Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Comportamento do Consumidor

MPCC

PRODUÇÃO ACADÊMICA

2024

SOUSA, E. M. ; TOWNSEND, T. A. ; LOPES, E. L. . Entrepreneurship by necessity in times of pandemic: Entrepreneurial motivation and the regulatory focus in explaining the intention to undertake. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, v. 13, p. 1-10, 2024.  

 

GRANDER, G. ; SILVA, L. F. ; OLIVEIRA, P. S. G. ; PENHA, RENATO ; BIZARRIAS, F.S. . Soft skills fuzzy topsis ranked multicriteria to select project manager. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFORMATION AND DECISION SCIENCES, v. 16, p. 19-45, 2024.   

 

BIZARRIAS, FLÁVIO S.; STREHLAU, V. I. ; CUCATO, J. S. T. ; MORAES, S. G. ; STREHLAU, S. . Investigating global brand preference bias among low-status consumers: a study on the mechanisms of its accentuation and mitigation. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 23, p. 41-71, 2024.   

 

BIZARRIAS, FLÁVIO S.; SANTOS, C. R. ; FERREIRA, M. C. O. ; CUCATO, J. S. T. ; SILVA, J.G. . Perception of quality and familiarity in the retail service environment, and its impact on patronage intention. Retail Management Review, v. 4, p. e44, 2024. 

 

DE OLIVEIRA JÚNIOR, JOÃO BONIFÁCIO ; BIZARRIAS, FLÁVIO SANTINO ; MARTENS, MAURO LUIZ ; CONTADOR, JOSÉ CELSO ; SÁTYRO, WALTER CARDOSO . Transformational projects: a model proposal. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 17, p. 2863-2883, 2024.  

 

Snizek Junior, P. N. ; Almeida, LF . A ALIMENTAÇÃO DO BRASILEIRO: NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES E DESIGUALDADE DE ACESSO. CADERNO DE GEOGRAFIA, v. 34, p. 79-106, 2024.  

 

CARVALHO, B. B. M. ; de Almeida, L.F. ; ARAUJO, BH . Students and higher education institutions relationship: emotional commitment, loyalty and love brand. Retail Management Review, v. 4, p. 1-11, 2024. 

 

TAKAHASHI, CARLOS KAZUNARI ; FIGUEIREDO, Júlio César Bastos de ; SCORNAVACCA, EUSEBIO . Investigating the diffusion of innovation: A comprehensive study of successive diffusion processes through analysis of search trends, patent records, and academic publications. TECHNOLOGICAL FORECASTING AND SOCIAL CHANGE, v. 198, p. 122991, 2024.   

 

GABRIEL, M. L. D. S.. Especialização em análise multivariada: uma contribuição brasileira à saúde pública e além. Cadernos de Saude Publica, v. 40, p. 1-3, 2024.  

 

CATTANI, Y.N. ; PONTES, R.P. ; BOTASSIO, D.C. ; KOMESU, D.K. ; BENEVENUTO, R. ; OGASAVARA, M. H. . -Measuring the health and fiscal outcomes of solid waste management operations by intergovernmental arrangements: The case of public consortia in Brazil-. HELIYON, v. 10, p. e26032, 2024.  

 

DA SILVA, FERNANDO MOREIRA ; PEREIRA, RENATO ; Ogasavara, Mario Henrique . Assessing the effects of institutions on the ownership structure of MNCs investments in global cities. International Business Review, v. 33, p. 102232, 2024.  

 

DE VASCONCELLOS, SÍLVIO LUÍS; MONTICELLI, JEFFERSON MARLON ; SANTOS, A. M. ; FALASTER, CHRISTIAN . A Scientometric Analysis of Institutions in the International Business Research. RAE-Revista de Administracao de Empresas, v. 64, p. 1-28, 2024.  

 

BIZARRIAS, FLAVIO SANTINO ; STREHLAU, VIVIAN IARA ; CUCATO, JUSSARA DA SILVA TEIXEIRA ; MORAES, SERGIO GARRIDO ; STREHLAU, SUZANE . Investigating global brand preference bias among low-status consumers. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 23, p. 41-71, 2024.   

 

BIZARRIAS, F. S. ; STREHLAU, V. I. ; CUCATO, J. S. T. ; MORAES, S. G. ; STREHLAU, S. . Investigating global brand preference bias among low-status consumers. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 23, p. 41-71, 2024. 

SOUZA, A. R. ; CARVALHO, M. ; LOPES, E. L. . O efeito das estratégias de comunicação promocional na intenção de compra de seguro saúde. CBR – Consumer Behavior Review, v. 7, p. 1-14, 2023. 

 

RAFAEL, D. N. ; LOPES, E. L. . Ego depletion in consumer behavior: A review, synthesis, and research agenda. Journal of Consumer Behaviour, p. 1-27, 2023.  

 

OLIVEIRA, E. L. ; PINOCHET, L. H. C. ; LOPES, E. L. ; SANTOS JUNIOR, D. L. . A influência da adoção do Big Data na análise do conhecimento da tecnologia e da propensão ao uso por gestores. REVISTA ADMINISTRAÇÃO EM DIÁLOGO – RAD, v. 24, p. 133-151, 2023.  

 

PINOCHET, L. H. C. ; RAGAZZI, K. M. ; LOPES, E. L. ; HERRERO, E. . Psychological disorders in college students caused by Facebook. REVISTA PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO EM ADMINISTRAÇÃO (UFF), v. 17, p. 28-46, 2023.  

 

PIGOLA, A. ; COSTA, P. R. ; Lopes, Evandro Luiz . On Behalf of Digital Innovation: A Replication Study on International and National Executive Search Consultancy Firms. AIS Transactions on Replication Research, v. 9, p. 1-23, 2023.  

