Evandro Luiz Lopes

Evandro Luiz Lopes

Foi executivo da área de operações em grandes empresas varejistas como Wal*Mart Brasil, Makro Atacadista e C&C Casa & Construção. É Livre-Docente em Marketing pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-doutor em Administração (Marketing) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Doutorado em Administração (Marketing) pela Universidade Nove de Julho (2010) e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2007). Professor Titular na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing atuando no PPGA – Programa de Pós-graduação em Administração e no MPCC – Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor, também é o Editor-Chefe da Retail Management Review. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, pelo qual também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ 1D/CNPq), além de atuar como parecerista para renomados periódicos acadêmicos. Seus interesses de pesquisa estão concentrados no processo de decisão de compras e na avaliação de marcas no contexto do comportamento do consumidor.

 

Projeto de Pesquisa

O comportamento do consumidor no contexto da transformação digital no varejo

O objetivo central deste projeto é identificar e compreender os fatores que influenciam o comportamento do consumidor (desde a prospecção de oportunidades, avaliação de alternativas, escolha, consumo e descarte) de produtos e serviços no novo contexto vivenciado pelas organizações varejistas, dada a transformação digital das operações. Fundamentalmente constituído por estudos descritivos, quantitativos e causais, e sob as lentes das teorias mercadológicas, o projeto busca avanço no conhecimento acerca dos novos paradigmas de consumo, sobretudo no ambiente de varejo contemplando também as estratégias omnichannel dos operadores.

Linkedin

https://www.linkedin.com/in/evandro-luiz-lopes-9b25b51/

Lattes

http://lattes.cnpq.br/0631574435962669

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.