Bruno Johnson

Bruno Johnson

Bruno Johnson é Mestre em Design e Interação Humano-Computador (HCI) com especialização em design “more-than-human”, design fiction e design estratégico, explorando cenários para o futuro e suas implicações. Desde 2016, lidera equipes de produtos digitais, atuando como UX e designer de serviços para criar produtos que impactam positivamente a vida de milhões de pessoas, com experiências em plataformas como Revelo, Tera e PicPay. Reconhecido por sua expertise em prototipagem rápida, facilitação de workshops e co-design, Bruno ajuda empresas a desenvolver estratégias que integram tecnologia, design, negócios e impacto social positivo. Seu lema é claro: se não for sustentável, é obsoleto.

 

Atualmente, é Head de Design na Compass, onde lidera a área de Venture Building da companhia. Atua também como mentor em estratégia de design de produtos em organizações como Google for Startups e Le Wagon. Na ESPM, é responsável pela disciplina de Prototipação. Ao longo de sua carreira, colaborou com empresas como PicPay, Porto Seguro, Santander Esfera, Comgás, SulAmérica e Volkswagen, contribuindo como consultor de design e produtos, facilitador e estrategista em design e inovação.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.