 

RAFAEL, DIEGO NOGUEIRA ; Lopes, Evandro Luiz . A estrutura intelectual da depleção do ego: tópicos emergentes, tendências e oportunidades de pesquisas futuras. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 22, p. 734-782, 2023. 

 

TODOROV, M. C. A. ; LOPES, E.L. . Negligência da omissão: o que os esquecidinhos nos ensinaram? uma odisseia pelos avanços científicos e pesquisas recentes por meio de uma revisão sistemática da literatura. REVISTA LICEU ON-LINE, v. 13, p. 86-99, 2023.  

 

ALVES, ANTONIO PEDRO CRUZ COSTA ; RODRIGUES, FABIANO . Brand identity co-creation dilemma. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 21, p. 1845-1902, 2023.  

 

CRUZ COSTA ALVES, ANTONIO PEDRO ; RODRIGUES, FABIANO ; STREHLAU, VIVIAN IARA . Middle-age brand identity crisis. INTERNEXT (SÃO PAULO), v. 18, p. 130-154, 2023.  

 

Cahen, Fernanda; BERTE, E. ; KEELS, K. . Stayfilm: From a Brazilian Digital Startup to a Global Scaleup. Case Research Journal, v. 43, p. 79-95, 2023. 

 

NORONHA, MATHEUS EURICO SOARES DE ; LYRA, LUCAS UCHOA ; JAHN SOUZA, LETÍCIA ; VIEIRA SILVA, ROSEMEIRE DE SOUZA ; RIBEIRO CAHEN, FERNANDA . International Digital Competencies Maximizing Lean Internationalization In Healthcare Startups. INTERNATIONAL JOURNAL OF HEALTH MANAGEMENT REVIEW – JHMREVIEW, v. 9, p. e0334-24, 2023. 

 

BIZARRIAS, FLAVIO S.; CUCATO, J. S. T. ; STREHLAU, V. I. ; STREHLAU, SUZANNE . Can Individuals with Power Distance Consume Luxury? A Model for Inclusion Through Social Capital and Social Approval. Global Business Review (Print), v. 1, p. 1-19, 2023.  

 

SAKALAUSKAS, E. C. ; MARTENS, C. D. P. ; BIZARRIAS, FLAVIO S. ; MARTENS, M. L. . Individual Intrapreneurial Behavior Effect on Project Success: Profiles and Distinct Outcomes. BAR. BRAZILIAN ADMINISTRATION REVIEW, v. 20, p. 1-14, 2023.  

 

SILVA, J. V. ; BIZARRIAS, FLAVIO S. ; PENHA, R. ; SILVA, L. F. . Governança e Performance em Gestão de Projetos. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO, v. 14, p. 3836-3858, 2023.  

 

GONCALVES, M. L. A. ; PENHA, R. ; SILVA, L. F. ; BIZARRIAS, FLAVIO S. . Technological Tools for Project Management in the Digital Transformation Context. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION), v. 23, p. 1-17, 2023.  

 

BIZARRIAS, FLAVIO S.; CUCATO, J. S. T. ; STREHLAU, S. ; STREHLAU, V. I. . Conditional effects of consumer-brand relationships on admired and non-admired brands, and its impact on schadenfreude. International Journal of Scientific Management and Tourism, v. 9, p. 615-635, 2023. 

 

 BIZARRIAS, FLAVIO S.; CUCATO, J. S. T. ; STREHLAU, S. ; STREHLAU, V. I. . Lifes’ and consumerists’ cravings in the lower classes: mechanisms and relationships for inclusion. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIMEP, v. 19, p. 221-243, 2023. 

 

BACHIM, T. ; MARTENS, M. L. ; GONCALVE, R. F. ; BIZARRIAS, FLAVIO S. ; MACHADO, M. C. . An IoT system for managing machine tool spindles in operation. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY, v. 1, p. 1-19, 2023.  

 

IDOGAWA, J. ; BIZARRIAS, FLAVIO S. . Fatores Críticos de Sucesso em Gestão de Projetos Orientados a Mudanças de Processos. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 20, p. 180-197, 2023.  

 

ANDRADE, A. C. R. ; PENHA, RENATO ; SILVA, L. F. ; BIZARRIAS, F. S. ; KNIESS, C. T. . The adoption of technological tools in continuous audit projects. Revista de administração da UFSM, v. 16, p. 1-35, 2023.  

 

CUCATO, JUSSARA DA S. T. ; BIZARRIAS, FLÁVIO S. ; STREHLAU, VIVIAN I. ; ROCHA, THELMA ; SILVA, Dirceu . Xenocentrism, Ethnocentrism, and Global Culture Influence on Consumer Preference for Global and Local Brands. JOURNAL OF INTERNATIONAL CONSUMER MARKETING, v. 35, p. 351-366, 2023.  

 

IDOGAWA, J. ; BIZARRIAS, FLÁVIO S. ; CAMARA, R. . Critical success factors for change management in business process management. BUSINESS PROCESS MANAGEMENT JOURNAL, v. 1, p. ahead of print-25, 2023.  

 

SILVA, E. A. C. ; BIZARRIAS, FLÁVIO S. ; PENHA, R. ; SILVA, L. F. ; PEDRON, C. D. . The Customer Perception of Project Value Scale: development and validation. EUROPEAN BUSINESS REVIEW, v. 1, p. ahead of print, 2023.  

 

IDOGAWA, J. ; BIZARRIAS, FLÁVIO S. ; CAMARA, R. ; SATYRO, W. C. . User experience and value: a bibliometric study. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION), v. 23, p. ahead of print-19, 2023.  

