Marcia Perencin Tondato

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Docente titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM-SP. Coordenadora Nacional do Programa de Iniciação Científica da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Integra o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da ESPM. Editora da Revista Comunicação, Mídia e Consumo (2021-2023). Fez parte do OBITEL de 2006 a 2018. Tem estágio de pós-doutoramento na Universidade de Brasília (2015). Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004), Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Graduada em Publicidade (1992) pela UMESP.

 

Linha de Pesquisa em que atua: Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo. Líder do Grupo De Pesquisa CNPq – Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais (CiCO). Principais interesses de estudo: comunicação e consumo, processos de construção de identidade, processos de recepção e atribuição de sentidos, ficção seriada.

 

Algumas de suas publicações: Identidade e Consumo: interfaces com a comunicação na sociedade midiatizada (org.) CRV, 2020. A telenovela nas relações de Comunicação e Consumo – diálogos Brasil e Portugal (org.), Paco Editorial, 2013; Artigos em periódicos e coletâneas acadêmicas: Lumina; Comunicação e Inovação; Líbero; Comunicação e Informação; ALAIC; Comunicação e Educação; Rumores, entre outras.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/9242834336115520

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.