Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Economia Criativa, Estratégia e Inovação

PPGECEI

Laboratórios do PPGECEI

Os professores do PPGECEI estão distribuídos em três Laboratórios de Pesquisa, cujas atividades resultam em produção bibliográfica e técnica. São eles:

  • Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território (LEC);
  • Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (Lembrar);
  • Laboratório de Informação, Inovação e Interação (Lab3i).

Estes laboratórios atuam como pontos de conexão do PPGECEI com outras áreas da ESPM – tendo entre seus membros: docentes e discentes do Mestrado e da Graduação, além de conectores com as indústrias criativas, por meio de parcerias institucionais ou projetos incubados, como são as parcerias, por exemplo, com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Rede Carioca de Rodas de Samba (RS), Museu do Amanhã, Rio de Encontros, Fundação de Arte de Niterói (FAN), Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Feira das Yabás, Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, Museu da Imagem e do Som (MIS), Rádio CBN e outras.

Os projetos desenvolvidos pelos laboratórios, sejam de pesquisa ou extensão, possuem preocupação com a aplicabilidade dos conhecimentos gerados, de modo a contribuir com a sociedade, o mercado e o poder público. Eles são aderentes às linhas de pesquisa do PPGECEI e refletem a sua estrutura curricular, de modo que a participação dos discentes é constante. Cumpre destacar que os laboratórios estão vinculados a grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.

Este laboratório se propõe a investigar as relações entre as atividades econômicas criativas e os territórios, de maneira a debater as novas perspectivas de desenvolvimento abertas pela mobilização produtiva da
cultura e da criatividade, analisar os impactos econômicos e sociais das atividades culturais e criativas a partir de estudos dos setores da economia criativa e discutir os desafios do empreendedorismo, da inovação e da gestão dos negócios culturais e criativos.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/495917

+Saiba Mais+

 

Este laboratório tem como objetivo gerar conhecimento para o setor criativo com ênfase na pesquisa relacionada à Informação, Inovação e Interação no campo da Comunicação e Design para contribuir para o desenvolvimento das habilidades profissionais necessárias para fortalecer as indústrias criativas e a contínua melhoria de profissionais indústrias criativas e seus produtos e serviços. Destaca-se o interesse dos integrantes do LAB3i pelos temas de marcas e experiências virtuais; análise do comportamento interativo dos nativos digitais; metodologias de ensino de Design e ferramentas no auxílio do ensino e aprendizagem de metodologias ativas; criatividade e colaboração audiovisual e design de animação.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/294864

+ Saiba mais +

 

Este laboratório caracteriza-se por ser interdisciplinar, reunindo membros das duas linhas do programa – Design de Experiência e Estratégias de Inovação e Gestão Estratégica de Setores Criativos -, com o objetivo de funcionar como um espaço de reflexão sobre memória e representação no âmbito da Economia Criativa. Nesta perspectiva, suas atividades buscam estimular a pesquisa destas temáticas e das práticas a elas associadas, contribuindo com a análise e o desenvolvimento de referencial teórico em torno das questões da memória e da representação.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/237684

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.