 

IDOGAWA, JULIANO ; BIZARRIAS, FLAVIO SANTINO ; MARTNES, CRISTINA DAI PRÁ ; CONTADOR, JOSÉ CELSO ; SATYRO, WALTER CARDOSO . User experience: the factors to improve the perception of value in software projects. International Journal of Scientific Management and Tourism, v. 9, p. 3247-3277, 2023.  

 

CAVALETTI, S. ; BIZARRIAS, FLÁVIO S. . Transformational leadership and emotional intelligence, and their connections in management and innovative projects management. INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATION, v. 11, p. e24232-30, 2023.  

 

DALTO, J. L. ; SILVA, L. F. ; PENHA, R. ; BIZARRIAS, FLÁVIO S. . Project Management and circular economy in agribusiness: systematic literature review. Waste Management & Research (ISWA), v. v. on, p. 1-13, 2023.  

 

MOREIRA, MILENA CREPALDI ; FERREIRA, MARLETTE CASSIA OLIVEIRA ; BIZARRIAS, FLAVIO SANTINO ; CUCATO, JUSSARA DA SILVA TEIXEIRA ; SILVA, JUSSARA GOULART DA . O marketing verde e sua influência sobre o consumo consciente. Journal of Urban Technology and Sustainability, v. 6, p. e59, 2023.  

 

ZANFELICCE, R. L. ; BIZARRIAS, FLÁVIO S. . Como os stakeholders do projeto percebem o valor realizado. MUNDOPM (CURITIBA), v. 1, p. 63-71, 2023.  

BIZARRIAS, FLÁVIO S.; CUCATO, J. S. T. ; FERREIRA, M. C. O. ; SILVA, J.G. . The Hiatus Between Attitude and Intention in Sustainable Consumption: An Approach Using a Necessary Conditions Analysis. Review of Sdgs in Emerging Countries, v. 5, p. e0053, 2023. 

 

TAKAHASHI, CARLOS KAZUNARI ; FIGUEIREDO, Júlio César Bastos de ; FAVARETTO, JOSÉ EDUARDO RICCIARDI . Deep learning diffusion by search trend: a country-level analysis. Future Studies Research Journal – Future, v. 15, p. 1-40, 2023.  

 

TAKAHSHI, C. K. ; FIGUERIEDO, J.C.B. ; SCORNAVACCA, E. . SEARCH TRENDS: CLASSIFICATION AND RESEARCH AGENDA. FACES : REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO (BELO HORIZONTE. IMPRESSO), v. 21, p. 87-106, 2023. 

 

MALAGU, J. ; AVRICHIR, I. . Indicações Geograficas e Seus Impactos no Desenvolvimento Sustentavel. Revista do CEJUR/TJSC: Prestação Jurisdicional, v. 11, p. 1-10, 2023. 

 

Gallina, M. ; SPERS, E. E. ; Florêncio de Almeida, L. ; Zalla, S ; MENESES, J. V. . Atenção Visual sobre Embalagem com Design Congruente e a Escolha do Consumidor: um experimento com o uso do eye-tracking. INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS MARKETING, v. 7, p. 86-96, 2023.  

 

SOUZA, I.M. ; de Almeida, L.F. ; VASCONCELLOS, S. L. . DELIVERY DE COMIDA NO CONTEXTO DA COVID-19: PERCEPÇÃO DE AUTENTICIDADE DOS RESTAURANTES NORDESTINOS. Caderno de Administração, v. 31, p. 32-60, 2023.  

 

MORETTI, SÉRGIO LUIZ DO AMARAL ; GABRIEL, MARCELO L. D. S. ; FAGUNDES, ANDRÉ FRANCISCO ALCÂNTARA ; SANTOS, A. M. B. P. ; OLIVEIRA, J. B. S. ; JACOBI, L. A. S. . Healthy, Moral, or Ecological? Latent classes in the consumption of vegan food. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 22, p. 537-597, 2023.  

 

FERNANDES, A. ; GABRIEL, MARCELO L. D. S. . What is digital transformation in Marketing? A bibliometric and scientometric analysis of an evolving topic. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 22, p. 1336-1420, 2023.  

 

RIBEIRO, J. ; GABRIEL, MARCELO L. D. S. ; MORETTI, SÉRGIO LUIZ DO AMARAL ; RIPAMONTI, A. . Values and sustainable behaviors of street runners: influence on purchase decision of sports products. CBR – Consumer Behavior Review, v. 7, p. e-256795, 2023.  

 

KUZMA, E. L. ; SEHNEM, S. ; GABRIEL, M.L.D.S. ; COHEN, E. D. ; QUEIROZ, M. M. . Sustainability Measurement Scales: criteria, specificities, and basic protocol. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM REVISTA, v. 2, p. 203-231, 2023.  

 

VICENTE, C. W. ; MACCARI, E. A. ; GABRIEL, M. L. D. S. . Divulgação voluntária: um estudo de casos múltiplos em empresas multinacionais do setor automotivo no Brasil. Multi-Science Research, v. 6, p. 71-94, 2023.  

 

THAMER, ROGERIO ; Ogasavara, Mario Henrique . Parcerias público privadas: construindo relações entre sua governança e custos de transação. RECADM : REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIA ADMINISTRATIVA, v. 22, p. 40-65, 2023.  

 

BATTISTUZZO, FLAVIO JORGE FREIRE D ANDRADE ; Ogasavara, Mario Henrique . Survival of Japanese subsidiaries: impacts of sequential investment, institutional distances, and location factors. Asian Business & Management, v. 22, p. 903-934, 2023.  

