Mariana Porto Loducca Kok

Professora Mariana Kok

Idealizadora do instituto de pesquisa Coletivo Tsuru, Mariana é psicóloga formada pela PUC/SP. Sempre gostou de entender o comportamento das pessoas mas não quis fazer isto através de um divã. Mariana então se especializou em planejamento estratégico (Bootcamp/ Miami ad School – ESPM), administração de empresas (FGV – CEAG) e ciências aplicadas ao consumo (ESPM). Começou sua carreira em uma multinacional na área de Recursos Humanos, mas após 7 anos, viu que gostaria de experimentar algo diferente. Mariana então migrou para planejamento de marcas, branding e comunicação, indo trabalhar na consultoria CO.R Estratégias de Inovação, onde ficou por 8 anos, sendo que nos últimos 3 como sócia e diretora geral de planejamento.  Desde 2015, lidera o Coletivo Tsuru com sua sócia. É professora de Pesquisa no MBA de Marketing da ESPM e em 2021, ajudou a fundar a ONG Recontar.

Lattes

Meus cursos na ESPM

Apareci nessas matérias do Blog ESPM

No momento não apareci em nenhuma matéria do blog

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.