Cristina Proença

Cristina Proença

Professora, coordenadora de cursos de especialização e consultora na área de Marketing e Varejo com experiência de mais de 20 anos nestes mercados. Doutora em Administração de Empresas pela FEA-USP e Mestre e Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-SP. Vivência internacional em Barcelona (2012 a 2020), com especialização no mercado do luxo. Realizou treinamentos e palestras para empresas como Puig, Hotel Majestic, Pepe Jeans, Tous e Associação de Luxo Espanhola. Coordenadora e professora da especialização em moda e luxo da Toulouse Business School campus BCN.


Foi professora de marketing da FGV nos programas de graduação e pós-graduação. Trabalhou junto ao Centro de Excelência em Varejo, onde ministrou cursos para empresas, foi responsável pela curadoria da Feira da Associação Paulista de Supermercados – APAS e participou de missão internacional para a Feira da NRF em Nova Iorque.


Professora do PROVAR-FIA por quase 10 anos, onde ministrou inúmeros cursos e treinamentos para empresas.


Prestou consultoria ou treinamento nas áreas de Marketing, Varejo e Franchising para empresas dos mais diversos setores.

Lattes

Faço parte do HUB de Luxo

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.