 

ZIMMERMANN, C. ; REINHOLD, C. ; CARVALHO, L. C. ; DE VASCONCELLOS, SÍLVIO LUÍS . Democracia, governança, liberdade econômica e investimento estrangeiro direto. INTERNEXT (SÃO PAULO), v. 18, p. 1, 2023. 

 

NORONHA, M. ; SILVA, R. S. V. ; SILVA, P. B. ; GONCALVES, R. B. ; DE VASCONCELLOS, SÍLVIO LUÍS . DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES INTERNACIONAIS DE MARKETING EM ACELERADORAS DE NEGÓCIOS. INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS MARKETING, v. 8, p. 15-30, 2023.  

 

MILHOMENS, I. ; ALMEIDA, L. F. ; DE VASCONCELLOS, SÍLVIO LUÍS . Delivery de Comida no Contexto da COVID 19: Percepção de Autenticidade dos Restaurantes Nordestinos. Caderno de Administração (UEM), v. 31, p. 32-60, 2023. 

 

VIVAS PONTE, ISABEL NATÁLIA ; DA SILVA FREITAS JUNIOR, JOSÉ CARLOS ; SPERANDIO MILAN, GABRIEL ; DE VASCONCELLOS, SÍLVIO LUÍS . Optimization of the communication processes and knowledge management in retail teams. REVISTA INOVAÇÃO, PROJETOS E TECNOLOGIAS, v. 11, p. 1-27, 2023.  

 

FLORIANI, DINORÁ ELIETE ; VASCONCELLOS, Sílvio Luís de ; MORANDI, CARINE LETICIA ; ANDERSSON, SVANTE . Speed and longevity: Elements of the internationalization of technology-based firms. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 20, p. 540-560, 2023.  

 

BOEIRA, J. C. ; FELL, A. R. ; DE VASCONCELLOS, SÍLVIO LUÍS ; ARRABAL, A. K. . Dependência de Trajetória. Revista de Negócios, v. 27, p. 88-106, 2023.  

 

LEITE, D. B. ; CRUZ, S. S. ; DE VASCONCELLOS, SILVIO LUIS . Artefatos para o gerenciamento de recursos em instituições de ensino superior. REVISTA IBEROAMERICANA DE ESTRATÉGIA, v. 22, p. 1-42, 2023.  

 

CUCATO, J. S. T. ; BIZARRIAS, F. S. ; STREHLAU, S. ; STREHLAU, V. I. . Can individuals with power distance consume luxury? A model for inclusion through social capital and social approval. Global Business Review, v. 24, p. 1, 2023. 

 

ALVES, A. P. ; RODRIGUES, F. ; STREHLAU, V. I. . Middle-age brand identity crisis. INTERNEXT (SÃO PAULO), v. 18, p. 719, 2023. 

BIZARRIAS, F. S. ; CUCATO, J. S. T. ; STREHLAU, S. ; STREHLAU, V. I. . Lifes’ and consumerists’ cravings in the lower classes: mechanisms and relationships for inclusion. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIMEP, v. 19, p. 221-243, 2023. 

 

BIZARRIAS, FLÁVIO SANTINO ; CUCATO, JUSSARA DA SILVA TEIXEIRA ; STREHLAU, Suzane ; STREHLAU, Vivian Iara . Conditional effects of consumer-brand relationships on admired and non-admired brands, and its impact on schadenfreude. International Journal of Scientific Management and Tourism, v. 9, p. 615-635, 2023. 

 

CUCATO, J. S. T. ; BIZZARIAS, F. S. ; STREHLAU, V. I. ; STREHLAU, S. . Can individuals with power distance consume luxury? A model for inclusion through social capital and social approval. Global Business Review, v. 00, p. 00, 2023. 

BIZZARIAS, F. S. ; CUCATO, J. S. T. ; STREHLAU, S. ; STREHLAU, V. I. . LIFES’ AND CONSUMERISTS’ CRAVINGS IN THE LOWER CLASSES. RAU. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIME, v. 19, p. 221-243, 2023.  

 

CUCATO, JUSSARA DA S. T. ; BIZARRIAS, FLÁVIO S. ; STREHLAU, VIVIAN I. ; ROCHA, Thelma ; SILVA, DIRCEU . Xenocentrism, Ethnocentrism, and Global Culture Influence on Consumer Preference for Global and Local Brands. JOURNAL OF INTERNATIONAL.CONSUMER MARKETING, v. 35, p. 351-366, 2023.  

 

SIGNORINI, CAROLINA RAFALDINI ; UEDA, KAREN ; ROCHA, THELMA VALERIA ; TRINDADE, CHRISTIANE COUTHEUX . BEM-ESTAR SUBJETIVO, BEM-ESTAR NO TRABALHO E OPORTUNIDADES NO TRABALHOSUBJECTIVE WELL-BEING, WELL-BEING AT WORK AND OPPORTUNITIES AT WORK. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, p. 1923-1939, 2023.  

ROMEU, L. P. ; LOPES, E. L. ; BRANDAO, MARCELO MOLL ; PINOCHET, L. H. C. . Da mordida à curtida: a influência do grau de uso corporativo e repercussão nas mídias sociais na recomendação online dos clientes de bares e restaurantes. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 21, p. 412-467, 2022.  

 

LOPES, E. L.; CARVALHO, M. ; MIRANDA, P. R. G. . Evaluation of public opinion regarding the changes implemented to encourage bicycle use in the city of São Paulo. INTERNATIONAL JOURNAL OF PROFESSIONAL BUSINESS REVIEW, v. 7, p. 1-20, 2022.  

