Carolina Bustos Raffainer

Professora Carolina Bustos

Doutora na área de Design com ênfase em Design e Tecnologia pela UFRGS.
Possui mestrado na área de Engenharia de Produção com ênfase em ergonomia pela UFRGS, graduação em Interior Designer – The Art Institute Of Dallas (1998) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil (2001).
Atualmente é professora adjunta e diretora do curso de Design com Habilitação em Comunicação Visual e Moda com ênfase em marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Também é professora do curso de pós-graduação em arquitetura de Interiores e da pós-graduação em Ergonomia com ênfase na analise Ergonomica do Trabalho da Faculdade de Arquitetura do Centro Universitário Uniritter.

Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: design universal, deficiência visual, percepção, cores, texturas, ergonomia, cognição, pessoas portadoras de deficiência e inclusão social.
Trabalha há mais de quinze anos na área de Design.
Trabalhou na empresa LOONEY & ASSOCIATES, Dallas, EUA na área de Institucional Design.
É Sócia Fundadora da empresa DFE Ergonomia de Produtos, Processos e Ambientes e Vice-Presidente da ApDesign (Associação dos Profissionais de Design do Rio Grande do Sul), na gestão 2007 a 2010.
É também componente do Board de Avaliação de Publicações da BOOKMAN. Em 2016 assumiu a Direção de Relações Acadêmicas da apDesign e é membro acadêmico da Athens Institute for Education and Research. Professora convidada pela UP (Universidade de Palermo – BUA – Argentina) para ministrar aula para o Doutorado de Design.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/8700764221676046

Apareci nessas matérias do Blog ESPM

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.