Bruno Portela de Lima Fernandes

Professor Bruno Portela de Lima Fernandes

É professor, orientador, consultor e palestrante nas áreas de Estratégia, Comunicação, Marketing e Empreendedorismo. Bruno é publicitário, mestre em Administração e Especialista em Marketing.  Atua em programas de MBA, pós-graduação, customizados, abertos e cursos livres, além de ser orientador técnico e palestrante. Já atuou em empresas como Unilever, Souza Cruz, Localiza, AMBEV, Palácio das Artes, BH Shopping, entre outras. Possui experiência de mais de 20 anos nas áreas de comunicação, estratégia e marketing como consultor e executivo.

É autor de diversos artigos e coautor do livro “É só Marketing?”, pela Editora Saraiva. Atua com planejamento, branding, comportamento do consumidor, marketing digital, marketing de serviços, marketing de relacionamento e design thinking. É também professor da Fundação Dom Cabral e da Skema Business School

Lattes

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.