Marcos Bedendo

Professor Marcos Bedendo

Marcos Bedendo é Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP); Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV) e Graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM.

 

Executivo de marketing e branding por mais de 10 anos de empresas como Unilever, Whirlpool, Bauducco e Parmalat, tendo grande experiência no mercado de marketing e branding. É Fundador e Consultor da BrandWagon (consultoria de pesquisa, marketing e branding que presta serviços para empresas como Santander, Itaú BBA, Merck Sharp & Dome, ABS Global, Delta Air Lines e outras.

 

É Colunista da Exame e colabora com outras publicações especializadas, como Meio e Mensagem, Propmark, Valor Econômico, entre outros.

 

Autor do livro “Branding: como fazer na prática” (2019 e 2024 – Saraiva) e coautor do livro “Marketing H2H: a jornada para o marketing human to human”, com Philip Kotler, Waldemar Pfoertsch e Uwe Sponholz (2024 – Benvirá). Atualmente, é Professor da ESPM, com atuação na Graduação, Pós-Graduação, MBA e ESPM Dynamic.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/6359300437556862

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.