Kledir Salgado

Professor Kledir Salgado

Kledir Salgado, é doutorando do Programa de Design da FAU-USP, da linha de processos e linguagens, e investiga os processos e procedimentos de criação e o trabalho em design de moda. Formado em Design de Moda pela Universidade Técnica de Lisboa, Bacharel em Têxtil e Moda pela USP. É Mestre em Têxtil e Moda pela USP, com sua dissertação intitulada: “O luxo e a Alta Costura: uma análise semiótica”.

Estagiou na casa de moda Storytailors em Lisboa, acompanhando projetos de moda e figurino. Durante a graduação foi contemplado com uma bolsa de iniciação científica pesquisando a construção e iconografia da beleza negra na Revista VOGUE Brasil.

Atualmente é professor universitário, designer,  pesquisador  de moda e figurinista .

Profissionalmente, leciona aula de Moulage na  Escola Técnica Carlos de Campos  e na na Pós graduação do IPOG na disciplina de Design de Luxo.  É consultor criativo e de diversidade de várias marcas de moda da cidade de São Paulo, além de trabalhar como figurinista e styling. Foi jurado do grupo especial do Carnaval de São Paulo no quesito fantasia de 2013 a 2016 e atualmente julga o mesmo quesito em outros carnavais do país.

Docente do Centro Universitário Senac na graduação e pós Graduação de  Design de Moda, onde leciona projetos ligados a desenvolvimento de produto de moda, figurino, styling de moda e diversidade.

Apaixonado por processos criativos, acredita que a moda é seu voo mais alto.

Lattes

https://lattes.cnpq.br/

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.