 

VIEIRA, V. A. ; AGNIHOTRI, R. ; ALMEIDA, M. I. S. ; LOPES, E. L. . How cashback strategies yield financial benefits for retailers: The mediating role of consumers’ program loyalty. JOURNAL OF BUSINESS RESEARCH, v. 141, p. 200-212, 2022.  

 

SOUSA, E. M. ; LOPES, E. L. ; HERRERO, E. . What if a person gets the vaccine and turns into an alligator?: A study of the effect of ideological polarization on purchase intention. BBR. BRAZILIAN BUSINESS REVIEW (EDIÇÃO EM PORTUGUÊS. ONLINE), v. 19, p. 565-583, 2022.  

 

BABOLIM, M. R. G. ; LOPES, E. L. ; FERNANDES, A. ; CARVALHO, M. ; PINOCHET, L. H. C. . Eu é que não ponho meu cartão de crédito aí: um estudo dos antecedentes da lealdade no contexto on-line. REVISTA DE ADMINISTRACAO IMED, v. 12, p. 151-172, 2022.  

 

SANTOS, L. S. ; LOPES, E. L. ; SANTOS, A. K. . The Effect of Organizer-Sponsor Congruence on Sponsor Credibility and the Moderating Role of Involvement. CBR – Consumer Behavior Review, v. 6, p. 252806-252814, 2022.  

PRADO, R. A. D. P. ; FAGUNDES, A. F. A. ; LOPES, E.L. ; CUNHA, J. A. C. . A Publicação de Pesquisas Experimentais em Comportamento do Consumidor. Revista de Ciências da Admistração, v. 24, p. 8-24, 2022.  

 

HERRERO, E. ; MANTOVANI, D. M. N. ; LOPES, E. L. . Why Is the Placebo Effect Different in Marketing? A Study on Moderating Persuasion by Authority. Review of Marketing Science, v. 20, p. 207-232, 2022.   

 

MESSIAS, J. V. F. ; CARVALHO, J. R. C. ; LOPES, E. L. ; FERNANDES, A. . A adoção do coworking: um estudo sobre a adesão de empresas ao modelo como solução imobiliária. PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO, v. 12, p. 165-185, 2022. 

 

CUCATO, J. S. T. ; BIZARRIAS, FLAVIO S. ; FIGUEIREDO, J. C. B. ; STREHLAU, V. I. . Empoderamento de consumidores marginalizados por meio do capital social: proposta de um modelo e perfis. Future Studies Research Journal – Future, v. 14, p. 1-26, 2022.  

 

BIZARRIAS, FLAVIO SANTINO; CUCATO, JUSSSARA SILVA TEIXEIRA ; STREHLAU, VIVIAN IARA ; TAKAHASHI, CARLOS KAZUNARI ; GONÇALVES, RENATA BENIGNA . Compreendendo perfis de preferência por produtos sustentáveis: a influência condicional do ceticismo a partir do capital social. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 21, p. 292-366, 2022.  

 

MEDEIROS, ONILIO FIRMINO DE ; PENHA, RENATO ; SILVA, LUCIANO FERREIRA DA ; BIZARRIAS, FLÁVIO SANTINO ; ANDRADE, DIEGO CÉSAR TERRA DE . Comunicação no Gerenciamento de Projetos com Equipes Virtuais. REVISTA FSA (FACULDADE SANTO AGOSTINHO), v. 19, p. 65-84, 2022.  

 

CUCATO, J. S. T. ; STREHLAU, V. I. ; BIZARRIAS, FLAVIO S. . Social capital scale development and validation from the specific domain of consumer behavior, and consumer profiles. TEORIA E PRATICA EM ADMINISTRACAO, v. 12, p. 1-14, 2022.  

 

COSTA FILHO, J. R. ; PENHA, R. ; SILVA, L. F. ; BIZARRIAS, FLAVIO S. . Competencies for Managing Activities in Agile Projects. Global Journal of Flexible Systems Management, v. 1, p. 1-22, 2022.  

 

FREITAS, A. D. G. ; LACERDA, F. M. ; SANTOS, E. A. ; ALVRENGA, M. A. ; BIZARRIAS, FLAVIO S. . Human resources policies, learning, and turnover intention in organizations. RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (ONLINE), v. 23, p. 1-33, 2022.  

 

ntation based on personal and spiritual life balance during covid-19, and its relations with materialism, frugality, well-being, and positive emotions. REVISTA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA, v. 12, p. 1-22, 2022.  

OLIVEIRA JUNIOR, J. B. ; BIZARRIAS, FLAVIO S. . Comunicação, integração e confiança para o sucesso de projetos colaborativos. REVISTA DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA, v. 8, p. 73-85, 2022.  

 

NORONHA, M. E. ; DORITRA, C. ; LONGO, L. R. ; AVRICHIR, Ilan . An analysis of international scientific production on business accelerators from 1990 to 2019. Entrepreneurship and Small Business Journal (Regepe), v. 11, p. 1-10, 2022. 

 

SILVA, A. O. ; AVRICHIR, Ilan ; MARTINS, C. B. ; SÉLLOS-KNOERR, VIVIANE COÊLHO DE . PUBLICAÇÕES TÉCNICAS PARA A ÁREA DO DIREITO. Revista Opinião Jurídica, v. 20, p. 228-246, 2022. 

 

CHAPARRO, X. A. F. ; TAKAHSHI, C. K. ; FIGUEIREDO, J.C.B. . The triple helix and the quality of the startup ecosystem: a global view. REGE. REVISTA DE GESTÃO USP, p. 1-1, 2022. 

