Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Comunicação e Práticas dE Consumo

PPGCOM

Impacto Social

Em diálogo com as pesquisas realizadas pelos integrantes dos grupos de pesquisa, os projetos de inserção social têm colaborado para aprofundar e, ao mesmo tempo, ampliar a inserção social, econômica e cultural do conhecimento produzido pelo PPGCOM-ESPM, em seis projetos principais:

Memorial do Consumo

É um museu virtual que tem como objetivo a construção de um espaço de interface entre as pesquisas realizadas no âmbito do PPGCOM-ESPM e a sociedade mais ampla, de forma a tornar o conhecimento ali produzido acessível à comunidade externa. Trata-se de um acervo digital voltado ao mapeamento, exploração e análise de narrativas memorialísticas e afetivas sobre o consumo, com produção regular de conteúdo inédito.

Cátedra Maria Aparecida Baccega de Comunicação, Educação e Consumo

Foi criada em 2017 com o objetivo de dar visibilidade à necessidade da educação aos meios. Assim, desenvolve cursos para professores–formadores e multiplicadores das redes particular e estadual e divulga material educativo sobre o uso dos meios em mídia digital, com acesso livre, para a população em geral.

Cátedra Memória – Instituto Cultural ESPM

Tem como objetivo organizar e catalogar centenas de peças publicitárias, radiofônicas, televisivas, revistas, folhetos, entre outros materiais únicos de grande interesse para pesquisadores da comunicação e disponibilizá-los para o público externo.

Plataforma de Mídias de Imigrantes de São Paulo

Desenvolvido em parceria com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, que reúne um acervo de mídias produzidas e/ou dirigidas a migrantes internacionais de diferentes nacionalidades em São Paulo a partir do ano de 1990. O projeto contou com recursos do Edital de Ciências Humanas e Sociais do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Plataforma, cujo desenvolvimento se iniciou em 2015 e mantém ativa até o presente, conta com atualização permanente e está disponível para consulta pública.

Comitê de Direitos Humanos

Visa fomentar a atuação da ESPM na promoção dos direitos humanos e promover a divulgação das atividades desenvolvidas pela Instituição.

Migracine (Observatório e Cinema de Migrações Transnacionais)

Criado em 2020, o projeto tem o objetivo de possibilitar, ampliar e atualizar, de modo permanente, o acesso a dados de obras audiovisuais sobre migrações transnacionais, em diferentes formatos, linguagens e gêneros narrativos. O Migracine pode ser acessado abaixo e acompanhado no @observatoriomigracine.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.