Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Comunicação e Práticas dE Consumo

PPGCOM

BOLSAS DE ESTUDO

O PPGCOM conta com bolsas PROSUP CAPES (integrais e parciais), descritas a seguir:

  • Cotas CAPES PROSUP taxas (o aluno recebe o repasse da CAPES em sua conta e com esse valor efetua o pagamento do boleto da mensalidade à ESPM. O valor repassado pela CAPES é igual ao do boleto da mensalidade);

  • Cotas CAPES PROSUP integral (o aluno recebe em sua conta o valor de R$ 2.100,00, no caso dos mestrandos, e R$ 3.100,00, no caso dos doutorandos. Não há pagamento de mensalidade à ESPM nesses casos).

Além disso, dispomos de bolsas institucionais concedidas para professores e funcionários da ESPM. Podem ser solicitadas, ainda, bolsas FAPESP, após ingresso no curso, condicionada à avaliação do orientador.

As bolsas são alocadas de acordo com critério meritocrático pela Comissão de Bolsas. Todos os bolsistas, independentemente da modalidade de bolsa concedida, são avaliados anualmente quanto ao desempenho no desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos (disciplinas, grupo de pesquisa, orientação, participação em eventos da área e produção científica), bem como nas atividades realizadas com o Programa e Diretoria Nacional de Pós-Graduação e Educação Continuada. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido pelo bolsista na Avaliação Discente do PPGCOM-ESPM.

BOLSAS DE ESTUDO CAPES/PROSUP

Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, o Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por instituições particulares de Ensino Superior, por meio da concessão de bolsas de estudo e taxas escolares, nos níveis de mestrado e doutorado.

Para mais informações sobre o Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) da CAPES acesse o link abaixo:

BOLSAS DE ESTUDO CNPq/PIBPG

Bolsas de estudo/CAPES/PDSE

As bolsas de estudo CAPES/PDSE têm como objetivo apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas de doutorado sanduíche no exterior aos cursos de Doutorado reconhecidos pela CAPES. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

Para mais informações sobre o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES acesse o link abaixo:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.