

 

• Projeto “Superando os efeitos do isolamento social: um estudo experimental com estímulos de Marketing”, CNPQ (Processo CNPq 304455/2020-2) Bolsa PQ, 2021 a 2023; 

 

• Projeto “The effects of out-of-stock merchandise in retail on consumer behavior”, CNPQ (Processo CNPq 303822/2017-1) Bolsa PQ, 2018 a 2021; 

 

• Projeto “Identificando os efeitos do out-of-stock no varejo no comportamento do consumidor”, CNPQ  (Processo CNPq 430020/2018-0) Edital Universal, Público, 2018 a 2021; 

• Projeto “Implicações éticas para o consumidor local do viés de preferência pelo global: proposição de um modelo e aplicativo para compreensão do fenômeno e mitigação dos seus efeitos negativos”, CNPQ (Processo CNPq 403551/2023-4) Edital Universal, 2023 a 2025; 

• Projeto “O Impacto Econômico das Viagens Inter-regionais nos Eventos Promovidos pela Empresa Eventim no Brasil nas Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro”, fomento privado da empresa Eventim Eventos, 2024; 

• Projeto “Aspectos Culturais do Consumo: fundamentos, fronteiras e aplicações”, fomento privado pela entidade Consumer Culture Theory Consortium, 2020 a 2022; 

• Projeto “Aquisição de conhecimento por subsidiárias e transferência reversa para as multinacionais”, CNPq Bolsa Produtividade 303918/2021-7, 2022 a 2025; 

 

• Projeto “Estratégia de localização de subsidiárias estrangeiras em nível subnacional”, CNPq Bolsa Produtividade 308007/2018-2, 2019 a 2022; 

 

• Projeto “Subnational Differences in Internationalization Strategies of Japanese and Foreign Multinational Firms”, entidade fornecedora do fomento Japan Foundation – Japanese Studies Fellowship Program, público, 2022; 

• Projeto “Cultura e marcas: um estudo sobre ratificação”, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, público, 2024. 

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.