 

CUCATO, J. S. T. ; BIZARRIAS, F. S. ; FIGUEIREDO, J.C.B. ; STREHLAU, V. I. . Empoderamento de consumidores marginalizados por meio do Capital Social: proposta de um modelo e perfis. Future Studies Research Journal – Future, v. 14, p. 1-1, 2022.  

 

GONCALVES, R. B. ; FIGUEIREDO, Júlio César Bastos de . Effects of perceived risks and benefits in the formation of the consumption privacy paradox: a study of the use of wearables in people practicing physical activities. Electronic Markets, p. 1-1, 2022.  

FIGUEIREDO, JÚLIO CÉSAR BASTOS; BARBOSA, RAUL AFONSO POMMER ; NERY DA SILVA, GABRIEL . The Impact of Socioeconomic and Demographic Factors on the Individual Use of E-Commerce in Brazil: Evidence of the Digital Divide. INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS INFORMATION SYSTEMS (PRINT), v. 1, p. 1, 2022.  

 

FIGUEIREDO, J.C.B.; CRESCITELLI, Edson . Simulação de sistema dinâmico de brand equity. Retail Management Review, v. 2, p. e43, 2022. 

ABEGAO NETO, FERNANDO LUIS ; FIGUEIREDO, JULIO CÉSAR BASTOS DE . Effects of age and income moderation on adoption of mobile payments in Brazil. Innovation & Management Review, v. 1, p. 1-1, 2022. 

 

NASCIMENTO, S. F. ; LIMA, M. C. . Colaboração e transferência de conhecimento entre os atores do ecossistema de inovação. Future Studies Research Journal – Future, v. 14, p. p. 01-27-27, 2022.

  

NASCIMENTO, SANDRO DE FREITAS ; LIMA, Manolita Correia ; GONDIM, IGOR JORDANO CASSEMIRO . Level of collaboration and knowledge transfer among actors of the innovation ecosystem: the proposition of an analytical model. INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATION, v. 10, p. 434-460, 2022.  

 

ROSSONI, R. L. C. ; LEITE, D. B. ; ANJOS, S. M. ; LIMA, M. C. ; VASCONCELLOS, S. L. . ?Conservar? ou ?Desconservar?? Os Dilemas da Carpello Alimentos. ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA (RAEP), v. 14, p. 148-172, 2022.  

 

GABRIEL, MARCELO L. D. S.; MORETTI, SÉRGIO LUIZ DO AMARAL . ‘Consumer innovativeness scale’: Adaptation and validation with undergraduate students. Journal of Technology Management & Innovation, v. 17, p. 3-10, 2022.  

 

BARAKAT, SIMONE R. ; BOAVENTURA, JOÃO MAURÍCIO G. ; GABRIEL, MARCELO L.D.S. . Organizational capabilities and value creation for stakeholders: evidence from publicly traded companies. MANAGEMENT DECISION, v. 60, p. 2311-2330, 2022.  

 

MARQUES, T.H.M. ; OGASAVARA, M. H. ; TUROLLA, F.A. . Surety Bond in Infrastructure in Brazil: Transaction Costs and Agency Theory Perspectives. RAC. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA (ONLINE), v. 26, p. e200401, 2022.  

 

NORONHA, M.E.S. ; CATTANI, Y.N. ; OGASAVARA, M. H. ; SILVA, R.S.V. . Rockin? globals: A internacionalização das bandas de rock and roll na perspectiva Born Global. Revista Alcance ? Eletrônica, v. 29, p. 86-104, 2022.  

 

PEREIRA, GUSTAVO MENONCIN DE CARVALHO ; Ogasavara, Mario Henrique . Internationalization of China?s medical device industry: a case study in Brazil. Rausp Management Journal, v. 57, p. 199-212, 2022.  

 

RODRIGUES, G. Z. ; DE VASCONCELLOS, SÍLVIO LUÍS ; NUNES, M. P. . Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização. INTERNEXT (SÃO PAULO), v. 17, p. 81-104, 2022.  

 

ROSA, CAROLINA ; VASCONCELLOS, SILVIO ; FALASTER, CHRISTIAN . The colors of entrepreneurship in Brazil:Effects of ethnicity on income, from a behavioral perspective. REGEPE, v. 11, p. 1-22, 2022.  

 

ROSSONI, R. L. C. ; LEITE, D. B. ; dos ANJOS, S. M. ; LIMA, M. C. ; DE VASCONCELLOS, SÍLVIO LUÍS . -Conservar- ou -Desconservar-? Os Dilemas da Carpello Alimentos. ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA (RAEP), v. 23, p. 1, 2022.  

 

GARRIDO, IVAN LAPUENTE ; DE VASCONCELLOS, SÍLVIO LUÍS ; MONTICELLI, JEFFERSON MARLON ; FACCIN, K. ; CARPENEDO, C. . The moderating role of polycentric institutions in the relationship between effectuation/causation logics and corporate entrepreneur’s decision¿making processes. GLOBAL STRATEGY JOURNAL, v. aop, p. 1-27. 

 

DELMANTO, A. ; STREHLAU, V. I. . A escolha dedestinos turisticos por deficientes visuais usuários de cão guia: motivações, facilitadores e inibidores da escolha. Revista brasileira de pesquisa em turismo, v. 16, p. 2359, 2022. 

 

SALOMAO, M. T. ; STREHLAU, V. I. ; SILVA, S. C. E. . Consumer dispopsitions: Meanings and non-meanings of outgroup favourability. International Business Review, v. 31, p. 101943, 2022. 

 

CUCATO, J. S. T. ; BIZARRIAS, F. S. ; STREHLAU, V. I. ; TAKAHASHI, C. K. ; GONÇALVES, R. B. . Compreendendo perfis de preferência por produtos sustentáveis: a influência condicional do ceticismo a partir do capital social. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 20, p. 9-28, 2022. 

 

CUCATO, J. S. T. ; BIZARRIAS, F. S. ; FIGUEIREDO, J. C. B. ; STREHLAU, V. I. . O EMPODERAMENTO DE CONSUMIDORES MARGINALIZADOS POR MEIO DO CAPITAL SOCIAL: PROPOSTA DE UM MODELO E PERFIS. Future Studies Research Journal – Future, v. 14, p. e0623, 2022. 

 

CUCATO, J. S. T. ; STREHLAU, V. I. ; BIZARRIAS, F. S. . Social Capital Scale: development and validation from the specific domain of consumer behavior and consumer profiles. TEORIA E PRATICA EM ADMINISTRACAO, v. 12, p. 1-14, 2022. 

 

CUCATO, JUSSARA DA S. T. ; BIZARRIAS, FLÁVIO S. ; STREHLAU, VIVIAN I. ; ROCHA, THELMA ; SILVA, DIRCEU . Xenocentrism, Ethnocentrism, and Global Culture Influence on Consumer Preference for Global and Local Brands. Journal Of International Consumer Marketing, v. 35, p. 1-16, 2022. 

 

NORONHA, MATHEUS SOARES ; BENTO, LUCAS FULANETE ; RUFINO, JOÃO PAULO FERREIRA ; Rocha, Thelma Valéria . PANORAMA DE PESQUISA SOBRE COMPETÊNCIAS DE STARTUPS. INTERNATIONAL JOURNAL OF PROFESSIONAL BUSINESS REVIEW, v. 7, p. e0293-27, 2022. 

 

Rocha, Thelma Valéria; BRETAS, VANESSA P. G. ; FONSECA, MÁRCIO ; PIZANI, CÁSSIA APARECIDA ; YOJO, ANGELA SATIKO . Crisis Management in the Brazilian Franchising Sector During the Covid-19 Pandemic. INTERNEXT (SÃO PAULO), v. 17, p. 225-242, 2022. 

 

BUTTNER, A. J. ; LINARDI, M. ; STREHLAU, S. . O Desafio Do Consumidor De Moda Feminina Plus Size No Brasil E Estados Unidos – Um Estudo Bibliométrico. REVISTA ADMINISTRAÇÃO EM DIÁLOGO – RAD, v. 24, p. 8-24, 2022.  

 

BUTTNER, A. J. ; STREHLAU, S. . Fashion consciousness: important role to plus-size women well-being. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 21, p. 837-887, 2022.  

RODRIGUES, FABIANO; RODRIGUES, Francisco Aparecido ; ROCHA RODRIGUES, THELMA VALÉRIA . Modelos de machine learning para predição do sucesso de startups. REVISTA DE GESTÃO E PROJETOS, v. 12, p. 28-55, 2021. 

 

LUIS HENRIQUE VASCONCELLOS ; GOBO JUNIOR, P. ; RODRIGUES, F. . Um Modelo de Maturidade da Indústria 4.0 Aplicado na Cadeia de Suprimentos no Setor Automotivo. Revista Gestão e Tecnologia, v. 21, p. 230-258, 2021. 

 

PENHA, R. ; SOLIVAN, W. ; SILVA, L. F. ; BIZARRIAS, FLAVIO S. ; KNIESS, C. T. . The Contribution of a Model to Estimate Activities in Software Projects Based on Lessons Learned. Future Studies Research Journal – Future, v. 13, p. 1-20, 2021.  

 

BIZARRIAS, FLAVIO S.; SILVA, J. V. ; ALVES, A. ; SILVA, E. A. C. ; SANTOS, G. C. M. . Marketing de projetos, e sua contribuição ao campo de estudos da gestão de projetos. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 24815-24828, 2021.  

 

SANTOS, G. M. ; FERREIRA, M. C. O. ; BIZARRIAS, FLAVIO S. ; CUCATO, J. S. T. ; SILVA, J. G. . O papel da educação financeira no endividamento: estudo de servidores de uma instituição pública de ensino do estado de São Paulo. Revista de Administração de Roraima – RARR, v. 10, p. 1-21, 2021. 

 

CUCATO, J. S. T. ; BIZARRIAS, F.S. ; STREHLAU, V. I. ; FERREIRA, M. C. O. . Necessidade de toque na intenção de compras online. Retail Management Review, v. 1, p. e3, 2021. 

 

CAVALETTI, S. ; BIZARRIAS, F.S. ; PENHA, R. ; SILVA, L. F. . The Role of Emotional Intelligence in Project Success, Mediated by the Management of Conflict, Communication and Trust. INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS, ECONOMICS AND MANAGEMENT, v. 8, p. 372-389, 2021.  

 

ARAUJO, VALDEMILSON DE ASSIS ALVES DE ; SCAFUTO, ISABEL CRISTINA ; SERRA, FERNANDO RIBEIRO ; VILS, LEONARDO ; BIZARRIAS, FLAVIO . The effects of internal stickiness on the success of projects. INTERNATIONAL JOURNAL OF MANAGING PROJECTS IN BUSINESS (PRINT), v. ahead-of-print, p. 1-17, 2021.  

 

CRUZ, S. C. ; FERREIRA, M. C. O. ; BIZARRIAS, F. S. ; CUCATO, J. S. T. ; SILVA, J. G. . GORDINHA SIM, MAS LINDA!UM ESTUDO SOBRE DECISÃO DE COMPRA DOS USUÁRIOS DEMODA PLUS SIZE. SODEBRÁS, v. 16, p. 11-24, 2021. 

 

ELIAS, T. C. C. ; MARTENS, C. D. P. ; BIZARRIAS, FLÁVIO S. . Potencializando o sucesso de projetos por meio do comportamento intraempreendedor. MUNDOPM (CURITIBA), v. 1, p. 42-49, 2021. 

 

BIAZZIN, C. ; PAIVA, E. L. ; FIGUEIREDO, Júlio César Bastos de . Operational capabilities dissemination for sustainable competitiveness: towards an integrated framework. INTERNATIONAL JOURNAL OF SERVICES AND OPERATIONS MANAGEMENT (PRINT), v. 38, p. 309, 2021. 

 

SAYON, M. ; ALMEIDA, L. F. ; PONCHIO, M. . It?s time for men to groom up!. The Journal of Consumer Marketing, v. 38, p. 147-158, 2021.  

CAMARGO, R. Z. ; Almeida, LF . Desvendando o universo do omnichannel no varejo. INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS MARKETING, v. 06, p. 100, 2021. 

 

LEAL, FERNANDA GEREMIAS ; PROLO, IVOR ; LIMA, Manolita Correia ; MORAES, MÁRIO CÉSAR BARRETO . Contribuições Não-Hegemônicas do Programa Escala Gestores y Administradores para a Internacionalização da Universidade. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 25, p. 1-20, 2021. 

 

VAZQUEZ, D. A. G. ; HOURNEAUX JUNIOR, F. ; GABRIEL, MARCELO L. D. S. ; VALDEZ-JUAREZ, L. E. . On Earth as it is in Heaven: Proxy Measurements to Assess the Sustainable Development Goals at the Company’s Level through CSR Indicators. Sustainability, v. 13, p. 1-20, 2021.   

 

MORETTI, S. L. A. ; GABRIEL, M. L. D. S. ; PRADO, R. A. D. P. ; FAGUNDES, A.F.A. . Comportamento dos consumidores durante a pandemia de COVID-19: análise de classes latentes sobre atitudes de enfrentamento e hábitos de compra. Estudios Gerenciales, v. 37, p. 303-317, 2021. 

 

CHANG, RACHEL XENIA ; Ogasavara, Mário Henrique . The impact of institutional distance and experiential knowledge on the internationalization speed of Japanese MNEs. Asian Business & Management, v. 20, p. 549-582, 2021. 

 

GRELLMANN, G. ; AMAL, M. ; DE VASCONCELLOS, SÍLVIO LUÍS . The effects of home country political risk and uncertainty on the financial performance of firms. European J. of International Management, v. 18, p. 231-266, 2021.  

 

EMER, J. ; DE VASCONCELLOS, SÍLVIO LUÍS . Criatividade, Timidez e Empregabilidade. Revista Alcance ? Eletrônica, v. 28, p. 355-373, 2021.  

 

MARTINS, ANANDA FERREIRA ; DE VASCONCELLOS, SÍLVIO LUÍS ; CALIXTO, CYNTIA VILASBOAS . Dilemas entre o real e o virtual na internacionalização: o caso Rilix. GV  casos – Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 11, p. c15-15, 2021.  

 

MACADA, A. C. G. ; FREITAS JUNIOR, J. C. S. ; BRINKHUES, R. A ; VASCONCELLOS, Sílvio Luís de . Life interrupted, but performance improved: Rethinking the influence of technology-mediated interruptions at work and personal life. INTERNATIONAL JOURNAL OF PROFESSIONAL BUSINESS REVIEW, v. 7, p. 1-32, 2021. 

 

LANFRANCHI, ANDREA GIOVANI ; STREHLAU, SUZANE ; BORINI, FELIPE MENDES ; MELO, PEDRO LUCAS DE RESENDE . Does origin matter? The impact of the institutional environment of the origin country on the internationalization of franchise chains. Multinational Business Review, v. 29, p. 96-115, 2021. 

 

BRETAS, V. P. ; ROCHA, T.V. ; GALHANONE, R. F. ; ROSSI, G. B. . Entry and Governance Modes in International Franchising: A case study. International Journal of Logistics Systems and Management, v. 38, p. 343-359, 2021. 

 

SILVA, SUSANA C. ; ROCHA, THELMA VALERIA ; DE CICCO, ROBERTA ; GALHANONE, RENATA FERNANDES ; MANZINI FERREIRA MATTOS, LUIZA TARI . Need for touch and haptic imagery: An investigation in online fashion shopping. JOURNAL OF RETAILING AND CONSUMER SERVICES, v. 59, p. 102378-102391, 2021. 

 

BRETAS, VANESSA P.G. ; ALON, ILAN ; Rocha, Thelma Valéria ; GALETTI, JEFFERSON R.B. . International governance mode choice: Evidence from Brazilian franchisors. Journal of International Management, v. 27, p. 100851, 2021. 

 

MORENO, LUCAS ; DEMO, GISELA ; Rocha, Thelma Valéria ; SCUSSEL, FERNANDA . Take a Ride on Credibility: The Role of Brand Personality in Users’ Loyalty to Virtual Brands in the Sharing Economy. INTERNEXT (SÃO PAULO), v. 16, p. 221-237, 2021. 

 

RODRIGUES, FABIANO ; RODRIGUES, FRANCISCO APARECIDO ; ROCHA RODRIGUES, THELMA VALÉRIA . Modelos de machine learning para predição do sucesso de startups. REVISTA DE GESTÃO E PROJETOS, v. 12, p. 28-55, 2021. 

 

CUCATO, J. S. T. ; BIZARRIAS, F. S. ; STREHLAU, V. I. ; FERREIRA, M. C. O. . Necessidade de toque na intenção de compras online. Retail Management Review, v. 1, p. 1-12, 2021. 

 

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.